Piazza del Popolo, suas curiosidades e atrações

A Piazza del Popolo é uma das maiores praças do centro histórico de Roma. Lá assisti alguns jogos da Copa no telão e vi gratuitamente o show de Lenny Kravitz em 2009. É lá que acontecem diversos eventos, é onde vão os romanos para tomar um solzinho e se aquecer no inverno no intervalo do trabalho, é onde os turistas vão para admirar as várias atrações que irei descrever abaixo.

Vamos conhecer as várias atrações e curiosidades da Piazza del Popolo? Vem comigo!

Curiosidades da Piazza del Popolo:

  • ela tem cerca de 16.000m² e capacidade para cerca de 65 mil pessoas
  • fica no interior do portão norte da Muralha Aureliana. Este portão já foi chamado de Porta Flaminia, durante o período da Roma Antiga. Sobre o portão há uma mensagem que diz “Por uma entrada feliz e abençoada”, criada para a Rainha Cristina quando ela se converteu ao catolicismo e visitou Roma.

Piazza del Popolo, suas curiosidades e atrações - EmRoma.com

  • Durante vários séculos, a Piazza Del Popolo foi utilizada para a realização de execuções públicas. A última ocorreu no ano de 1826.
  • Em 1572, Giacomo della Porta havia trabalhado no design da Piazza, construindo uma fonte. O responsável pelo desenho atual da Piazza, porém, foi Giuseppe Valadier. Ele demoliu a fonte de Giacomo e mais algumas estruturas, e criou para a praça um design em estilo Neoclássico, inspirado pelo projeto de Bernini para a Praça de São Pedro. A construção ocorreu durante o período de 1811 a 1822.

Atrações:

1. Obelisco Egipcio

Piazza del Popolo, suas curiosidades e atrações - EmRoma.com

No centro da Piazza Del Popolo há um obelisco egípcio. Três lados do obelisco foram entalhados durante o reinado de Seth I e o quarto lado, durante o reinado de Ramses II. O monumento é chamado de Obelisco Flaminio ou Obelisco Popolo. Ele tem 24m de altura, tornando-se um dos mais altos de Roma. Além disso, é também o segundo mais antigo. Em volta do obelisco há quatro pequenas fontes, cada uma com a estátua de um leão.

2. Duas fontes

Piazza del Popolo, suas curiosidades e atrações - EmRoma.comPiazza del Popolo, suas curiosidades e atrações - EmRoma.com

A Piazza traz fontes de Giovanni Ceccarini nos lados leste e oeste. As duas têm a mesma composição, com uma figura principal ladeada por duas figuras secundárias. No lado oeste fica a fonte que exibe o deus Netuno e dois golfinhos. Já do lado leste, fica uma fonte retratando a deusa Roma com sua lança e elmo, com a loba que amamenta Rômulo e Remo.

3. Igrejas gêmeas

A Piazza abriga também duas igrejas gêmeas: Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria di Montesanto. Elas são fruto do trabalho de Bernini, construídas no século XVII.

4. Igreja de Santa Maria del Popolo

Piazza del Popolo, suas curiosidades e atrações - EmRoma.com

Além destas duas igrejas, há também a Igreja de Santa Maria Del Popolo (leia mais sobre essa igreja aqui), construída no século XI ao lado do portão, onde o imperador Nero morreu. Essa igreja passou por duas reformas nos anos seguintes, adotando os estilos renascentista e barroco.

5. Tridente

São as 3 ruas que saem (ou chegam) na Piazza del Popolo. São: a Via di Ripetta, Via del Corso e Via del Babuino.

Você já sabia que a Piazza del Popolo reúne tantas atrações em um lugar só e ainda por cima é lindona?

Mini guia para te ajudar a se localizar, a comer e se hospedar na região:

Onde fica a Piazza del Popolo?

O que tem ali pertinho?

Onde se hospedar ali pertinho?

Para alugar diretamente com EmRoma : Apartamento luxo (8 minutos a pé),  Apartamento luxo com terraço, (9 minutos a pé) , Quarto luxo 1Quarto luxo 2 (12 minutos a pé)

Hotéis que recomendo pertinho da Piazza del Popolo: Tridente Suites , Ripetta Palace e Ripetta Relais.

Onde Comer ali pertinho?

 

Fontes: http://www.tesoridiroma.net/ e https://it.wikipedia.org

 

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

Deixe um comentário