Eventos O que ver em Roma?

Natal em Roma – Curiosidades e Tradições

Ah, o Natal em Roma… a cidade se ilumina e o espírito nataliano contagia até os corações mais durões 🙂

Se você vier passar o Natal, ou o mês de dezembro em Roma, seguem algumas curiosidades e tradições natalianas romanas:

Data certa para fazer a decoração de Natal

O dia oficial para fazer a decoração de Natal é o dia 8 de dezembro, o dia da Imaculada Conceição, que também é feriado aqui na Itália.
Neste dia, os romanos montam suas árvores de Natal e enfeitam as suas casas. Toda a decoração da cidade também se acende e ela se ilumina para receber o Natal.
Essa é uma ótima oportunidade de fazer lindas fotos por todos os lugares!

 

Presépios nas igrejas e no Vaticano

Também com data marcada, dia 8 é o dia em que algumas igrejas montam seus presépios.
Existem vários de todos os tamanhos, tipos e estilos. É interessante ver que os presépios são muito mais do que a manjedoura, mas também representam a cidade com cenas do cotidiano com pessoas conversando, comendo ou até limpando a casa.

 

Presépio na Igreja de Santo Egídio

 

 

Presépio na Igreja Santa Maria della Scala

 

Feirinha da Befana na Piazza Navona

Feirinha da Befana – Piazza Navona

A feirinha da Befana na Piazza Navona inicia no final de novembro. Essa feirinha era super tradicional por aqui e embora o número de barraquinhas tenha diminuído nos últimos tempos, a feirinha não perdeu os seus encantos. Você encontra barraquinha de doces, comidas, jogos, presentes e também, claro, barraquinha onde você pode comprar a Befana (bruxinha) em várias versões.
Ótimo lugar para encontrar algumas lembranças diferentes de Natal!
Infelizmente em 2016 existem somente barraquinhas de jogos e o tradicional carrossel para as crianças!

 

Flor típica do natal

 

Una foto pubblicata da 🇮🇹 Em Roma 🇮🇹 (@em_roma) in data:

A flor típica de Natal é popularmente conhecida como Stella di Natale, estrela de Natal em português. No Brasil ela é conhecida como bico de papagaio.
Na Italia essa planta é conhecida como amuleto da sorte e é dado de presente a pessoas queridas como símbolo de feliz natal.
Caso você esteja em Roma nesse período, que tal se presentear para decorar seu quarto ou apartamento? – Veja nossas sugestões de alojamento em Roma!

 

O jantar do dia 24

O cenone, o grande jantar em português, ou a vigília di natale é o jantar que se faz com a família na noite de Natal. Diferente do Brasil onde fazemos a ceia à meia noite.
Se você estiver em Roma e queira jantar em um restaurante na noite de Natal, reserve com antecedência. Os melhores restaurantes ficam cheios. Atenção também ao preço do menu! A maioria deles duplica o preço para o menu dessa noite.

Presépio da Basilica Santa Maria in Trastevere

Missa do dia 24

Não somente na Basilica San Pietro é realizada a missa de Natal. Outras principais igrejas de cada bairro realizam a missa, normalmente, à meia noite. Ultimamente a missa do Galo, na Basilica San Pietro mudou o horário de meia noite para às 9 horas da noite.

 

O almoço do dia 25

O almoço é mais importante do que o cenone di Natale. Alguns optam pelo jantar, outros pelo almoço e alguns amantes da culinaria italiana como eu, fazem ambos.
Se você optar pelo almoço de Natal em um Restaurante especifico, melhor reservar. Caso não tenha pensado em nada específico, é so andar pela cidade e achar um restaurante que mais te agrada.

 

Comidas típicas de Natal em Roma

Alguns dizem que a base do jantar de Natal seja o peixe, outros não seguem essa regra.
Em geral, o que se come na ceia de natal e também durante todo o período, são: abacchio, gnocchi alla romana, panetone e o pandoro.
Esse ano (2016) eu fui conferir a Fiera Nazionale del Panettone e del Pandoro. Ela aconteceu em novembro no Tempio di Adriano. Tinha váários panetones e pandoros para degustação, um mais gostoso que o outro! Como era grátis, já para imaginar que estava super cheio e todo mundo lutava para pegar um pedacinho… hehe

Fiera Nazionale del Panettone e del Pandoro no Tempio di Adriano

 

Sempre tive vontade de entrar aqui. E entrar para comer panetone então…

Pessoas para todos os lados!

Gostou? E aí, vem passar o Natal aqui? Quais são as coisas de Natal que você mais gosta? Me conte aqui nos comentários!

Buon Natale!

 

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

7 comentários

  • Tradicionalmente, as maiores iluminacoes e decoracoes de Natal em Roma sao acesas somente no dia 08 de dezembro – dia da Imaculada Conceicao. Em quais ruas e pracas voces vao poder apreciar as iluminacoes, as arvores de natal e presepios em Roma?

    • Oi Alex! Ótima pergunta! Faltaram essas informações no post! O centro histórico inteiro fica enfeitado com luzes por todos os lados. As maiores árvores de Natal ficam em frente ai Vaticano, ao Coliseu e na Piazza Venezia. Já o maior presépio fica em frente ao Vaticano, mas a maioria das igrejas também montam diversos presépios de vários estilos! 🙂

  • Olá, estava a procura de informações sobre a Itália em Dezembro e achei o seu blog com incríveis informações. Irei em dezembro deste ano (2017) e gostaria de saber: como faz para assistir a missa do Galo? Gracie. Bacio

    • Olá Milene,
      Reserve os os bilhetes enviando o formulário que você pode descarregar diretamente aqui e mandar por fax. Tem todas as informações em língua portuguesa e esse é o site oficial do Vaticano! Boa Sorte! 🙂

      • Oi Ingrid obrigada por responder… Mas também te mandei outro comentário num outro post dizendo inclusive que consegui. Nesse outro post fiz uma pergunta e vou refazer neste: Como consegui os bilhetes para a missa de Natal que horas devo chegar mais ou menos pra pegar um bom lugar? Tem indicações de por onde entrar? Fila? Desde já agradeço muito!!! Grazie. Bacio! 💋

        • Oi Milene, está respondido lá! Caso não consiga ler, me avise por favor! A entrada é do lado direito da Basilica São Pedro (para quem esta olhando para ela). As filas começam cedo. Aconselho chegar lá pelas 19:00 e lembre-se que a missa começa às 21:30 e não à meia noite! 🙂

Deixe um comentário