Coluna Trajana – Sua história e curiosidades

Quem já veio à Roma com certeza notou a Colonna Traianaou seja, a Coluna Trajana. Quem ainda não visitou Roma, com certeza não deixará de notar essa gigantesca coluna e seus detalhes que impressionam pela perfeição.

Cada vez que passo por ali é impossível não perder ao menos alguns segundos olhando para ela! E olha que passo ali muitas vezes por semana! Bateu curiosidade? Então aqui vai um resuminho da história que achei mais interessante para te contar.

Coluna Trajana - EmRoma.com 2

A Coluna Trajana (Colonna Traiana), erguida há 17 séculos atrás, é considerada a mais magnífica coluna e a mais conservada do mundo!

Ela foi erguida entre 110 – 113 d.C e inaugurada no dia 12 de maio dd 113 d.C em homenagem ao Imperador Trajano e retrata as vitórias de Trajano em Dacia (agora Romênia).

Ela tem, incluindo sua base, tem aproximadamente 40 metros de altura.

A coluna Trajana consiste em várias peças de mármore branco (de 18 a 32 peças – dados colhidos de fontes diferentes), a maior pesando até 77 toneladas.

Detalhes em relevo

Coluna Trajana - EmRoma.com 3

Uma faixa de relevos lindamente esculpidos rodeia a coluna e possui mais de 180 metros de comprimento.
Há mais 2500 figuras esculpidas que retratam 150 cenas das várias fases da guerra Dacian de Trajano, realizadas entre 101-102 e 105-106 AD.

A largura das faixas varia de 60 cm na parte inferior e chega a 120 cm na parte superior, de modo que as figuras esculpidas parecem ter uma altura igual quando visto a partir do solo.

Os relevos retratam os soldados que se preparam para a guerra e termina com os Dacianos sendo expulsos de sua terra natal.
Oe relevos eram originalmente em parte dourados e, como muitos monumentos e edifícios romanos antigos, com cores vivas.

Estátua no topo da Coluna Trajana

Coluna Trajana - EmRoma.com 4

Inicialmente, uma estátua de uma águia encabeçava a coluna, mas foi substituída por uma estátua de Trajano com seis metros de altura após a sua morte.

Suas cinzas e mais tarde as de sua esposa Plotina foram colocadas na base da coluna sendo assim considerada também um maosoléo.

Em 1587, a estátua foi substituída novamente, desta vez por uma estátua de São Pedro.

Lenda

A lenda diz que a coluna foi salva da demolição graças ao papa Gregório Magno (590-604). Ele ficou tão emocionado com um relevo que descrevia Trajano ajudando a mãe de um soldado morto, que implorou a Deus para salvar a alma pagã de Trajano do inferno. Deus então disse ao papa que a alma de Trajano havia sido salva.

Coluna Trajana - EmRoma.com 1

A lenda também afirma que a língua de Trajano ainda estava intacta quando suas cinzas foram escavadas. A língua falou sobre o seu resgate do inferno. A área ao redor da coluna foi então declarada sagrada, salvando assim a coluna da demolição.

Guia

Recomendo vivamente contratar uma guia privativa em língua portuguesa para seus passeios (custa menos do que você imagina!).

Horário de Abertura

A Coluna Trajana pode ser vista a qualquer horário.

Ingressos

Gratuito

Onde fica

Pertinho pra ver:

Pertinho pra comer:

Em breve!

Pertinho pra ficar:

Recomendo esses hotéis: Infinity hotel, Rome Glam Hotel e Rome Glam Hotel

Outros posts que podem te interessar:

Gostaram da história e das curiosidades sobre essa linda coluna? Comente abaixo!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!

Deixe um comentário