O que ver em Roma? Você em roma

Visite várias obras de Caravaggio grátis em Roma

Quando dizemos que tem coisas que só acontecem em Roma, é porque é verdade. Somente em Roma você pode ver não tantas obras de Caravaggio gratuitamente que pode até fazer um tour!

Retrato de Caravaggio

Retrato de Caravaggio de Ottavio Leoni – Foto de milano.it

Michelangelo Merisi, ou simplesmente Caravaggio, nasceu e estudou em Milão mas veio para Roma em 1592 com pouco mais de 20 anos. Pela sua formação já era especialista na técnica de pintura mas ainda sem uma identidade formada. Ao longo dos anos desenvolveu pinturas sobre tela de dimensões não muito grandes desenvolvendo assim uma característica única pelo conteúdo e técnica que apresentava, que fez dele uma espécie de “intelectual da pintura”. Essas características despertaram o interesse da alta elite de Roma que começava a colecionar obras de arte na qual ter uma obra de Caravaggio se tornou em uma ambição entre os colecionadores da época.

Algumas dessas obras que anteriormente eram privadas passaram a ter acesso ao púlico. Hoje em dia, aqui em Roma há 3 igrejas em que obras famosas podem ser vistas gratuitamente e mais alguns outros lugares onde o acesso também – pode ser – grátis. Veja a seguir:

1. Igreja de São Luís dos Franceses

A principal igreja do tour grátis de Caravaggio é com certeza a igreja de São Luís dos Franceses com 3 obras mundialmente conhecidas: O Martírio de São Mateus, A Vocação de São Mateus e A Inspiração de São Mateus.

Veja mais sobre a igreja de São Luís dos Franceses nesse link

2. Igreja de Santo Agostinho

Obras de Caravaggio grátis em Roma

Apesar de não ser muito conhecida por turistas, fica bem perto da igreja de São Luís dos Franceses. Assim você pode continuar descobrindo verdadeiras obras de arte de forma gratuita. Ali você encontra a famosa pintura Madona de Loreto de Caravaggio, além do afresco Profeta Isaías de Rafael.

Veja mais detalhes sobre a Igreja de Santo Agostinho nesse link

3. Basílica de Santa Maria do Povo

Obras de Caravaggio grátis em Roma

Situada na Piazza del Popolo, a Basílica de Santa Maria do Povo é um verdadeiro museu. Além de duas obras de Caravaggio Crucificação de São Pedro e Conversão de São Paulo tem obras de Rafael, Bernini entre muitos outros.

Conheça mais sobre a Basílica de Santa Maria do Povo nesse link

Mais obras de Caravaggio em Roma:

Obras de Caravaggio grátis em Roma

Narciso – Palácio Barberini

Fonte: Caravaggio a Roma

Tenho certeza que Roma ainda guarda mais obras do artista pela cidade, mas ainda estou descobrindo… Vamos descobrir juntos? Quantas dessas você conhecia? Qual ficou faltando? Compartilhe!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Depois de estudar no norte da Itália, está passando um tempo pela capital. Aprende todos os dias que o que tinha aprendido sobre a Itália não era o que pensava ser. Gosta de andar sem rumo, andar com rumo, assistir a vida mundana, arte, sorvete, café e chá.

Deixe um comentário