Roma se prepara para o Jubileu!

O Jubileu é um evento de importância mundial que pretende atrair milhões de turistas de todo o mundo, será realizado em Roma e no Vaticano entre o período de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016.

O que é o Jubileu?

O Jubileu é uma cerimônia da igreja católica realizada a cada 25 anos. Por motivos especiais, o papa pode celebrar jubileus extraordinários, onde é concedida a remissão das penas temporais devida pelos pecados mortais que já foram perdoados nas confissões.
O Papa João Paulo II foi quem celebrou o último Jubileu Católico que aconteceu no ano de 2000.

Abertura das portas Santas

O atual Papa Francisco resolveu convocar, com uma antecedência de 10 anos, o Jubileu Extraordinário que tem como tema a Misericórdia. Essa solenidade terá destaque para as aberturas das Portas Santas das 4 Basílicas papais (a Basílica de São Pedro, a Basílica de São Paulo Extramuros, a Arquibasílica de São João de Latrão e a Basílica de Santa Maria Maior) e uma nova que fica no Santuário do Divino Amor, essa última será aberta no dia 6 de janeiro de 2016. Essas portas santas ficam sempre trancadas.

Porta Santa Vaticano
Dez dias após o início do Jubileu da Misericórdia, ou seja, no dia 18 de dezembro de 2015, o próprio Papa Francisco abrirá a Porta Santa da caridade no abrigo Caritas Pe. Luigi Di Liegro.

O itinerário do evento jubilar está subdivido em 4 etapas sendo:

  • A catequese
  • A penitência
  • O testemunho
  • E a peregrinação

A anunciação do Jubileu Extraordinário pelo Papa

A notícia do Jubileu Extraordinário pegou várias pessoas de surpresa. Milhares pelo mundo ficaram espantadas, até mesmo o prefeito e políticos de Roma!

O objetivo do Papa é de fazer com que a indulgência jubilar (clemência, tolerância, perdão) possa chegar a cada pessoa como uma experiência genuína da misericórdia de Deus que perdoa e esquece completamente o pecado cometido.

Segundo o Papa, a indulgência do Jubileu Extraordinário poderá favorecer os enfermos e idosos que não se encontram em condições de sair de casa, os presos, os falecidos, o aborto para quem está pensando em realizar e para os que já cometeram.

O evento jubilar de 2016 não excluirá ninguém e qualquer que celebrar junto dos sacerdotes da Fraternidade São Pio X, o Sacramento da Reconciliação, receberá de forma válida e lícita a absolvição de seus pecados.

 

Caso queira conhecer mais a cidade de Roma e passear por seus lindos lugares, eu te convido a ler mais de nossos posts que tem super dicas de atrações que você pode curtir e que com certeza ficarão gravadas em sua memória.

E então, você já participou desse evento ou viajou para Roma alguma vez? Deixe seu comentário!

Boa viagem!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

Deixe um comentário