O que ver em Roma? Rezar

Panteão: História, características, curiosidades e recordes!

Entre as grandes civilizações da antiguidade, nenhuma foi maior do que o Império Romano, que dominou grande parte do ocidente e também do oriente. Entre os aspectos mais curiosos da Roma Antiga, está a religião. Apesar da força do catolicismo que é conhecido hoje em Roma, durante muito tempo os romanos foram um povo “pagão” e politeísta. Um dos resquícios mais importantes das crenças romanas é o famoso Panteão, ou Pantheon em italiano.

EmRoma_Panteão06

Conhecendo um pouco da história do Panteão

O Panteão tem 2 mil anos de história. Foi erguido como um templo em honra a todos os deuses – como o próprio nome diz, em Grego: Pan significa “todos” e Theion significa “deuses”. Ele foi construído por Marco Agripa entre 27a.C a 25a.C e uma das coisas que chama a atenção é a escrita em bronze: “M.Agrippa L.F.Cos. Tertium.Fecit” que significa “Marco Agrippa, filho de Lucio, cônsul pela terceira vez, construiu”.

Foi incendiada em 80 d.C.  Já o segundo Panteão foi criado pelo imperador Domitiano durante seu reinado, entre os anos de 81 e 96 d.C.; porém, acabou sendo destruído por raios em 110 d.C.

Ele foi completamente reconstruído entre os anos de 118 e 125 d.C. pelo imperador Adriano que quis manter a inscrição original.

O imperador bizantino Phocas deu o monumento ao papa Bonifácio VIII em 608 d.C., que foi convertido em Basílica Cristiana passando a ser usado então como uma igreja. Ele foi dedicado a Santa Maria e aos mártires, sendo normalmente chamado de “Santa Maria Rotonda”, e a praça em frente passou a ser chamada de “Piazza della Rotonda”.

EmRoma_Pateão04

Piazza Della Rotonda

Desde o período da Renascença, o Panteão foi usado como uma tumba, abrigando os corpos do artista Raffaello, dos reis Umberto I di Savoia e Vittorio Emmanuele II di Savoia, da rainha Margherita di Savoia entre outros. Isso significa que o Panteão nunca deixou de ser usado para fins religiosos em quase 2 mil anos de existência.

Em Roma_ Pateão01

Algumas características que impressionam

  • O Panteão como vemos atualmente é constituído de duas partes principais: o pórtico e o domo (ou “rotonda”, em Italiano).
  • O pórtico tem uma área de 450m² e 16 colunas de granito com quase 14m de altura que vieram do Egito.
  • A porta de bronze tem 7 metros de altura e era o recorde para a época. Já a área do domo tem 43,2m de diâmetro e 43,2m de altura, ou seja, uma esfera perfeita

O Panteão é um super recordista

  • ele é considerado o maior domo feita de pedra da história da arquitetura,
  • ele é o monumento melhor conservado da antiguidade romana,
  • ele é o monumento da antiguidade romana mais imitada no mundo.EmRoma_ Panteão05

Inscrição original na fachada

Curiosidades

  •  Ele tem tantas características impressionantes que até Michelangelo dizia que essa é uma obra realizada por anjos e não por seres humanos.
  • Acredita-se que o Panteão possa ter sido a primeira construção feita com a intenção de que sua aparência interior fosse mais impressionante do que a exterior. Ele foi recoberto com materiais nobres, especialmente granito cinza e mármores amarelo e roxo.

EmRoma_ Pateão 03

EmRoma_ Pateão 02

  • Uma característica curiosa do Panteão é que ele representa um cruzamento de culturas: enquanto o pórtico é influenciado fortemente pela arquitetura clássica grega, o domo tem mais traços da arquitetura romana.
  • O Panteão é atualmente um orgulho para a Itália e para Roma, não apenas por sua importância histórica, mas também por que ele é considerado a construção mais bem preservada da Roma Antiga.

 

 

Horário de Abertura

Segunda a Sábado: das 9h00 às 19h30
Domingos: das 9h00 às 18h00
Feriados: das 9hoo às 13h00
Fechado: 1° de janeiro, 1° de maio e dia 25 de Dezembro

Ingressos

A visita é  grátis.

Onde?

Piazza Della Rotonda.

Pertinho das atrações

Pertinho para comer

Fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Pantheon_(Roma)

Editado por Ingrid e Emilia em Nov/2016

Você já visitou o Panteão? O que achou? Tem alguma dúvida? Comente!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com


Já reservou seu tour em Roma? Abaixo algumas opções:

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário