O que ver em Roma?

Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi impressiona pela beleza! Quando você está se aproximando do monumento já pode ouvir o barulho das águas que correm na fonte. Esse foi o segundo monumento que eu visitei quando vim à Roma pela primeira vez!

Um pouco da história

Foto: Gustavo Fiorentino (Instagram: @gustavofiorentino)

Foto: Gustavo Fiorentino (Instagram: @gustavofiorentino)

Em 1453, o papa Nicolau V decidiu renovar os canais principais do aqueduto Acqua Virgo para levar água fresca a Roma. Assim, Acqua Virgo foi substituído pelo atual Acqua Vergine. Depois desse evento, durante muito tempo, a fonte não passou por nenhuma reforma dramática; até que, em 1629, o papa Urbano VIII convocou Bernini para reprojetá-la. O projeto foi deixado de lado com a morte do papa, mas Bernini ainda é considerado o principal arquiteto da fonte atual; é possível notar vários detalhes de seu desenho, e foi ele o responsável pela mudança de local da fonte, levando-a para a frente do Palácio do Quirinal.

A fonte retrata uma carruagem em forma de concha, puxada por cavalos marinhos e guiada por Tritões, uma cena de um oceano mitológico. Uma boa parte desse design foi criada pelo arquiteto Nicola Salvi em 1732. Ele foi selecionado após um concurso de desenhos para a fonte proposto pelo papa Clemente XII. Porém, Salvi morreu em 1751, antes que seu projeto fosse concluído. Ele acabou sendo substituído por Giuseppe Pannini, que finalmente concluiu a fonte em 1762.

Lenda

A lenda diz que, no ano de 19 a.C., alguns soldados romanos estavam sedentos e sem água para beber. Uma jovem garota, então, teve piedade deles e os levou até uma fonte de água pura, que ficava a 13 quilômetros da cidade. O imperador Augustus, ao saber disso, criou um aqueduto de 22 km levando a água da fonte até a cidade, e nomeou a obra como Acqua Virgo, ou seja, Águas Virgens, em homenagem à jovem da lenda.

Uma fonte então foi construída sobre o ponto em que o aqueduto terminava: em uma intersecção de três ruas. Devido ao formato de trevo desta intersecção, a fonte recebeu o nome de Fontana di Trevi.

Inspiração para o Cinema

Fontana di Trevi é tão inspiradora que se tornou palco de uma série de cenas de cinema. A mais famosa delas é o banho de Anita Ekberg e Marcello Mastroianni na fonte, no filme La Dolce Vita, de Federico Fellini.

Restauração

Trevi

Fontana durante a restauração

A Fontana di Trevi foi restaurada recentemente. A obra, financiada pela Maison Fendi e com um gasto de aproximadamente 3 milhões e 18 mil euros, ficou fechada para restauro de junho de 2014 a novembro de 2015.

Infelizmente, quem passou por Roma nesse período não pode admirar a beleza desse monumento. Mas agora, a fonte está linda e pronta para ser apreciada.

Em 2016, a Fendi usou a fonte como pano de fundo no desfile de comemoração dos 90 anos da marca.

Jogue uma moeda

Foto: Gustavo Fiorentino (Instagram: @gustavofiorentino)

Diz a lenda que fazendo isso, você garante o sua volta aqui na Cidade Eterna. Fui logo correndo para jogar a minha moedinha lá. E, coincidência ou não, voltei para Roma mais uma vez antes de vir morar definitivamente na Itália!

Bom, se você tiver o mesmo desejo, anota aí como você deve completar esse ritual: de costas para a Fonte, jogue a moeda com força e não olhe para trás até que ela tenha caído na água. Depois, é só programar a sua volta!

Curiosidades

  • Todas as moedinhas jogadas por milhares de turistas que passam por ali todos os dias totalizam aproximadamente 2 mil euros por dia! Isso soma um mais de 700 mil euros por ano que é doada para a Cáritas, para ajudar quem precisa.
  • Todo o barulho vem de 300 mil litros de água que gira nessa gigante fonte!

Dica

Visite a fonte de dia e de noite!
De dia você vai se apertar entre as pessoas para tirar uma foto ou para jogar a sua moeda. Já de noite, a Fontana não fica tão cheia e a iluminação deixa a Fontana realmente encantadora! Merece mesmo ser admirada por alguns minutos, enquanto você toma um gelato. Se você gosta de tirar boas fotos, vá bem cedinho, enquanto não tem tantos turistas e enquanto as lojas não estão abertas ou de madrugada. Você não vai se arrepender!

Ingresso e Horário

Gratuito e pode ser visitado a qualquer hora do dia.

Como chegar?

A Fontana di Trevi fica a 10 minutos a pé da Piazza di Spagna, 10 minutos do  Panteão e 10 minutos da Piazza Barberini.

Perto para ver:

Perto para comer:

Gostaram? Já jogaram a moedinha na Fontana di Trevi para garantir a sua volta à Roma? Me conte!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

 


Já reservou seu tour em Roma? Abaixo algumas opções:


Já reservou o seu hotel na Italia? Reservando pelo link abaixo você não pagará a mais e estará ajudando o blog. Grazie!


Booking.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário