O que ver em Roma?

Museu Nacional Etrusco de Villa Giulia

O Museu Nacional Etrusco é um museu muito importante, mas pouco visitado. Se você vai ficar mais tempo e Roma e tem curiosidade sobre esse período, pode ser um ótimo programa! Vamos conferir?

Um pouco sobre a Villa Giulia

Museu Nacional Etrusco em Roma

A Villa Giulia é um exemplar de vila renascentista do século 16 e foi residência do Papa Giulio III. Comparada a outras residências e palácios dessa época é bastante modesta mas não deixa de ter as mesmas caracerísticas: jardim junto ao palácio, fontes com ninfas e esculturas.

Museu Nacional Etrusco em Roma

Museu Nacional Etrusco em Roma

Museu Nacional Etrusco em Roma

A villa foi projetada e construída por artistas da época: o pintor, arquiteto e crítico de arte Giorgio Vasari, o arquiteto Jacopo Barozzi da Vignola e escultor e arquiteto Bartolomeo Ammannati. Uma das coisas marcantes de villa é a fonte baixa que é o primeiro “teatro de água” de Roma.

Depois do percurso do museu, você sai em um jardim lateral e é tomado por um perfume maravilhoso de flores que faz esquecer o dia chuvoso.

Museu Nacional Etrusco em Roma

O Museu Nacional Etrusco

A proposta de museu surge somente no final do século 19 e hoje é um dos museus mais representativos da história etrusca. O material exposto vem das escavações feitas na área que era Etrúria e que hoje em dia corresponde as regiões de Lazio, Umbria e Toscana.

Museu Nacional Etrusco em Roma

material recolhido nas necrópoles

O museu é muito bem organizado e didático. O maior destaque das escavações da civilização Etrusca é a arte funerária então a maior parte do museu é dedicado a isso, com artefatos, sarcófagos, objetos diversos e até a reconstrução de tumbas.

O percurso do museu é longo e é muita informação para absorver. Então vá sem pressa, no seu tempo.

Museu Nacional Etrusco em Roma

Museu Nacional Etrusco em Roma

Talvez pela localização ou pelo seu nome, o Museu Nacional Etrusco, não desperta muita a curiosidade dos turistas. Estava cheio de famílias que escolheram ter uma verdadeira aula de história como programa de domingo.

Horário

Terça à domingo das 8h30 às 19h30 (bilheteria fecha às 18h30)
Fechado: segundas-feiras (exceto festivos), 1º janeiro, 1º de maio, 25 de dezembro

Ingresso

€ 8,00

Grátis no primeiro domingo do mês

Onde

Perto para ver:

Fonte: Villa Giulia

Você sabia da existência da Villa Giulia? Me conte nos comentários!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Depois de estudar no norte da Itália, está passando um tempo pela capital. Aprende todos os dias que o que tinha aprendido sobre a Itália não era o que pensava ser. Gosta de andar sem rumo, andar com rumo, assistir a vida mundana, arte, sorvete, café e chá.

Deixe um comentário