O que ver em Roma?

Gianicolo: um canhão é disparado todos os dias em Roma

Qualquer passeio por Roma é imperdível inclusive pelas colinas. Por falar em colina, você já ouviu dizer sobre o canhão do Gianicolo? Então, siga com a leitura e veja quão interessante é esse assunto. Confira!

A colina Gianicolo

Gianicolo

Foto: Gustavo Fiorentino (Instagram: @gustavofiorentino)

A colina de Gianicolo é considerada a oitava colina de Roma. Está localizada entre o bairro Trastevere e se estende até a Basílica de San Pietro. Ela possui 88 metros de altura e do topo, tanto de dia quanto de noite, você pode contemplar uma excelente vista da cidade. É um dos cenários mais espetaculares da capital italiana. O monte também é o lar de diversos monumentos famosos como é o caso da estátua equestre de Anita Garibaldi.

Anita Garibaldi foi esposa do revolucionário Giusseppe Garibaldi. Uma mulher que adentrou para a história devido à sua bravura e por ter morrido pela união da Itália. Ela teve muita garra, já que naquela época as mulheres deveriam ser obedientes e se mostravam acanhadas.

O casal Garibaldi participou da Guerra dos Farrapos e lutou pela independência do Estado do Rio Grande do Sul no Brasil. Também lutaram pela unificação do estado italiano. Eles estão homenageados no Gianicolo com a via de nome Garibaldi, com mausoléu, monumentos e o túmulo da Anita.


Clique aqui para ver sugestões de onde ficar em Trastevere ou aqui para alugar um apartamento direto comigo 🙂

Ao longo do passeio por Gianicolo você verá também belas alamedas e o panorama de Roma e suas cúpulas. Os telhados emaranhados ao ocre e ao verde são admiráveis. Nas passagens pelos jardins com os bustos dos bersaglieri defensores da república, só há encantamentos!

É meio dia em Roma – bummmm!

O que é isso? Provavelmente você não saiba, mas na cidade de Roma, diariamente ao meio dia, uma bala de canhão é disparada por três soldados italianos. É possível que centenas de pessoas escutem o tiro estando dentro de suas próprias casas.

Alguns dizem que esse ato do tiro de canhão de Gianicolo foi introduzido em 1847 pelo Papa Pio IX como aviso para que todas as igrejas de Roma toquem seus sinos ao mesmo tempo.

O canhão de Gianicolo ficava localizado no Castel Sant’Angelo, depois foi para Monte Mario e desde 1904 se encontra na colina do Gianicolo. 

Agora pense você lá do topo da colina presenciando um tiro de canhão

Canhao Gianicolo

Foto: Gustavo Fiorentino (Instagram: @gustavofiorentino)

É interessante que antes de você chegar ao canhão de Gianicolo, dê uma parada para visitar o Museu da República Romana e da História Garibaldina. A entrada é gratuita por ser um dos oito Museus Cívicos de Roma. Assim, você poderá ter mais conhecimentos através de material multimídia, artístico e histórico sobre os lugares das batalhas da capital italiana e quem eram seus protagonistas, sendo que o principal de todos foi Giuseppe Garibaldi e seus soldados.

A entrada é gratuita por ser um dos oito Museus Cívicos de Roma. Assim, você poderá ter mais conhecimentos através de material multimídia, artístico e histórico sobre os lugares das batalhas da capital italiana e quem eram seus protagonistas, sendo que o principal de todos foi Giuseppe Garibaldi e seus soldados.

Museu Garibaldi

Caso você vá viajar para Roma e leve crianças, saiba que elas adoram ouvir o barulho do tiro de canhão de Gianicolo que também é uma homenagem à estátua de Garibaldi. Vale lembrar que esses disparos são secos, ou seja, não tem alvo específico que prejudique alguma vida.

Então, que tal você presenciar o tiro de canhão de Gianicolo? São muitos fatos interessantes que acontecem em Roma. Vale à pena passear por lá.


Um forte abraço.

Boa viagem!

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário