Amar O que ver em Roma? Rezar Você em roma

Obras de Caravaggio grátis na Igreja de São Luís dos Franceses

A igreja de São Luís dos Franceses (San Luigi dei Francesi), pertinho da Piazza Navona, é uma parada obrigatória para os que apreciam arte. Além de ser uma linda igreja, também é possível ver, quase grátis , nada mais, nada menos do que algumas pinturas de Caravaggio. 

Igreja São Luís dos Franceses

Obras de Caravaggio Gratis - Igreja de São Luis dos Franceses

A igreja São Luís dos Franceces é uma das igrejas nacionais da França na Itália. Ela foi construída por Domenico Fontana e projetada por Giacomo della Porta de 1518 a 1589. A igreja é dedicada à Virgem Maria, São Dionísio o Areopagita e a São Luís IX, rei da França. A sua construção se finalizou graças ao apoio de Caterina dei Medici.

Apesar da igreja ser um pouco escura quando não tem a luz natural que entra pelas pequenas janelas, é bastante impressionante quando os olhos se acostumam e você começar a visualizar os detalhes.

Detalhes - Igreja de São Luis dos Franceses

As pinturas de Caravaggio

A pedido do cardeal Mathieu Cointrel (que leva o mesmo nome do santo), essas pinturas foram as primeiras obras públicas de Michelangelo Merisi da Caravaggio que até então só tinha feito retratos para clientes privados.Obras de Caravaggio Gratis - Igreja de São Luis dos Franceses

Situada ao lado esquerdo do altar, na Capella Contarelli, as pinturas de Caravaggio representam a vida de São Mateus: O Martírio de São Mateus, A Vocação de São Mateus e A Inspiração de São Mateus. Muitos dizem que as pinturas além de tudo são muito irreverentes, por exemplo nesta pintura do meio onde o anjo parece enumerar o que o santo deve escrever.

Para mim, foi curioso ver que obras tão conhecidas por fotos não podem ser vistas no seu melhor ângulo pois ficam na lateral da capela. Como é um espaço pequeno, se o lugar estiver cheio, uns se espremem para a direita para poder ver a pintura da esquerda e outros se espremem à esquerda para ver a pintura da direita. Com paciência você pode conseguir um espaço no meio para admirar as três obras ao mesmo tempo.

Obras de Caravaggio grátis… ou quase!

A entrada na igreja é totalmente gratuita, mas para ver as pinturas de Cavavaggio alguém deve colocar moedas em uma maquininha para fazer acender algumas luzes que as iluminam por alguns minutos. É por isso que é quase grátis. Na verdade, nos horários de pico essa luz estará praticamente o tempo todo acesa.

Outras obras de arte

Obras de Caravaggio Gratis - Igreja de São Luis dos Franceses

É possível ver também outras obras de arte que homenageiam figuras francesas importantes e santos como estátuas de Carlos Magno, São Luís (que dá nome à igreja), Clotilde da Borgonha e Joana de Valois (ou Santa Joana de França), e afrescos como homenageando São Luís, São Dionísio e Clóvis I.

Na segunda capela à direta há afrescos de Domenico Zampieri com Histórias de Santa Cecília, e no altar uma cópia de Guido Reni de Santa Cecília do pintor Rafael.

Dicas

Apesar de estar em uma igreja, é preciso ficar atento com os seus pertences. Eu acho que deve ser difícil acontecer alguma coisa, mas em todo caso há uma placa te lembrando… afinal essas obras parecem nos hipnotizar….  viramos um prato cheio para batedores de carteira.

Vá cedo, você terá que depositar uma moedinha de 1 euro para acender as luzes para ver as obras de Caravaggio, mas poderá admirar tranquilamente essas lindíssimas pinturas!!!

Procure aqui sua hospedagem pertinho da Igreja São Luis dos Franceses

Obras de Caravaggio Gratis - Igreja de São Luis dos Franceses

San Luigi dei Francesi

Horários

Manhã
De segunda à sexta-feira: das 9h30 às 12h45
Sábado: 9h30 às 12h15
Domingo:11h30 às 12h45

Tarde
Todos os dias das 14h30 àa 18h30 (exceto quinta-feira)

Onde?

Piazza di S. Luigi dei Francesi

Pertinho para ver:

Pertinho para comer:

Quer ver mais obras de arte grátis? Veja o esse post o tour de Caravaggio em Roma

Fontes: Magazine Roma, Chiesa di San Luigi dei Francesi, Saint Louis Rome

Gostou? Quais outras igrejas com obras de arte que você conhece? Compartilhe nos comentários!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Depois de estudar no norte da Itália, está passando um tempo pela capital. Aprende todos os dias que o que tinha aprendido sobre a Itália não era o que pensava ser. Gosta de andar sem rumo, andar com rumo, assistir a vida mundana, arte, sorvete, café e chá.

Deixe um comentário