Amar

Piazza del Popolo, suas curiosidades e atrações

A Piazza del Popolo é uma das maiores praças do centro histórico de Roma. Lá assisti alguns jogos da Copa no telão e vi gratuitamente o show de Lenny Kravitz em 2009. É lá que acontecem diversos eventos, é onde vão os romanos para tomar um solzinho e se aquecer no inverno no intervalo do trabalho, é onde os turistas vão para admirar as várias atrações que irei descrever abaixo.

Vamos conhecer as várias atrações e curiosidades da Piazza del Popolo? Vem comigo!

Curiosidades da Piazza del Popolo:

  • ela tem cerca de 16.000m² e capacidade para cerca de 65 mil pessoas
  • fica no interior do portão norte da Muralha Aureliana. Este portão já foi chamado de Porta Flaminia, durante o período da Roma Antiga. Sobre o portão há uma mensagem que diz “Por uma entrada feliz e abençoada”, criada para a Rainha Cristina quando ela se converteu ao catolicismo e visitou Roma.

Piazza del Popolo, suas curiosidades e atrações - EmRoma.com

  • Durante vários séculos, a Piazza Del Popolo foi utilizada para a realização de execuções públicas. A última ocorreu no ano de 1826.
  • Em 1572, Giacomo della Porta havia trabalhado no design da Piazza, construindo uma fonte. O responsável pelo desenho atual da Piazza, porém, foi Giuseppe Valadier. Ele demoliu a fonte de Giacomo e mais algumas estruturas, e criou para a praça um design em estilo Neoclássico, inspirado pelo projeto de Bernini para a Praça de São Pedro. A construção ocorreu durante o período de 1811 a 1822.

Atrações:

1. Obelisco Egipcio

Piazza del Popolo, suas curiosidades e atrações - EmRoma.com

No centro da Piazza Del Popolo há um obelisco egípcio. Três lados do obelisco foram entalhados durante o reinado de Seth I e o quarto lado, durante o reinado de Ramses II. O monumento é chamado de Obelisco Flaminio ou Obelisco Popolo. Ele tem 24m de altura, tornando-se um dos mais altos de Roma. Além disso, é também o segundo mais antigo. Em volta do obelisco há quatro pequenas fontes, cada uma com a estátua de um leão.

2. Duas fontes

Piazza del Popolo, suas curiosidades e atrações - EmRoma.com    Piazza del Popolo, suas curiosidades e atrações - EmRoma.com

A Piazza traz fontes de Giovanni Ceccarini nos lados leste e oeste. As duas têm a mesma composição, com uma figura principal ladeada por duas figuras secundárias. No lado oeste fica a fonte que exibe o deus Netuno e dois golfinhos. Já do lado leste, fica uma fonte retratando a deusa Roma com sua lança e elmo, com a loba que amamenta Rômulo e Remo.

3. Igrejas gêmeas

A Piazza abriga também duas igrejas gêmeas: Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria di Montesanto. Elas são fruto do trabalho de Bernini, construídas no século XVII.

4. Igreja de Santa Maria del Popolo

Piazza del Popolo, suas curiosidades e atrações - EmRoma.com

Além destas duas igrejas, há também a Igreja de Santa Maria Del Popolo (leia mais sobre essa igreja aqui), construída no século XI ao lado do portão, onde o imperador Nero morreu. Essa igreja passou por duas reformas nos anos seguintes, adotando os estilos renascentista e barroco.

5. Tridente

São as 3 ruas que saem (ou chegam) na Piazza del Popolo. São: a Via di Ripetta, Via del Corso e Via del Babuino.

Abaixo deixo um mini guia para te ajudar a se localizar, a comer e se hospedar na região:

Onde fica a Piazza del Popolo?

O que tem ali pertinho?

Onde se hospedar?

Para alugar diretamente com EmRoma (mais informações por email info@emroma.com) :

Hotéis na região de Piazza del Popolo (clique aqui).

Onde Comer:

Você sabia que a Piazza del Popolo reúne tantas atrações em um lugar só e ainda por cima é lindona?

Fontes: http://www.tesoridiroma.net/ e https://it.wikipedia.org

 

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário