Pegando o Transporte Público

Trem e Tram

A Jornada Começa

A primeira coisa que fiz quando cheguei a Roma foi utilizar o transporte público. Desci no aeroporto de Fiumicino, e logo já peguei o trem até a Estação de Trastevere. Foi bem sossegado encontrar o local de onde ele partiria, a bilheteria, etc. Comprei o ticket sem problemas (8 euros), e me encaminhei até a plataforma correspondente. Logo ao lado havia um trem da Trenitalia, todo bonito, o que me fez sentir um leve desapontamento quando o meu trem chegou. Ele era meio velhinho.

A viagem foi bem sossegada, fiquei admirando as paisagens e as pessoas que entravam e saíam do trem. Havia um painel onde os passageiros poderiam consultar a próxima estação, e um aviso sonoro também.

Pequena Confusão

Cheguei sem problemas na Estação de Trastevere. E lá começou minha jornada de verdade. Eu sabia que deveria pegar o Tram 8, mas não estava encontrando o bendito! Então resolvi perguntar. Falei com a atendente da lojinha do terminal e ela disse que eu deveria pegar o tram que passava lá na frente. Porém, o número era diferente (Tram 3).

Fiquei super pedida. Fui até o ponto onde as pessoas estavam aguardando o próximo tram e perguntei a um rapaz como fazia para chegar a Trastevere. Ele disse que poderia pegar aquele mesmo. E assim o fiz.

Entrei no tram, e fiquei olhando o trajeto (os próximos pontos). Não parecia certo. E o pior: vi duas estrangeiras passando um bilhete na maquininha (parece aquela dos ônibus de São Paulo). E cadê meu bilhete? A sensação ruim de estar andando sem pagar me tomou e fiquei me sentindo super mal. Então já aproveitei e perguntei novamente a um rapaz dentro do tram se ele morava aqui e se eu estava indo no sentido certo. Ele disse que sim, e só depois de uns minutos entendi o que havia acontecido. Eu deveria ter feito uma baldeação no meio do caminho!

Desci do tram, e aproveitei para perguntar a um senhor (que estava no ponto, aguardando) onde eu poderia comprar o bilhete do tram (1,50 euro). Ele respondeu que em qualquer tabacaria ou banca de jornal. Uau! Agora fazia sentido a falta de uma bilheteria no terminal. Comprei um bilhete e peguei o tram no sentido contrário para fazer a baldeação. Ufa, que jornada! Mas deu tudo certo, no final!

Metrô e Ônibus

O metrô e o ônibus utilizam o mesmo bilhete do tram (que tem validade de 100 minutos a partir da primeira utilização). Minha impressão desses dois meios de transporte é que poderiam ser mais modernos (estou comparando com metrô e ônibus de São Paulo).

São meios de transporte que funcionam, mas podem demorar um pouco para chegar (mais uma vez, falando com a mentalidade de uma paulistana). O legal é que consegui utilizar o mesmo aplicativo de celular que utilizo no Brasil, e deu certo (Moovit).

Em Resumo

Curti experimentar todos os meios de transporte por aqui (cheguei a pegar um táxi, até), mas o meu preferido continua sendo o mesmo em qualquer lugar: meu pés!

Acho que vale a pena andar o máximo que puder (ou aguentar), pois há muito o que se ver pelas ruas de Roma.

Para saber mais sobre transportes públicos em Roma, clique aqui.

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Suelen
Suelen é uma paulistana em busca de novas experiências, aprendizado e autoconhecimento. Boa de garfo e amante dos livros, em seus diálogos sempre surge alguma frase de filmes ou séries que (quase) ninguém entende.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

Deixe um comentário