Coluna Trajana – Sua história e curiosidades

Quem já veio à Roma com certeza notou a Colonna Traianaou seja, a Coluna Trajana. Quem ainda não visitou Roma, com certeza não deixará de notar essa gigantesca coluna e seus detalhes que impressionam pela perfeição.

Cada vez que passo por ali é impossível não perder ao menos alguns segundos olhando para ela! E olha que passo ali muitas vezes por semana! Bateu curiosidade? Então aqui vai um resuminho da história que achei mais interessante para te contar.

Coluna Trajana - EmRoma.com 2

A Coluna Trajana (Colonna Traiana), erguida há 17 séculos atrás, é considerada a mais magnífica coluna e a mais conservada do mundo!

Ela foi erguida entre 110 – 113 d.C em homenagem ao Imperador Trajano e retrata as vitórias de Trajano em Dacia (agora Romênia).

Ela tem, incluindo sua base, tem aproximadamente 40 metros de altura.

A coluna Trajana consiste em várias peças de mármore branco (de 18 a 32 peças – dados colhidos de fontes diferentes), a maior pesando até 77 toneladas.

Detalhes em relevo

Coluna Trajana - EmRoma.com 3

Uma faixa de relevos lindamente esculpidos rodeia a coluna e possui mais de 180 metros de comprimento.
Há mais 2500 figuras esculpidas que retratam 150 cenas das várias fases da guerra Dacian de Trajano, realizadas entre 101-102 e 105-106 AD.

A largura das faixas varia de 60 cm na parte inferior e chega a 120 cm na parte superior, de modo que as figuras esculpidas parecem ter uma altura igual quando visto a partir do solo.

Os relevos retratam os soldados que se preparam para a guerra e termina com os Dacianos sendo expulsos de sua terra natal.
Os relevos não foram sempre brancos: originalmente eram parcialmente dourados e, como muitos monumentos e edifícios romanos antigos, com cores vivas.

Estátua no topo da Coluna Trajana

Coluna Trajana - EmRoma.com 4

Inicialmente, uma estátua de uma águia encabeçava a coluna, mas foi substituída por uma estátua de Trajano com seis metros de altura após a sua morte.

Suas cinzas e mais tarde as de sua esposa Plotina foram colocadas na base da coluna sendo assim considerada também um maosoléo.

Em 1587, a estátua foi substituída novamente, desta vez por uma estátua de São Pedro.

Lenda

A lenda diz que a coluna foi salva da demolição graças ao papa Gregório Magno (590-604). Ele ficou tão emocionado com um relevo que descrevia Trajano ajudando a mãe de um soldado morto, que implorou a Deus para salvar a alma pagã de Trajano do inferno. Deus então disse ao papa que a alma de Trajano havia sido salva.

Coluna Trajana - EmRoma.com 1
A lenda também afirma que a língua de Trajano ainda estava intacta quando suas cinzas foram escavadas. A língua falou sobre o seu resgate do inferno. A área ao redor da coluna foi então declarada sagrada, salvando assim a coluna da demolição.

Gostaram da história e curiosidades sobre essa linda coluna? Comente abaixo!

Mini guia para te ajudar a se localizar, a comer e se hospedar na região:

O que tem ali pertinho?

  • Altar da Patria – 60 metros (1 minuto a pé)
  • Mercados de Trajano – 190 metros (2 minutos a pé)
  • Via del Corso – Rua das compras – 210 metros (3 minutos a pé)
  • Palazzo Venezia – 260 metros (4 minutos a pé)
  • Basilica di Santa Maria in Aracoeli – 400 metros (6 minutos a pé)
  • Forum Romano – 450 metros (6 minutos a pé)
  • Campidoglio – 450 metros (7 minutos a pé)
  • Igreja de Santo Inacio di Loyola – 650 metros (8 minutos a pé)
  • Teatro Marcelo – 600 metros (8 minutos a pé)
  • Coliseu – 800 metros (10 minutos a pé)
  • Fontana di Trevi – 750 metros (10 minutos a pé)
  • Pantheon – 850 metros (11 minutos a pé)
  • Boca da verdade – 1 km (13 minutos a pé)

Onde se hospedar ali pertinho?

Recomendo esses hotéis: Infinity hotel, Rome Glam Hotel e Rome Glam Hotel

 

Fontes: http://www.romanoimpero.com/2016/10/colonna-traiana.html; http://www.tesoridiroma.net/monumenti_roma/colonna_traiana.html; http://www.studiarapido.it/la-colonna-traiana-storia-foto-immagini/

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

Deixe um comentário