Castelo de Santo Angelo

O Castelo de Santo Angelo ao contrário do que parece, não tem nada a ver com nenhum santo chamado Angelo. Se chama Castel Sant’Angelo em italiano, e angelo em italiano significa anjo. A tradução literal seria “Castelo do Santo Anjo”, e o nome portanto faz referência a esse anjo. Conheça um pouco sobre o castelo e descubra o porquê:

Um pouco da história

O Castelo de Santo Ângelo, foi construído entre 128 e 1396 d.C., às ordens do imperador Adriano que queria fazer um mausoléu para a sua família (por isso também é chamado de Mausoleu de Adriano). Ele foi construído com objetivos religiosos e tinha uma estrutura bem diferente de como o castelo é hoje, revestido com mármore e com o interior todo decorado. Depois, passou a ser um centro de batalha, invasões e lutas pelo poder da cidade e logo foi transformado em fortaleza e integrado ao Muro Aureliano.

Em 1367, com o Papa Urbano V, o castelo virou a residência dos papas em momentos de perigo. No final de 1700 e durante em todo Ressurgimento (período da unificação nacional da Itália) teve a função de prisão até que se transformou em museu em 1925.

Planejando sua viagem para Roma? Aqui tenho dicas, promoções e muito mais!

O nome

Anjo Miguel no topo do Castelo

O nome atual tem origem em 590 d.C. quando Roma enfrentava uma epidemia de peste que estava acabando com a população. Durante uma procissão organizada pelo Papa Gregorio Magno para pedir ajuda divina, o Arcanjo Miguel apareceu em cima do castelo com uma grande espada ensanguentada anunciando o fim da peste, que milagrosamente terminou.

Compre os Ingressos do Castelo Santo Angelo aqui

Uma escultura de madeira foi colocada em sua homenagem, mas foi mudada diversas vezes ao longo da história. Uma delas foi a estátua de mármore com as asas bronze de Raffaello da Montelupo que é ainda possível ver no pátio do castelo. A estátua que se encontra hoje no topo do castelo é de 1753, feita inteiramente de bronze por Peter Von Verschaffelt

Escultura do anjo de Raffaelo da Montelupo

O museu

O castelo, hoje transformado em museu, tem 7 andares e conta a sua história. Então, é possível ver um pouco de cada uma dessas fases pelas quais passou: a fortaleza com os canhões e catapultas, sala com armas, a residência papal, a sala da biblioteca, a sala secreta onde eram guardados os tesouros do Vaticano… enfim, um monte de lugares para explorar!

detalhe das catapultas e munições

Não fique tão empolgado haha BAR é onde serve café!


Mas um cafezinho com essa vista… nada mal, hein?

O terraço… ai ai, sem comentários! Vista para toda a cidade! Se você tiver sorte e for um dia que o dia está limpo então… Ou se puder, visite no horário do pôr do sol (veja aqui meus lugares preferidos para ver o por do sol)! Sensacional *.*

Ponte Sant’Angelo

Vaticano bem pertinho!

Guia

Recomendo vivamente contratar uma guia privativa em língua portuguesa para seus passeios (custa menos do que você imagina!).

Horário de Abertura

Todos os dias das 9h às 19h30
A bilheteria fecha às 18h30

Ingressos

Os preços podem sofrer variações, dependendo da mostra.

Primeiro domingo do mês é grátis (veja outros museus grátis aqui)

Onde fica

Lungotevere Castello, 50

Pertinho pra ver:

Pertinho pra comer:

Em breve!

Pertinho pra ficar:

Veja minha experiência no Hotel de Russie clicando aqui

Outros posts que podem te interessar:

Você já visitou o Castelo de Santo Ângelo? Planeja visitar? Me conte nos comentários!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!

2 comentários

Deixe um comentário