Dicas Úteis Você em roma

Attraversiamo – O que essa palavra te faz lembrar?

Attraversiamo… quando alguém fala essa palavra, me lembro imediatamente dessa cena do filme Comer, Rezar e Amar…

Mas aqui vou falar de uma coisa que não tem nada a ver com o filme hehehe…

Pode ser que seja eu a pamonha da história mas O simples ato de atravessar a rua na Itália é uma toda uma experiência.

O semáforo

O semáforo de pedestres tem 3 cores ao invés de só verde e vermelho como na maioria dos lugares.

Fica verde por pouco tempo e fica um tempão no amarelo. Como não estamos acostumados com o amarelo, bate aquela dúvida: não sabe se fica ou se vai. Se você é uma pessoa aventureira atravessa correndo, porque “acho que pode atravessar, mas vai que não…” Ou você simplesmente fica lá esperando no amarelo e vê todo mundo atravessando e quando você resolve ir aparece um carro.

Leia a experiência de Suelen com o trânsito nesse post aqui!

Outro detalhe: se for um cruzamento e ficar verde para o pedestre, vai ficar verde para todo mundo e isso inclui os carros. Então quando você puder finalmente atravessar provavelmente vai vir um monte de carros na sua direção. “tá verde! mas tem um monte de carro! é verde aquilo mesmo? posso passar? será que aqui o pedestre atravessa em outra cor? essas pessoas não respeitam o trânsito não? e se eu sair correndo? tenho que esperar? mas tá verde!” nesse pequeno momento de pânico já ficou amarelo e você não sabe outra vez se vai ou se fica.

No final das contas: todo mundo atravessa no verde e no amarelo e os carros esperam os pedestres passarem.

Sem semáforo

Várias ruas tem faixa de pedestres mesmo que não tenham semáforo. Isso quer dizer que você pode atravessar na faixa tranquilamente que os carros tem de parar – teoricamente. É como atravessar no verde ou no amarelo. Mas aparentemente o conceito de parar aqui é outro: eles só não vão te atropelar (ufa!). Pode ser que eles parem, pode ser que eles diminuam bastante e dá tempo de todo mundo passar, pode ser que eles eles diminuam um pouco e só desviem do pedestre, ou pode ser que eles nem diminuam… Não vão te atropelar claro, mas às vezes os carros ou motos passam bem perto.

Sem semáforo e sem faixa de pedestre

Bem… as pessoas atravessam mesmo assim e aparentemente tudo bem. Funciona mais ou menos igual as duas opções anteriores haha. Só tomar um cuidado extra, afinal os carros não estão preparados para parar.

Conclusão

Às vezes pode ser meio asustador atravessar a rua na Itália porque parece que ninguém vai parar, mas vai dar tudo certo.

Na via das dúvidas segue o fluxo!

Se você se acostumar a atravessar a rua em modo “free style” não se esqueça de desacostumar quando for para outro lugar, principalmente quando voltar para o Brasil pois pode ser bem perigoso!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Depois de estudar no norte da Itália, está passando um tempo pela capital. Aprende todos os dias que o que tinha aprendido sobre a Itália não era o que pensava ser. Gosta de andar sem rumo, andar com rumo, assistir a vida mundana, arte, sorvete, café e chá.

Deixe um comentário