O que ver em Roma? Você em roma

Campo dei Fiori – A única praça sem igreja de Roma

Campo dei Fiori ou Campo de’ Fiori (Campo das Flores) é uma praça muito charmosa entre Trastevere e da Piazza Navona. Esta é a única praça sem igreja de Roma.

Um pouco da história

A praça tem origens na Antiguidade, quando na verdade era considerada um dos pontos mais brutos da cidade e era utilizada para abrigar as carroças usadas nas corridas que aconteciam no Circo Massimo.

Durante a Idade Média, o lugar era simplesmente um campo com flores abandonado – daí o nome. Outra lenda conta que o nome tem origem em homenagem à Flora, esposa de Pompeu.

No fim do século 15 foi foi construída uma rua que levava ao Vaticano, a Via del Pellegrino (via do peregrino) tem esse nome até hoje por ser o principal caminho que levava os peregrinos até o Vaticano.

No início de 1500 essa região começa a receber sistema de drenagem e serviços básicos. Desde então, a praça começa a ser um ponto de encontro para discussões e anúncios públicos.

Por muito tempo, foi lugar de execução pública. A execução mais conhecida é do filósofo Giordano Bruno, que hoje em dia tem uma estátua de bronze em sua homenagem no centro da praça. Ele foi queimado pela inquisição romana pela filosofia que contrariava as crenças da igreja.

Fonte: Pro Loco Roma

De dia em Campo dei Fiori

Compras e Lugares para comer nos arredores de Campo de Fiori

Mercado de Campo dei Fiori

Durante o dia, desde 1869 a praça recebe um mercado pelas manhãs que você pode ver nesse post.

Via dei Giubonari

Nessa rua que liga o ghetto ebraico e a praça Campo de Fiori existem principalmente lojas de roupas, sapatos e entre elas alguns cafés, sorveterias e restaurantes

Via del Pellegrino e Via del Cappellari

Nessas duas vielas existem várias lojinhas de roupas, artigos de couro, ou ainda lojinhas que parecem que pararam no tempo, com artesãos de encadernamento, bijouterias, instrumentos musicais, restauradores…

Principalmente em Via del Pellegrino existem ótimos restaurantes, bares e cafés para você se deliciar!

O ideal é para passear tranquilamente e se perder entre as ruelas e olhar vitrines!

De noite em Campo de Fiori

Campo dei Fiori - A única praça sem igreja de Roma - EmRoma.com

À noite essa praça fica cheia de turistas e locais, principalmente em dias de calor. Existem muitos restaurantes, pubs e sorveterias  na praça e as mesas do lado de fora são super concorridas. Os restaurantes da Via del Pellegrino também são concorridos na hora do jantar. Após o jantar, a praça começa a ficar agitada com o movimento dos pubs e das pessoas que caminham entre Trastevere e Piazza Navona.

Os artistas de rua estão sempre por ali para fazer você parar e esquecer do mundo em volta pelo menos por um pouquinho 🙂

Onde?

Perto para ver

Perto para comer

  • Forno Campo de’ Fiori
  • Dar Filletaro

Fonte: Pro Loco Roma

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Depois de estudar no norte da Itália, está passando um tempo pela capital. Aprende todos os dias que o que tinha aprendido sobre a Itália não era o que pensava ser. Gosta de andar sem rumo, andar com rumo, assistir a vida mundana, arte, sorvete, café e chá.

Deixe um comentário