Café Comer Dicas Úteis

Curiosidades sobre o café da manhã italiano

Nós brasileiros, adoramos um café da manhã farto, com frutas, bolos, pães, frios, sucos etc… Será que o café da manhã na Itália é igual? Eis aqui algumas curiosidades!

Como é o café da manhã na Itália?

Café da manhã
Para os italianos o café da manhã deve ser simples: apenas um café e algo doce.
Muito básico, certo? Mas se for um cappuccino bem feito e um cornetto crocante, o simples torna-se surpreendente.

O café e suas variações

Alguns tomam um caffè (se você pedir um café, o barista vai fazer um espresso), alguns um caffè lungo (a xícara vem um pouco mais cheia do que o espresso), outros um caffè macchiato (traduzindo ao pé da letra: café manchado – é café com uma gotinha de leite) entre outras variedades.

O meu preferido é o caffè lungo!

O cappuccino italiano é uma arte em si. É feito com café espresso, um pouco de leite quente e espuma de leite. É muito clássico!

Una foto pubblicata da 🇮🇹 Em Roma 🇮🇹 (@em_roma) in data:

O cornetto e suas variações

O cornetto, também uma especialidade da culinária italiana, é tão clássico quanto o café.

É uma massa bem parecida a de um croissant, mas é um pouco diferente. E o recheio é a melhor parte: Nutella pura e abundante que vai saindo para os lados com cada mordida… Tenha habilidade para saborear tudo sem se sujar… Tem também outras opções de  recheios de mel ou geleia.

Caso não queira comer algo tão doce logo cedo a versão sem recheio também é delicioso! Tem também integral, vegano, com creme de nozes, etc… O meu preferido é o cornetto integrale.

Existem variações ao cornetto que também são clássicos por aqui. Esse na foto acima por exemplo é um fagottino al cioccolato que tem a massa muito parecida com o croissant e tem gotinhas de chocolate deliciosas! Tem o ventaglio  (traduzindo ao pé da letra significa leque) que é uma massa folhada com açúcar e tem uma forma muito parecida com o leque.

Para alguns de vocês isso pode não parecer suficiente para o café da manhã, mas lembre-se que, para a hora do almoço em Roma, você pode comer as melhores massas do universo. É melhor começar o dia comendo um pouco menos e deixar espaço para o melhor. Eu posso afirmar: para mim cappuccino e um cornetto é suficiente!

Que tipo de café é o seu preferido? Ficou alguma dúvida ou tem alguma curiosidade? Deixe seu comentário abaixo!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

4 comentários

    • Não é? Para brasileiros, é um pouco difícil se adaptar ao café da manhã doce logo de cara! Pelo jeito você se adaptou rapidinho!! ahah 😀 Eu demorei para me adaptar, mas hoje não vivo sem! 😉

  • Vou em Dezembro para Roma, estou louca de curiosidade.. Ja adorei o café da manhã tradicional deles.. Estou contando as horas!!!

Deixe um comentário