O que ver em Roma?

Appia Antica

Que Roma é um lugar perfeito para viajar, isso é fato!

Não tem como negar. São incríveis os passeios e as atrações que os visitantes podem curtir. Um desses é descobrir a antiga Roma através de uma de suas ruínas e estradas mais antigas e conhecidas: a Appia Antiga. À medida que o visitante vai caminhando em meio às representações monumentais e túmulos tem-se a sensação de estar mergulhando na atmosfera de épocas passadas desse lugar.

Passear pela estrada da Appia Antica lhe traz um enorme prazer. É uma mistura de natureza com ruínas de todos os tipos de uma forma espetacular. Durante o trajeto, você poderá descansar e até fazer um lanche!

Conheça agora um pouco mais sobre a história da Appia Antica.

Appia Antica – Uma das principais estradas da antiga Roma

A Via Appia Antica, teve início de sua construção em 312 a.C. e seu nome deve-se a Ápio Cláudio Cego que empreendeu diversas obras na cidade. A estrada foi chamada pelos antigos romanos de “Rainha Viarium” ou “Rainha das Estradas”. Com aproximadamente 180km de extensão o caminho se estendia de Roma a Cápua, uma comune italiana da região de Campania. O lugar apresenta grandes pedras, alisadas pela passagem de veículos e pelo tempo, e caminhos estreitos bem planos e retilíneos.

Conhecida por sua grande extensão, que cada vez mais ia sendo ampliada, a Appia Antica chegou a atingir 600 km para passar por Benevento, Taranto até Brindisi (264 a.C), que ficam no “salto” da península italiana. Dos dois lados da estrada foram surgindo templos, casas residenciais, e mausoléus de beleza surpreendente. O rústico das áreas rurais combinados com essas construções faz do lugar um espaço envolvente.

Parte das estradas de Roma são protegidas como patrimônio nacional ou mundial. Elas formavam vias de comunicação vitais para o Império Romano. Após a Segunda Guerra Mundial foram construídas algumas casas, chamadas de “villas”, e nessa época era considerado “chique” habitar em Appia Antica. Porém, no início dos anos 70 foi proibida qualquer edificação no percurso dessa via.

O famoso ditado popular

Certamente você já ouviu o ditado – “quem tem boca vai a Roma” ou “todos os caminhos vão dar em Roma”. Essa expressão faz referência à capital italiana devido os romanos terem edificado por toda a Europa, estradas ligando Roma às cidades mais remotas, isso 300 anos antes de Cristo. Não é fantástico?

Via Appia – Cenário de acontecimentos de grande interesse para os cristãos

Na Idade Média, a Via Appia Antiga era uma das estradas mais movimentadas para peregrinos que iam à “Cidade Eterna” para rezarem junto ao túmulo de São Pedro. A aproximadamente 1 km das catacumbas (cemitérios subterrâneos que serviam como locais para sepultar os primeiros adeptos do cristianismo) existe uma igreja chamada Igreja Quo Vadis que comemora a tradição desses peregrinos.

Segundo relato de algumas pessoas, os cristãos de Roma solicitaram que Pedro fugisse para outro lugar devido às constantes perseguições. Ele então, partiu para outra cidade numa madrugada de dia de verão. Depois que passou pela porta Appia, o cristão viu Jesus Cristo vindo ao seu encontro. Pedro perguntou para onde o Senhor ia [“onde vais?”, (“Quo Vadis?”)], e o mesmo disse que iria para Roma ser crucificado.

O apóstolo perguntou se isso iria acontecer outra vez, e recebeu como resposta – sim. Após Jesus ter desaparecido, Pedro compreendeu tudo. Já prestes a amanhecer ele retornou para Roma. Depois de certo tempo o mesmo foi martirizado. Alguns dizem que ficaram fixadas as pegadas de Pedro no local onde ele teve a visão com o ser celestial. E até hoje, estão expostas essas marcas na Basílica por cima das Catacumbas de São Sebastião.

É… Realmente a Appia Antica tem muita história para contar!

Dica!

A Via Appia Antica, todos os domingos e feriados, fica fechada para o trânsito.

Como visitar

Por fim, essa é a história da Appia Antica. Faça sua viagem para esse incrível lugar que lhe oferece a oportunidade de apreciar ruínas, monumentos e deslumbrar da habilidade dos romanos para construir estradas. A cada passo você se transporta ao passado. Aproveite!

Então, qual foi sua sensação ao conhecer um pouco sobre a história da Appia Antica? Comente!

Um forte abraço.

Boa viagem!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário