Natal em Roma – Curiosidades e Tradições

Ah, o Natal em Roma… a cidade se ilumina e o espírito nataliano contagia até os corações mais durões 🙂

Se você vier passar o Natal, ou o mês de dezembro em Roma, seguem algumas curiosidades e tradições natalianas romanas:

Data certa para fazer a decoração de Natal

O dia oficial para fazer a decoração de Natal é o dia 8 de dezembro, o dia da Imaculada Conceição, que também é feriado aqui na Itália.
Neste dia, os romanos montam suas árvores de Natal e enfeitam as suas casas. Toda a decoração da cidade também se acende e ela se ilumina para receber o Natal.
Essa é uma ótima oportunidade de fazer lindas fotos por todos os lugares!

 

Presépios nas igrejas e no Vaticano

Também com data marcada, dia 8 é o dia em que algumas igrejas montam seus presépios.
Existem vários de todos os tamanhos, tipos e estilos. É interessante ver que os presépios são muito mais do que a manjedoura, mas também representam a cidade com cenas do cotidiano com pessoas conversando, comendo ou até limpando a casa.

 

Presépio na Igreja de Santo Egídio

 

 

Presépio na Igreja Santa Maria della Scala

 

Feirinha da Befana na Piazza Navona

Feirinha da Befana – Piazza Navona

A feirinha da Befana na Piazza Navona inicia no final de novembro. Essa feirinha era super tradicional por aqui e embora o número de barraquinhas tenha diminuído nos últimos tempos, a feirinha não perdeu os seus encantos. Você encontra barraquinha de doces, comidas, jogos, presentes e também, claro, barraquinha onde você pode comprar a Befana (bruxinha) em várias versões.
Ótimo lugar para encontrar algumas lembranças diferentes de Natal!
Infelizmente em 2016 existem somente barraquinhas de jogos e o tradicional carrossel para as crianças!
No ano de 2017 a feirinha começou no dia 08 de dezembro e vai até o dia 08 de janeiro de 2018.

 

Flor típica do natal

 

Una foto pubblicata da 🇮🇹 Em Roma 🇮🇹 (@em_roma) in data:

A flor típica de Natal é popularmente conhecida como Stella di Natale, estrela de Natal em português. No Brasil ela é conhecida como bico de papagaio.
Na Italia essa planta é conhecida como amuleto da sorte e é dado de presente a pessoas queridas como símbolo de feliz natal.
Caso você esteja em Roma nesse período, que tal se presentear para decorar seu quarto ou apartamento? – Veja nossas sugestões de alojamento em Roma!

 

O jantar do dia 24

O cenone, o grande jantar em português, ou a vigília di natale é o jantar que se faz com a família na noite de Natal. Diferente do Brasil onde fazemos a ceia à meia noite.
Se você estiver em Roma e queira jantar em um restaurante na noite de Natal, reserve com antecedência. Os melhores restaurantes ficam cheios. Atenção também ao preço do menu! A maioria deles duplica o preço para o menu dessa noite.

Presépio da Basilica Santa Maria in Trastevere

Missa do dia 24

Não somente na Basilica San Pietro é realizada a missa de Natal. Outras principais igrejas de cada bairro realizam a missa, normalmente, à meia noite. Ultimamente a missa do Galo, na Basilica San Pietro mudou o horário de meia noite para às 9 horas da noite.

 

O almoço do dia 25

O almoço é mais importante do que o cenone di Natale. Alguns optam pelo jantar, outros pelo almoço e alguns amantes da culinaria italiana como eu, fazem ambos.
Se você optar pelo almoço de Natal em um Restaurante especifico, melhor reservar. Caso não tenha pensado em nada específico, é so andar pela cidade e achar um restaurante que mais te agrada.

 

Comidas típicas de Natal em Roma

Alguns dizem que a base do jantar de Natal seja o peixe, outros não seguem essa regra.
Em geral, o que se come na ceia de natal e também durante todo o período, são: abacchio, gnocchi alla romana, panetone e o pandoro.
Esse ano (2016) eu fui conferir a Fiera Nazionale del Panettone e del Pandoro. Ela aconteceu em novembro no Tempio di Adriano. Tinha váários panetones e pandoros para degustação, um mais gostoso que o outro! Como era grátis, já para imaginar que estava super cheio e todo mundo lutava para pegar um pedacinho… hehe
No ano de 2017 a feira aconteceu dia 17 e 18 de novembro.
No ano de 2018 a feira acontecerá dia 17 e 18 de novembro em Roma e nos dias 02 e 03 de dezembro no Palazzo Pucci.

Fiera Nazionale del Panettone e del Pandoro no Tempio di Adriano

 

Sempre tive vontade de entrar aqui. E entrar para comer panetone então…

Pessoas para todos os lados!

Gostou? E aí, vem passar o Natal aqui? Quais são as coisas de Natal que você mais gosta? Me conte aqui nos comentários!

Buon Natale!

 

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

9 comentários

  • Tradicionalmente, as maiores iluminacoes e decoracoes de Natal em Roma sao acesas somente no dia 08 de dezembro – dia da Imaculada Conceicao. Em quais ruas e pracas voces vao poder apreciar as iluminacoes, as arvores de natal e presepios em Roma?

    • Oi Alex! Ótima pergunta! Faltaram essas informações no post! O centro histórico inteiro fica enfeitado com luzes por todos os lados. As maiores árvores de Natal ficam em frente ai Vaticano, ao Coliseu e na Piazza Venezia. Já o maior presépio fica em frente ao Vaticano, mas a maioria das igrejas também montam diversos presépios de vários estilos! 🙂

  • Olá, estava a procura de informações sobre a Itália em Dezembro e achei o seu blog com incríveis informações. Irei em dezembro deste ano (2017) e gostaria de saber: como faz para assistir a missa do Galo? Gracie. Bacio

    • Olá Milene,
      Reserve os os bilhetes enviando o formulário que você pode descarregar diretamente aqui e mandar por fax. Tem todas as informações em língua portuguesa e esse é o site oficial do Vaticano! Boa Sorte! 🙂

      • Oi Ingrid obrigada por responder… Mas também te mandei outro comentário num outro post dizendo inclusive que consegui. Nesse outro post fiz uma pergunta e vou refazer neste: Como consegui os bilhetes para a missa de Natal que horas devo chegar mais ou menos pra pegar um bom lugar? Tem indicações de por onde entrar? Fila? Desde já agradeço muito!!! Grazie. Bacio! 💋

        • Oi Milene, está respondido lá! Caso não consiga ler, me avise por favor! A entrada é do lado direito da Basilica São Pedro (para quem esta olhando para ela). As filas começam cedo. Aconselho chegar lá pelas 19:00 e lembre-se que a missa começa às 21:30 e não à meia noite! 🙂

  • Talvez vou à Roma no Natal 2018 com familia. Vc tem dicas de hhotel imples, porém limpos e não necessriamente no centro?

Deixe um comentário