Eventos Rezar

Roma se prepara para o Jubileu!

O Jubileu é um evento de importância mundial que pretende atrair milhões de turistas de todo o mundo, será realizado em Roma e no Vaticano entre o período de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016.

O que é o Jubileu?

O Jubileu é uma cerimônia da igreja católica realizada a cada 25 anos. Por motivos especiais, o papa pode celebrar jubileus extraordinários, onde é concedida a remissão das penas temporais devida pelos pecados mortais que já foram perdoados nas confissões.
O Papa João Paulo II foi quem celebrou o último Jubileu Católico que aconteceu no ano de 2000.

Abertura das portas Santas

O atual Papa Francisco resolveu convocar, com uma antecedência de 10 anos, o Jubileu Extraordinário que tem como tema a Misericórdia. Essa solenidade terá destaque para as aberturas das Portas Santas das 4 Basílicas papais (a Basílica de São Pedro, a Basílica de São Paulo Extramuros, a Arquibasílica de São João de Latrão e a Basílica de Santa Maria Maior) e uma nova que fica no Santuário do Divino Amor, essa última será aberta no dia 6 de janeiro de 2016. Essas portas santas ficam sempre trancadas.

Porta Santa Vaticano
Dez dias após o início do Jubileu da Misericórdia, ou seja, no dia 18 de dezembro de 2015, o próprio Papa Francisco abrirá a Porta Santa da caridade no abrigo Caritas Pe. Luigi Di Liegro.

O itinerário do evento jubilar está subdivido em 4 etapas sendo:

  • A catequese
  • A penitência
  • O testemunho
  • E a peregrinação

A anunciação do Jubileu Extraordinário pelo Papa

A notícia do Jubileu Extraordinário pegou várias pessoas de surpresa. Milhares pelo mundo ficaram espantadas, até mesmo o prefeito e políticos de Roma!

O objetivo do Papa é de fazer com que a indulgência jubilar (clemência, tolerância, perdão) possa chegar a cada pessoa como uma experiência genuína da misericórdia de Deus que perdoa e esquece completamente o pecado cometido.

Segundo o Papa, a indulgência do Jubileu Extraordinário poderá favorecer os enfermos e idosos que não se encontram em condições de sair de casa, os presos, os falecidos, o aborto para quem está pensando em realizar e para os que já cometeram.

O evento jubilar de 2016 não excluirá ninguém e qualquer que celebrar junto dos sacerdotes da Fraternidade São Pio X, o Sacramento da Reconciliação, receberá de forma válida e lícita a absolvição de seus pecados.

 

Caso queira conhecer mais a cidade de Roma e passear por seus lindos lugares, eu te convido a ler mais de nossos posts que tem super dicas de atrações que você pode curtir e que com certeza ficarão gravadas em sua memória.

E então, você já participou desse evento ou viajou para Roma alguma vez? Deixe seu comentário!

Boa viagem!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário