Curiosidades e Lendas Você em roma

Observando os Carros que Circulam em Roma

Eu adoro carros. Apesar de não sentir muito prazer ao dirigir em São Paulo (por motivos óbvios), gosto de olhar, apreciar o design de um carro bonito, suas tecnologias e seus diferenciais.

Tipos de Carros

Aqui em Roma, principalmente no centro histórico, há diversos tipos de carros: os pequeninos, que normalmente ficam estacionados na rua, e passam por vielas que a gente nem acredita (Smart Fortwo, Fiat 500, Mini Cooper); os hatch e sedan comuns; os carros mais luxuosos (Audi, BMW, Mercedes Benz, Lexus). Esses últimos normalmente são guiados por motoristas, que transportam turistas pela cidade.

Em Roma há carros de todos os tipos e tamanhos

Ao contrário de São Paulo, os motoristas daqui normalmente respeitam os pedestres e, apesar de em alguns momentos essa relação parecer caótica, no final tudo dá certo.

O Trânsito

Não andei de carro (só de táxi, por 5 minutos, então nem conta) nem dirigi nenhuma vez aqui em Roma, mas só de caminhar por aí você consegue ver como o trânsito funciona. Na Piazza Venezia, é uma coisa de louco ver os motoristas se entendendo numa via sem semáforo em que carros cruzam para todos os lados.

Piazza Venezia

Um serviço bastante comum por aqui é o car sharing (carro compartilhado). A empresa que mais me chamou a atenção foi a Car2Go. É como um aluguel de carro, mas você não precisa retirar/devolvê-lo em um local específico (o importante é estar dentro da área de cobertura).

Detalhe do carro estacionado

Outra coisa interessante que vi foram os semáforos para pedestres. É o mesmo procedimento do semáforo do Brasil, com a diferença de que, se os pedestres de ambos os lados pressionam o botão, o semáforo para carros fecha mais rápido (tão prático).

Para finalizar, uma outra curiosidade. Os italianos xingam e buzinam demais, no trânsito. Basta alguém demorar para andar, se distrair ou fazer uma besteira que o motorista de trás já enfia a mão na buzina e grita, xingando.

E eu achava que era estressada dirigindo!

E você, já teve alguma experiencia no trânsito de Roma? Conte pra gente!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Suelen
Suelen é uma paulistana em busca de novas experiências, aprendizado e autoconhecimento. Boa de garfo e amante dos livros, em seus diálogos sempre surge alguma frase de filmes ou séries que (quase) ninguém entende.

Deixe um comentário