O que ver em Roma? Rezar

Museu do Vaticano e Capela Sistina: O que saber antes de visitar, dicas, curiosidades

O museu do Vaticano é um dos principais museus da Europa.

Museu do Vaticano 1

Além da famosa e tão concorrida Capela Sistina, das salas do Rafaello, entre outros ícones do Renascimento, o museu tem desde cerâmicas da Roma Antiga, estátuas, tapeçaria, afrescos, selos, arte moderna (com pinturas de Matisse, Dalí ou Francis Bacon por exemplo) e algumas salas com objetos dos povos asiáticos. Além de tudo isso a arquitetura também impressiona.

É um passeio para todos os gostos!

Jardim no interior do Museu do Vaticano

Esse museu recebe aproximadamente 6 milhões de visitantes por ano! São 7 quilômetros de galeria e centenas salas*! Isso mesmo! Provavelmente impossível de ver tudo isso em apenas um dia de visita.

Dicas

Como enfentar as filas

Para não enfrentar as filas, é melhor reservar online no próprio site do Museu.

Se você chegar antes do horário da abertura (de 15 minutos a 30 minutos antes) pode encontrar uma fila um pouco longa, mas a entrada é mais rápida pois o museu ainda está vazio.

O pico de fila é de manhã, das 9:30 às 12:00, mas depende muito da sorte, é realmente imprevisível.

Nos períodos de alta temporada, que são primavera e outono, muitas vezes é difícil encontrar ingressos online com uma semana de antecedência.
Muitas pessoas deixam de visitar o museu ou enfrentam longas filas por não reservar com antecedência. Fora isso corre o risco de não conseguir entrar, já que a prioridade é dada a quem tem ingresso comprado.

  • Atenção às escadas durante toda a sua visita no museu do Vaticano

    Museu do Vaticano 2

O museu tem escadas por todos os lados! Portanto cuidado ao descer e subir escadas enquanto admira quadros, esculturas, afrescos, tapetes, os tetos, as paredes…

Existem atalhos para a Capela Sistina

O passeio no museu pode variar de 2 horas à um dia inteiro, depende do seu pique e interesse pelas obras de arte. Todas essas salas levam ao grande símbolo do renascimento: a Capela Sistina. Desde o seu ingresso o museu mostra atalhos para a Capela Sistina.

Você poderá decidir a qualquer momento “cortar caminho” para ver a tão esperada obra de Michelangelo!

Quer mandar um cartão postal com um selo e carimbo do Vaticano?

Museu do Vaticano 3

Ah… cartão postal esta fora de moda? Um pouco, mas com certeza a emoção de quem receberá uma lembrança assim também esta fora de moda! Que tal surpreender os queridos da família com um lindo cartão postal, escrito a mão, com um selo e carimbo do Vaticano? Lá no museu mesmo, tem um correio para você poder mandar um postal (que dá pra comprar nas várias lojinhas espalhadas pelo caminho) que vai com o selo da cidade do Vaticano. Tão simples que surpreende! Eu costumo mandar cartões postais para os meus pais em cada viagem que faço! Garanto que eles adoram! 🙂

Silêncio!!! No foto, no foto!!!
Capela Sistina

Silêncio, cuidado com as escadas, proibido fotografar

Sim, a Capela Sistina é um lugar sacro. Temos que ficar em silêncio! Mas ela impressiona tanto que é quase impossível não fazer algum comentário (ou vários) com a pessoa que nos acompanha… ou até mesmo com estranhos! haha

Também é proibido tirar fotos na Capela Sistina! Os seguranças vão ficar gritando para não tirar foto e para fazer silêncio! Mas em compensação você pode tirar fotos em todo o resto do museu, desde que seja sem flash.

Aquela linda escadaria do museu

Una foto pubblicata da 🇮🇹 Em Roma 🇮🇹 (@em_roma) in data:


Essa linda escadaria que todos querem ver e fotografar se encontra depois da Capela Sistina, quase no final da sua visita ao Museu do Vaticano, portanto, não se preocupe, você irá passar por ela! 🙂

Horário

Segunda à sábado das 9:00 às 18:00 (última entrada às 16:00 e saída das salas às 17:30)
Fechado: Aos domingos, 1 e 6 de Janeiro; 11 de fevereiro; 19 de março; 20, 21 e 27 de abril; 1 maio; 29 de junho; 14 e 15 de agosto; 1 de novembro e 8, 25 e 26 de dezembro.

Atenção: O museu não abre se o domingo coincidir com a Páscoa, 29 de junho (Dia de São Pedro e Paulo), 25 e 26 de dezembro (Natal e Santo Estéfano).

Preço

€16,00 (+ taxa da compra online = €4,00)

Gratuito: último domingo de cada mês, das 9:00 às 14:00 (última entrada às 12:30)

Como chegar?

  • Metrô:Linha A – estação Ottaviano ou Cipro
  • Ônibus: números 49, 23, 492, 64

Fonte: *https://it.wikipedia.org/wiki/Musei_Vaticani

Editado por Ingrid e Emilia dia 27/11/2016

Você já visitou o Museu do Vaticano? Me conte como foi aqui nos comentários abaixo!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

 

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

4 comentários

  • Querida Ingrid, seu blog é maravilhoso, gostoso de navegar! Estou encantada, iremos para Roma em Julho, eu e meu marido, estamos pesquisando aqui tudinho rssr, não conheço ninguém melhor que você para nos ajudar nesta viagem! Ficaremos 4 noites, sendo 3 dias e meio, pouco tempo, eu sei, mas ainda faremos mais 2 países, na mesma trip. De qualquer forma será p mim a realização de um sonho! Bjo grande! E Mil parabéns pelo blog, pelo conteúdo, pela riqueza de informações, e pela belas fotos! Seguimos juntas lá no Snap! Bjoooss

    • Oi Kellen!!!
      Jura??? Que felicidade! Vamos finalmente desvirtualizar??? Estou à disposição para tirar qualquer duvida que vocês tiverem! Muito feliz com a noticia!!! Super beijo e até breve!

  • Minha visita foi super legal!
    Andei por horas e horas, admirando as obras de arte e as relíquias.
    Fiquei impressionada com a Capela Sistina, e confesso que até sentei no banquinho para olhar sossegada.
    E ainda fui do domingo em que a entrada é gratuita! Perfeito!

    • Oi Suelen,
      Realmente a visita ao museu vale à pena! Que bom que a sua visita no dia grátis foi tranquila! Eu já fui 2 vezes em dias gratuitos e o segredo para não ficar presa no meio da multidão dentro do museu é chegar bem cedo! :*

Deixe um comentário