Matera – A terceira cidade mais antiga do mundo

Poucas pessoas ouviram falar sobre Matera. Mas em 2019 ela será a capital da cultura européia!

Esta é a segunda vez que estive lá. A primeira foi em janeiro de 2017 e a segunda em janeiro de 2018.

Eu em Matera em 2017

A cidade por si só já me impressionou pelo pouco que tinha lido nas minhas pesquisas. Em 2017 curti a cidade com amigos e fiz um tour subterrâneo muito interessante. Em 2018 fiz questão de conhecer a sua história maos profundamente. O melhor jeito que achei foi fazendo tours pois são muitos mil anos de história. Sim! Aproximadamente 8 mil anos de história! Ela é a única cidade no mundo onde pessoas moram nas mesmas casas desde a era Paleolítica.

Esses tours fizeram toda a diferença e super recomendo muito que você faça um tour para conhecer um pouco da história dessa linda cidade.

Eu fiz os passeios pela Agência Martulli e falei com Michelle (se pronuncia Mikele e é um nome masculino na Itália). Ele e seu irmão Francesco foram atenciosos desde o primeiro contato por email até o final do último tour.

Fiz 3 tours:

O primeiro tour foi em uma espécie de Tuc Tuc. O passeio é super divertido e o guia Antonio é super simpático. Ele vai parando pelos pontos panorâmicos e falando sobre a cidade, suas histórias e curiosidades. Tem duração de aproximadamente 45 minutos.

O segundo tour na praça Giovanni Pascoli e fomos descendo pelas ruelas com paradas estratégicas para admirar as vistas panorâmicas. A guia contava a história com tanto sentimento que por algumas vezes até me emocionei.

O terceiro tour foi no parque da Murgia ou Parco della Murgia (murgia significa pedra) onde visitamos as igrejas Rupestri (cavadas nas pedras). O guia é extremamente preparado, sabe de cada pequeno detalhe das pinturas rupestres e no meio de explicações tinha sempre uma coisa divertida para contar.

Importante! Apesar de no site não ter opção de guia em língua portuguesa, tem! É só marcar com antecedência pois eles tem apenas um guia em lingua portuguesa (por enquanto)! Vamos lá pessoal! Vamos aumentar a demanda, pois é uma cidade que vale à pena fazer com um guia!

Matera – De vergonha da Itália ao Patrimônio da humanidade

Matera está a aproximadamente 450 metros do nível do mar. Imagine que há 250 milhões de anos toda aquela região da Italia era coberta pelo mar. Somente (hehehe) há mais ou menos 1 milhão de anos toda a parte meridional da Italia aparece.

Imagine que a cidade é toda em cima de uma pedra marinha formada de fósseis marinhos (da para ver conchinhas encravadas nas pedras) que se chama calcarenite. Ela é uma pedra porosa e fácil de manejar e por milhões de anos foi moldada por meteoros, vento e chuva.

Claro que parte do que se vê da cidade hoje é do periodo medieval. Depois da passagem dos gregos e dos romanos a cidade mudou de como era no período pre histórico.

A história “atual” de Matera é feita de ricos que moravam na parte alta da cidade e de lá se avistava uma cidade pobre e de excluídos socialmente. Dos que viviam em completa miséria.

A fama de cidade atrasada chegou no mundo graças a um escritor que, nos anos 30, escreveu um livro que foi traduzido em diversas línguas dizendo que Deus parou em Eboli. Eboli é uma a cidade onde estava a última estação de trem perto de Matera. Depois disso ele demorou 2 dias para chegar em Matera e encontrou pessoas morando em cavernas. Assim a cidade ficou conhecida mundialmente como vergonha da Italia.

Nos anos 50, por uma lei, casas populares foram construídas na parte nova da cidade e as famílias começaram a ser transferidas. Todo o processo demorou quase 20 anos. Poucas pessoas quiseram continuar morando nas pedras.

Algumas famílias viveram nessas cavernas até os anos 60 sem condições de saneamento, higiene e as cavernas eram aquecidas com hálito e com o calor dos animais.

Desde 1993, a cidade foi reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural. Nos anos 90, a praça Vittorio Veneto estava afundando e, quando foram procurar o problema, acharam ali em baixo uma cisterna enorme que hoje pode ser visitada. Essa é a segunda maior cisterna da Europa e armazenava mais de 5 milhões de litros de água e abastecia a cidade até o final dos anos 30.

Hoje, como eu, milhares de turistas querem viver a experiência de dormir em uma caverna e isso se tornou até um luxo. Como as coisas mudam em poucos anos, não é mesmo?

Eu gravando instastories @em_roma para vocês – Foto de Evellyn @norspain

A nossa guia enfatizou que Matera é diferente de outras cidades ricas da Italia, que são cheias de obras de artistas importantes, engenheiros e arquitetos. Matera foi construída pelas mãos de camponeses que precisavam achar um meio para sobreviver e mesmo assim é cheia de construções surpreendentes e é hoje orgulho da Italia por ser Patrimônio da Humanidade ter sido eleita a capital da Cultura da Cultura da Europa.

Parque da Murgia

Visitamos a Igreja de San Falcione mas San Falcione nunca existiu hehehe… Nas paredes tem afrescos de estilo bizantino e ali foram gravadas algumas cenas do filme Ben Hur.

Essa igreja serviu por alguns séculos para abrigar ovelhas e sua arquitetura foi modificada por isso. O guia explicou cada detalhe da construção e contou principalmente sobre os afrescos, exolicoi como era feito o sistema de armazenamento de água usado tanto na época dos mônacos bizantinos quanto de quando era usado como abrigo dos animais. Tudo muito bem explicado.

Depois visitamos a igreja rupestre Madonna delle Tre Porte que também tem afrescos muito importantes.

No final do tour fui presenteada pela paisagem do por do sol:

O que acharam de Matera? Ficaram curiosos. Super recomendo uma visita com duração de pelo menos 2 dias! Reserve seu hotel de Matera aqui e recomendo que leiam sobre o Hotel Caveoso, onde fiquei hospedada!

Viagem apoiada – Todas as viagens apoiadas são identificadas como tal. Reservo o direito de liberdade editorial, portanto relato a minha real experiência (tanto no blog e nas mídias sociais), seja ela positiva ou negativa.

7 comentários

• Que post legal! Ingrid, Matera combina com quais outras cidades, pensando em um roteiro de cidades próximas? Abs.

• Buongiorno Leidiane!
      Ótima sugestão de post! Eu peguei um avião de Roma para Bari. Pegamos um carro no aeroporto, visitamos Bari, passamos rapidinho por Polignano a Mare pois era inverno (no verão recomendo fortemente que fique lá pelo menos um dia) e dormimos em Ostuni. Visitamos Ostuni durante o dia e fomos para Lecce onde dormimos por uma noite. De lá fomos para Alberobello (recomendo dormir em um trullo) e de lá fomos para Matera. Depois pegamos o vôo em Bari de volta para Roma 🙂 Espero ter ajudado!

• Ótimo roteiro! Muito curiosa em conhecer essa cidade, muito diferente de tudo na Itália, a Itália realmente surpreende! Estou planejando uma viagem pela Puglia, só não sei pra quando, mas a viagem começa antes mesmo de viajarmos né verdade?! Beijoss

• Oi Leidiane! A Itália surpreende mesmo! Principalmente considerando que é um país tão pequeno! Não deixe de visitar Matera!!! Fico à disposição se precisar de alguma informação! Beijos e bom planejamento!

• Leidiane, o interessante nos trulli de Alberobello são os “muretti a secco”. Isso significa que foram construídos sem nada de cimento, com as pedras sendo encaixadas uma na outra. Vale bastante conhecer.
          Meu marido, que é italiano, contou que foram construídos desta forma, no século XV, para escapar dos impostos, já que poderiam ser facilmente demolidos.

• Parabéns pelo seu trabalho de pesquisa e divulgação. Adorei as informações sobre os passeios na cidade de Roma e Matera, muito reveladores e interessantes, assim como foi seu encontro místico com a tumba de Sêneca, o mestre do culto ao amor, hoje!