Dicas Úteis

8 maneiras de economizar em Roma

Da para economizar em Roma? Sim! Roma é considerada uma cidade um pouco cara na Europa. Mas como em todos os lugares, existem opções para todos os bolsos. Mas listei aqui algumas dicas que irão te ajudar no seu dia a dia e também como economizar com museus se estiver por aqui em dias específicos do mês. Vamos lá?

1. Divida a comida

Em alguns restaurantes a refeição tem 4 pratos tanto para o almoço como para o jantar – Leia mais sobre quatro pratos e 4 bebidas aqui. Os restaurantes que oferecem “pacotes” com vários pratos incluídos chamam esse pacote de menu turistico. Você pode pedir um menu e dividir com seu amigo.

É também possível dividir a pizza, já que por aqui os italianos comem uma pizza por pessoa. Mas nesse caso eu pediria uma inteira! heheh

ATENÇÃO: Alguns restaurantes, principalmente os mais concorridos, não permitem que as pizzas e os pratos sejam divididos.

2. Aperitivo

Buffet de aperitivo

Na maioria dos lugares que servem aperitivo, você pede uma bebida e pode se servir no buffet o quanto quiser – Leia mais sobre Aperitivo aqui. Lembrem-se que as bebidas extras serão cobradas normalmente!

3. Aproveite os dias de museu grátis

Una foto pubblicata da 🇮🇹 Em Roma 🇮🇹 (@em_roma) in data:

Uma vez  por mês alguns museus são grátis.

Os museus públicos são grátis todo primeiro domingo do mês, assim como outras atrações como Coliseu, Palatino e Fórum Romano, Termas de Caracalla, Galeria de Arte Moderna, e muitos outros que você pode conferir nessa lista.

Veja esses posts onde eu dou algumas dicas de como enfrentar essas filas: Coliseu, Palatino, Fórum RomanoMuseu do Vaticano

O Museu do Vaticano é grátis no último domingo do mês. As filas nesse dia são muito longas. Portanto chegue por volta das 8 horas da manhã. Pegue o início da fila e você terá oportunidade de entrar no museu ainda vazio. Uma hora depois das abertura o museu começa a ficar bem cheio.

 

4. Caminhe muito

Você não irá precisar pegar táxi ou transporte público para visitar os pontos turísticos de Roma. As atrações turísticas ficam muito perto uma da outra. Fora que andar para ir de um lugar para o outro será surpreendente! Você irá descobrir uma lojinha peculiar, um café, uma praça, uma construção, uma sorveteria, um restaurante, uma fonte…

5. Faça o free walking tour

O Free walking tour é uma maneira barata e divertida de explorar a cidade. Algumas pessoas podem pensar que não vale a pena por ser “free”, mas é um passeio interessante que dá uma breve explicação sobre vários pontos da cidade. No final do passeio você contribui com a quantidade que quiser ao guia. Não é fantástico?

6. Não compre água

Há fontes de água potável espalhadas por toda a cidade, então leve apenas uma garrafinha e encha pelas fontes com água fresquinha e deliciosa! Tem jeito melhor de economizar?

7. Compre um café para ir ao banheiro

ahaha, por essa você não esperava, né? A água é de graça, mas o banheiro público não. Na verdade em Roma é muito difícil achar banheiros públicos. Nas estações de ônibus e trem normalmente se paga para usar o banheiro. Então, porque não aproveitar esse momento para tomar um cafezinho e pedir para usar o banheiro da cafeteria?

8. Tome café de pé


Falando em café… Tome o café de pé no balcão como os italianos se quiser economizar. Normalmente, há uma taxa pelo serviço de mesa e pode acabar encarecendo o seu café em 2 ou 3 vezes. Não se esqueçam dessa dica!

 

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Tem alguma dica para acrescentar? Deixe nos comentários!

Salve no seu Pinterest para não esquecer

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com.

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário