Ferragosto, feriado nacional na Itália

Dia 15 de agosto é Ferragosto, feriado nacional na Itália. Mas por quê?

Um pouco da história

 

O termo Ferragosto vem do latim Feriae Augusti , que significa “férias de Augusto”. O imperador, que dá origem ao nome do mês de agosto, institucionalizou a festa que já existia nos séculos anteriores. As férias de Augusto era um período de repouso do trabalho do campo para comemorar o final da colheita. Ao final da colheita, os trabalhadores do campo cumprimentavam os donos das terras pela safra, e com isso recebiam algo em troca.

Em todo o império haviam festas, jogos, corridas de cavalo e de outros animais de tração que eram usados no campo.

Antigamente, essa festa era celebrada dia 1 de agosto. Mas os dias de festa duravam muito mais, até chegar a um mês de celebração.

No século VII essa festa foi associada a igreja católica, celebrando a Assunção de Maria, dia 15 de agosto. A assunção, reconhecida só em 1950, estabelece que Maria foi aceita no céu de corpo e alma depois de sua vida na terra.

Como é Roma durante Ferragosto?

A cidade fica muito mais vazia. Passar a semana desse feriado fora de sua própria cidade é tradição para os italianos. Normalmente eles vão para a praia, lagos ou montanhas, para fugir do calor do verão. Se você estiver na Itália neste período, pode reparar que a cidades grandes, longe do mar, estarão muito mais vazias.

Esse hábito nasceu na época do fascismo, com o trem popular de Ferragosto. No período entre 13 e 15 de agosto, esse trem tinha as tarifas especiais para os bilhetes que levavam à cidade ou outros pontos turísticos. O objetivo era que as classes menos privilegiadas tivessem oportunidade de conhecer outros lugares do país. Até hoje é possível encontrar descontos nessa época do ano.

O que fazer no feriado de Ferragosto em Roma?

Como outros feriados nacionais na Itália, muitos serviços fecham (correios, bancos e até o transporte público diminui). Além disso, Ferragosto é no meio de agosto, o mês de férias. O que quer dizer que você vai ver muito chiuso per ferie (“fechado para as férias”) em várias lojas, restaurantes e bares durante o mês de Agosto. Eles costumam fechar de uma semana a um mês.

Se você quer ir contra a maré vir para Roma durante o Ferragosto, você irá encontrar diversas coisas para fazer, principalmente se você gosta de programa cultural. Ao contrário dos outros feriados, as atrações culturais como museus e monumentos, ficam abertos – exceto se Ferragosto cai na segunda-feira quando os museus costumam estar fechados.

Há procissões dedicada à Virgem Maria e as igrejas tem celebrações especiais para a festa a Assunção.

 

Ferragosto no cinema

Um filme que se passa em ferragosto é o clássico Il Sorpasso (1962) de Dino Risi. O filme começa com um passeio de carro em Roma. A cidade está vazia e todas as lojas estão fechadas, quase impossível de se imaginar!

 

Outro filme ambientado em ferragosto de Roma é Pranzo di ferragosto (2008) de Gianni Di Gregorio. O filme retrata um almoço entre amigos mais velhos, que foram deixados em casa enquanto enquanto a família passa o dia fora.

 

Você já esteve durante o Ferragosto na Itália? Como foi? Está pensando em vir, e vai cair justamente em Ferragosto? Conte nos comentários!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

 

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

Deixe um comentário