Piazza Navona

A Piazza Navona, assim como cada pedacinho do restante da cidade, está repleta de história e de arte.

A origem desta Piazza vem da Roma Antiga. No mesmo local, entre 81 e 96 d.C., o imperador romano Domitiano construiu um estádio, que ficou conhecido como Circus Agonalis – ou Arena de Competição. Essa é provavelmente a origem do nome da praça, que seria uma alteração de “Agonalis” para “in Agona”, “Nagona”, e então para “Navona”.

As 3 fontes

Fontana dei Quattro Fiumi

A Fonte dos quatro rios (fontana dei quattro fiumi) é a maior fonte da praça. Essa fonte representa os quatro principais rios de cada um dos continentes: o Rio Nilo na África, o Rio Danúbio na Europa, o Rio Ganges na Ásia e o Rio da Prata na América.
Ela foi construída entre os anos de 1647 e 1651 a pedido do papa Inocêncio X. A criação da fonte havia sido concedida a Borromini, mas acabou sendo realizada por Bernini, seu rival.
Ele fica no meio da Piazza Navona.

Fontana del Nettuno

Piazza Navona Fontana de netuno

Conhecida como Carderari, foi construída em 1576 e criada por Giacomo della Porta.

Ela representa Netuno, o deus romano dos mares, rodeado por ninfas do oceano; essas imagens, porém, só foram incluídas no design da fonte durante o século XIX.

Fontana del Moro

Representa um mouro segurando um golfinho; essa figura foi acrescentada no desenho original da fonte por Bernini, durante o século XVII. Outras estátuas, de tritões, são do século XIX.

Igreja de Sant’Agnese

Outro destaque da Piazza Navona é a Igreja de Sant’Agnese em Agone.

A lenda diz que, no lugar onde fica a igreja, Santa Agnes teve suas roupas arrancadas; porém, enquanto rezava, seu cabelo cresceu cobrindo o corpo todo, e ela foi salva da desgraça de ser vista nua. Graças a isso, Santa Agnes é a protetora da castidade e das virgens contra o estupro.
A fachada da Igreja de Sant’Agnese foi restaurada em 1652, por uma solicitação do papa Inocêncio X, com um desenho criado por Borromini; o processo de construção foi concluído somente em 1670.

PiazzaNavona1

Todas as melhorias na Piazza realizadas pelo papa Inocêncio tem uma justificativa: foi um gesto em homenagem à família Pamphili. Não era incomum que os papas fizessem reformas em determinada área da cidade para honrar suas famílias; o papa Urbano VIII já tinha feito o mesmo na colina Quirinal para a glória da família Barberini.
A escolha da Piazza Navona para receber estas reformas ocorreu por que o palácio da família ficava em frente à praça. Hoje em dia, o Palazzo Pamphili é a sede da Embaixada Brasileira na Itália.

Procurando uma hospedagem pertinho da Piazza Navona? Ache aqui as melhores opções

A Piazza Navona não é apenas um local interessante para visitantes interessados em cultura e história, mas também fica em uma área de Roma muito movimentada repleta de cafés, restaurantes e bares.

Pertinho das atrações

Pertinho para comer

Gostaram? Se quiserem saber mais, deixe um comentário logo abaixo!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

Deixe um comentário