Panteão: História, características, curiosidades e recordes!

Entre as grandes civilizações da antiguidade, nenhuma foi maior do que o Império Romano, que dominou grande parte do ocidente e também do oriente. Entre os aspectos mais curiosos da Roma Antiga, está a religião. Apesar da força do catolicismo de hoje, durante muito tempo os romanos foram um povo “pagão” e politeísta. Um dos resquícios mais importantes das crenças romanas é o famoso Panteão, ou Pantheon em italiano.

post publicado em nov/2014 – última edição em jan/2018

EmRoma_Panteão06

Conhecendo um pouco da história do Panteão

O Panteão tem 2 mil anos de história. Foi erguido como um templo em honra a todos os deuses – como o próprio nome diz, em Grego: Pan significa “todos” e Theion significa “deuses”. Ele foi construído por Marco Agripa entre 27a.C a 25a.C e uma das coisas que chama a atenção é a escrita em bronze: “M.Agrippa L.F.Cos. Tertium.Fecit” que significa “Marco Agrippa, filho de Lucio, cônsul pela terceira vez, construiu”. Foi incendiada em 80 d.C.

Já o segundo Panteão foi criado pelo imperador Domitiano durante seu reinado, entre os anos de 81 e 96 d.C.; porém, acabou sendo destruído por raios em 110 d.C.

Ele foi completamente reconstruído entre os anos de 118 e 125 d.C. pelo imperador Adriano que quis manter a inscrição original.

O imperador bizantino Phocas deu o monumento ao papa Bonifácio VIII em 608 d.C., que foi convertido em Basílica Cristiana passando a ser usado então como uma igreja. Ele foi dedicado a Santa Maria e aos mártires, sendo normalmente chamado de “Santa Maria Rotonda”, e a praça em frente passou a ser chamada de “Piazza della Rotonda”.

EmRoma_Pateão04

Piazza Della Rotonda

Desde o período da Renascença, o Panteão foi usado como uma tumba, abrigando os corpos do artista Raffaello, dos reis Umberto I di Savoia e Vittorio Emmanuele II di Savoia, da rainha Margherita di Savoia entre outros. Isso significa que o Panteão nunca deixou de ser usado para fins religiosos em quase 2 mil anos de existência.

Em Roma_ Pateão01

Algumas características que impressionam

  • O Panteão como vemos atualmente é constituído de duas partes principais: o pórtico e o domo (ou “rotonda”, em Italiano).
  • O pórtico tem uma área de 450m² e 16 colunas de granito com quase 14m de altura que vieram do Egito.
  • A porta de bronze tem 7 metros de altura e era o recorde para a época. Já a área do domo tem 43,2m de diâmetro e 43,2m de altura, ou seja, uma esfera perfeita

O Panteão é um super recordista

  • ele é considerado o maior domo feita de pedra da história da arquitetura,
  • ele é o monumento melhor conservado da antiguidade romana,
  • ele é o monumento da antiguidade romana mais imitada no mundo.EmRoma_ Panteão05

Inscrição original na fachada

Curiosidades

  •  Ele tem tantas características impressionantes que até Michelangelo dizia que essa é uma obra realizada por anjos e não por seres humanos.
  • Acredita-se que o Panteão possa ter sido a primeira construção feita com a intenção de que sua aparência interior fosse mais impressionante do que a exterior. Ele foi recoberto com materiais nobres, especialmente granito cinza e mármores amarelo e roxo.

EmRoma_ Pateão 03

EmRoma_ Pateão 02

  • Uma característica curiosa do Panteão é que ele representa um cruzamento de culturas: enquanto o pórtico é influenciado fortemente pela arquitetura clássica grega, o domo tem mais traços da arquitetura romana.
  • O Panteão é atualmente um orgulho para a Itália e para Roma, não apenas por sua importância histórica, mas também por que ele é considerado a construção mais bem preservada da Roma Antiga.

 

Onde se hospedar pertinho do Pantheon?

Veja aqui as melhores opções de hotéis pertinho do pantheon.

Horário de Abertura

Segunda a Sábado: das 9h00 às 19h30
Domingos: das 9h00 às 18h00
Feriados: das 9hoo às 13h00
Fechado: 1° de janeiro, 1° de maio e dia 25 de Dezembro

Ingressos

A visita é gratuita até dia 1° de maio de 2018.

A partir do dia 2 de maio de 2018 serão cobrados 2 euros por ingresso.

Como fazer um tour guiado no Pantheon?

Pertinho das atrações

Pertinho para comer

Fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Pantheon_(Roma)

Quem visitou o Pantheon gratuitamente levanta a mão!!! O que acharam? Deixe seu comentário abaixo!

Quem vem à Roma até dia 1 de maio de 2018 ainda pode visitar esse maravilhoso monumento gratuitamente! Aproveite!

Sabia que nós organizamos transfers do/para os aeroportos, temos hospedagem, fazemos roteiros personalizados e também serviços fotográficos?

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

Deixe um comentário