No dia de São José é dia de comer: Bignè di San Giuseppe e Zeppole di San Giuseppe

Finalmente chegou o dia de São José!!! Dia de comer o Bignè di San Giuseppe e as Zeppole di San Giuseppe!

Na Italia e em muitos países da Europa existem muitas comidas sazonais, ou seja, somente durante um periodo do ano ou durante uma data especifica.

Bignè di San Giuseppe, Zeppole di San Giuseppe

Os doces de São José (San Giuseppe) são feitos somente na semana do dia 19 de março, dia de São José. Nessa data também é comemorado o dia dos pais na Italia.

Depois de vários anos morando aqui, eu ainda não tinha experimentado os famosos bignè di San Giuseppe e a Zeppola di San Giuseppe. Escolhi a manhã do dia desse santo para experimentar o bignè e, no mesmo dia, depois do almoço para experimentar a zeppola. Que evento especial para mim :)! – Isso aconteceu no ano de 2017!!

Para quem me acompanha no snapchat em_roma sabe que sou um pouco descontrolada com doces… foi ótima idéia deixar para o último dia! Já vou contar…

O bignè di San Giuseppe

O doce é frito e é recheado com um creme a base de ovo. Descrevendo assim parece um doce pesado, gorduroso, mas não é nada disso! Vou tentar descrever:

Ele é tão levinho que não parece frito (apesar de existir a versão assada, vários italianos me garantiram que a frita é muito melhor). O creme é geladinho, docinho na medida certa e super leve! Agrada o paladar até de quem não é fã desse tipo de creme como eu!  Assim que você morde, o bignè di San Giuseppe se desfaz na boca… ai ai ai… já está dando água na boca de novo…

Mas atenção: Tudo depende da qualidade dos ingredientes e de quem faz esses doces, como tudo relacionado à comida…

A Zeppola di San Giuseppe

A Zeppola di San Giuseppe é feita da mesma maneira, com o mesmo recheio só que tem forma de rosquinha. Em cima dele tem mais creme, um pouco de licor de amarena e fruta.

Eis aqui esse doce divino… Somente comendo para saber!!! Ainda bem que hoje é o último dia se não eu comeria todos os dias…

Origem do Bignè e da Zeppola

Existem duas teorias sobre a origem do bignè di San Giuseppe. A primeira se refere à história da Sagrada Família, segundo a qual São José começou a vender frituras para sustentar Maria e Jesus durante a fuga para o Egito. Parece que em Nápoles, por devoção ao santo, se desenvolveu a tradição dos vendedores de zeppole de rua. Até alguns anos atrás, nos becos da cidade, era possível encontrar esses artesãos que exibiam publicamente sua arte em barracas na frente de suas lojas, onde vendiam zeppole fresquinhas.

SUGESTÃO DE HOTÉIS

Hotéis perto do pantheon (clique aqui)

Hotéis perto da Fontana di Trevi (clique aqui)

Hotéis em Trastevere (clique aqui)

Hotéis perto do Vaticano (clique aqui)

A segunda lenda nos levaria a Roma, durante as celebrações das Liberalia, festas organizadas pelos romanos em honra às divindades dispensadoras de vinho e grãos. Durante essas festas, que ocorriam em 17 de março, para homenagear Baco e Sileno, seu preceptor e companheiro de folia, bebia-se rios de vinho e ambrosia acompanhados de frituras de trigo perfumadas, fritas em gordura quente. Com a chegada do Imperador Teodósio II, que proibiu qualquer culto pagão, as Liberalia também cessaram. No entanto, é provável que, ao longo do tempo, elas tenham sido assimiladas pelo catolicismo, que fixou a festa de São José dois dias depois, que em 1968 se tornou o dia dedicado ao Dia do Pai. As zeppole que hoje levam o nome do santo não seriam nada mais do que descendentes das antigas frituras romanas.

Se diz também que a receita nasceu em Napoli e que a primeira receita está no Trattato di Cucina Teorico-Pratico do famoso cozinheiro Ippolito Cavalcanti em 1837. Essa receita usa somente farinha, agua, um pouco de licor, marsala ou vinho branco, sal, açúcar e oleo para fritar. De qualquer maneira alguns dizem que essa receita já existia desde 1400.

Independente da origem, se você estiver por aqui nesse período, não deixe de experimentar!

Outros posts que podem te interessar:

Você já comeu o bignè ou a zeppola di San Giuseppe? O que você achou?

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!

2 comentários

  • Bignè é tipo um doce DIVINO!
    Ficará para sempre guardado em meu coração, pois o sabor é maravilhoso, e super leve!
    Com um cafezinho, então, perfeito!!!

Deixe um comentário