O que ver em Roma?

Castelo de Santo Angelo

O Castelo de Santo Angelo ao contrário do que parece, não tem nada a ver com nenhum santo chamado Angelo. Se chama Castel Sant’Angelo em italiano, e angelo em italiano significa anjo. A tradução literal seria “Castelo do Santo Anjo”, e o nome portanto faz referência a esse anjo. Conheça um pouco sobre o castelo e descubra o porquê:

Um pouco da história

O Castelo de Santo Ângelo, foi construído entre 128 e 1396 d.C., às ordens do imperador Adriano que queria fazer um mausoleu para a sua família (por isso também é chamado de Mausoleu de Adriano). Ele foi construído com objetivos religiosos e tinha uma estrutura bem diferente de como o castelo é hoje, revestido com mármore e com o interior todo decorado. Depois, passou a ser um centro de batalha, invasões e lutas pelo poder da cidade e logo foi transformado em fortaleza e integrado ao Muro Aureliano.

Em 1367, com o Papa Urbano V, o castelo virou a residência dos papas em momentos de perigo. No final de 1700 e durante em todo Ressurgimento (período da unificação nacional da Itália) teve a função de prisão até que se transformou em museu em 1925.

O nome

Anjo Miguel no topo do Castelo

O nome atual tem origem em 590 d.C. quando Roma enfrentava uma epidemia de peste que estava acabando com a população. Durante uma procissão organizada pelo Papa Gregorio Magno para pedir ajuda divina, o Arcanjo Miguel apareceu em cima do castelo com uma grande espada ensanguentada anunciando o fim da peste, que milagrosamente terminou.

Quer fazer uma visita guiada em português no Castelo Sant’Angelo? Clique aqui

Uma escultura de madeira foi colocada em sua homenagem, mas foi mudada diversas vezes ao longo da história. Uma delas foi a estátua de mármore com as asas bronze de Raffaello da Montelupo que é ainda possível ver no pátio do castelo. A estátua que se encontra hoje no topo do castelo é de 1753, feita inteiramente de bronze por Peter Von Verschaffelt

Escultura do anjo de Raffaelo da Montelupo

 

O museu

O castelo, hoje transformado em museu, tem 7 andares e conta a sua história. Então, é possível ver um pouco de cada uma dessas fases pelas quais passou: a fortaleza com os canhões e catapultas, sala com armas, a residência papal, a sala da biblioteca, a sala secreta onde eram guardados os tesouros do Vaticano… enfim, um monte de lugares para explorar!

detalhe das catapultas e munições

 

Não fique tão empolgado haha BAR é onde serve café!

Mas um cafezinho com essa vista… nada mal, hein?

O terraço… ai ai, sem comentários! Vista para toda a cidade! Se você tiver sorte e for um dia que o dia está limpo então… Ou se puder, visite no horário do pôr do sol! Sensacional *.*

Monumento Vittoriano ali no canto esquerdo

Ponte Sant’Angelo

Vaticano bem pertinho!

Castelo de Santo Angelo

Horário

Todos os dias das 9h às 19h30
A bilheteria fecha às 18h30

Ingresso

€ 10,00 (pode sofrer variações, dependendo da mostra)
Primeiro domingo do mês é grátis

Onde

Lungotevere Castello, 50

 

Perto para ver

Perto para comer

Fontes: Sito Ufficiale

Você já visitou o Castelo de Santo Ângelo? Planeja visitar? Me conte nos comentários!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Depois de estudar no norte da Itália, está passando um tempo pela capital. Aprende todos os dias que o que tinha aprendido sobre a Itália não era o que pensava ser. Gosta de andar sem rumo, andar com rumo, assistir a vida mundana, arte, sorvete, café e chá.

2 comentários

Deixe um comentário