O que ver em Roma?

Museus Capitolinos

Os Museus Capitolinos são considerados um dos museus mais antigos do mundo no sentido em que obras de arte começaram a ter acesso ao público ao invés de pertencer a uma coleção privada. Ele foi foi fundado em 1471 quando o Papa Sisto IV doou ao povo romano uma série de estátuas de bronze. Essa coleção foi complementada por doações de outros papas com obras que vieram das escavações de Roma (principalmente de 1800 com a construção de bairros na cidade), do Vaticano ou adquiridas especialmente para o museu.

O Museu é formado por dois palácios: Palazzo dei Conservatori (Palácio dos Conservadores) e Palazzo Nuovo (Palácio Novo) que ficam um de frente para o outro na Praça do Capitólio. Os dois palácios estão ligados por uma passagem subterrânea – então não faça como eu que não sabia que tinha que passar por baixo e saí para tentar entrar do outro lado, não pude e tive que voltar para entrar de novo, inclusive passar minhas coisas pelo raio x da segurança de novo haha.

Palazzo dei Conservatori é maravilhoso. A arquitetura é impressionante, tanto dentro como fora. Nesse palácio podem ser vistos vários ícones como a famosa estátua da Loba da lenda de Rômulo e Remo, a estátua de Marco Aurélio (que tem uma réplica no meio da praça do Capitólio),

Leitura de uma peça de teatro e a estátua de Marco Aurélio.

Nesse mesmo prédio tem também uma parte dedicada à exposições temporárias. Então você vai poder ver alguma coisa nova que provavelmente não estava esperando!

No segundo andar do Palazzo dei Conservatori tem o Caffè Capitolino com um terraço que tem uma vista maravilhosa para a cidade com várias cúpulas e o Teatro Macello bem pertinho. Dica: O café é aberto mesmo para quem não entrou no museu, a entrada é pela Piazza Caffarelli – do lado direito da entrada principal pela porta 4.

vista do terraço (mais incrível ainda no pôr do sol!)

O edifício que fica em frente, o Palazzo Nuovo, é repleto de estátuas e bustos, além do icônico Marforio (uma das locações de La Grande Belezza).

O que me chamou a atenção foi o contraste de encontrar no mesmo prédio diversas esculturas e bustos de filósofos e imperadores romanos que pertenciam à nobreza, e poucos metros mais adiante um lado mais “rústico” com escavações e peças arqueológicas.

Marforio

De lá dá para ter uma vista espetacular do Fórum Romano!

Horário

Todos os dias das 9h30 às 19h30 e 24 e 25 de dezembro das 9h30 às 14h
A bilheteria fecha uma hora antes.

Fechado: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro

Quanto?

€ 15,00

Onde?

Perto para ver

Fonte: Musei Capitolini, wikipedia

Gostou? Já foi nesse museu ou pretende ir? Tem alguma dúvida? Compartilhe nos comentários!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Depois de estudar no norte da Itália, está passando um tempo pela capital. Aprende todos os dias que o que tinha aprendido sobre a Itália não era o que pensava ser. Gosta de andar sem rumo, andar com rumo, assistir a vida mundana, arte, sorvete, café e chá.

Deixe um comentário