O que ver em Roma? Rezar

Basílica Santa Maria do Povo

A Basílica de Santa Maria do Povo (Santa Maria del Popolo) é uma das igrejas renascentistas mais antigas de Roma. Essa igreja é praticamente um museu cheia de obras de Bernini, Rafaello e Caravaggio entre outros artistas.

Um pouco da história

Basílica Santa Maria do Povo em Roma

A igreja de Santa Maria del Popolo que fica hoje na Piazza del Popolo bem ao lado da Porta Flaminia tem uma história muito mais antiga que a praça em si.

Há algumas histórias acerca da construção dessa igreja. Uma diz que a igreja foi construída a pedido do Papa Pasquale em 1099 para celebrar a libertação do Santo Sepulcro das cruzadas (a Piazza del Popolo foi construída somente no século 16). Uma outra história diz que a construção da igreja foi pedido da Virgem Maria que apareceu em um sonho do Papa e pediu que fosse construída uma capela. Há também a lenda que o fantasma do Imperador Nero que foi morto ali estava assombrando a área, então para acabar com esse problema uma igreja foi construída no lugar de uma árvore de castanha que atraía corvos de aparência demoníaca.

Basílica Santa Maria do Povo em Roma

Ao longo da história, a igreja passou por uma série de reconstruções e por volta de 1500 foi ocupada pelos mais célebres artistas que deixaram ali um exemplo da renascença, começando com intervenções de Bramante e Rafael.

A igreja também abriga túmulos de figuras ilustres da história de Roma como Maria Eleonora Boncompagni Ludovisi, Giovanni Battista Gislen, Agostino Chigi e a princesa Maria Flaminia Odescalchi Chigi.

Basílica Santa Maria do Povo em Roma

órgão da igreja

Algumas obras de arte

A Basílica de Santa Maria do Povo possui 12 capelas cada uma desenvolvida por um artista diferente e com suas próprias características. Duas delas merecem destaque especial:

Capela Chigi

Basílica Santa Maria do Povo em Roma

Basílica Santa Maria do Povo em Roma

Basílica Santa Maria do Povo em Roma

Foi projetada por Rafael Sanzio para Agostino Chigi entre 1513 e 1514 e restaurada por Bernini um século depois. Suas esculturas se tornaram mais conhecidas depois do filme Anjos e Demônios.

Capela Cerasi

Basílica Santa Maria do Povo em Roma

Basílica Santa Maria do Povo em Roma

A capela tem duas obras de Caravaggio: A Crucificação de São Pedro e Conversão de São Paulo.

Horário

  • Segunda à quinta das 10h30 às 12h30 / 16h às 18h30
  • Sexta e sábado das 10h30 às 18h30
  • Domingos e festivos das 16h30 às 18h30

Onde

Perto para ver

Fonte: Santa Maria del Popolo, Sacred destinations

Você conhecia essa igreja? Veja onde encontrar mais obras de Caravaggio grátis em Roma aqui. Tem mais alguma sugestão? Compartilhe nos comentários!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Depois de estudar no norte da Itália, está passando um tempo pela capital. Aprende todos os dias que o que tinha aprendido sobre a Itália não era o que pensava ser. Gosta de andar sem rumo, andar com rumo, assistir a vida mundana, arte, sorvete, café e chá.

Deixe um comentário