Curiosidades e Lendas O que ver em Roma?

Piazza Navona

A Piazza Navona, assim como cada pedacinho do restante da cidade, está repleta de história e de arte.

A origem desta Piazza vem da Roma Antiga. No mesmo local, entre 81 e 96 d.C., o imperador romano Domitiano construiu um estádio, que ficou conhecido como Circus Agonalis – ou Arena de Competição. Essa é provavelmente a origem do nome da praça, que seria uma alteração de “Agonalis” para “in Agona”, “Nagona”, e então para “Navona”.

As 3 fontes

Fontana dei Quattro Fiumi

A Fonte dos quatro rios (fontana dei quattro fiumi) é a maior fonte da praça. Essa fonte representa os quatro principais rios de cada um dos continentes: o Rio Nilo na África, o Rio Danúbio na Europa, o Rio Ganges na Ásia e o Rio da Prata na América.
Ela foi construída entre os anos de 1647 e 1651 a pedido do papa Inocêncio X. A criação da fonte havia sido concedida a Borromini, mas acabou sendo realizada por Bernini, seu rival.
Ele fica no meio da Piazza Navona.

Fontana del Nettuno

Piazza Navona Fontana de netuno

Conhecida como Carderari, foi construída em 1576 e criada por Giacomo della Porta.

Ela representa Netuno, o deus romano dos mares, rodeado por ninfas do oceano; essas imagens, porém, só foram incluídas no design da fonte durante o século XIX.

Fontana del Moro

Representa um mouro segurando um golfinho; essa figura foi acrescentada no desenho original da fonte por Bernini, durante o século XVII. Outras estátuas, de tritões, são do século XIX.

Igreja de Sant’Agnese

Outro destaque da Piazza Navona é a Igreja de Sant’Agnese em Agone.

A lenda diz que, no lugar onde fica a igreja, Santa Agnes teve suas roupas arrancadas; porém, enquanto rezava, seu cabelo cresceu cobrindo o corpo todo, e ela foi salva da desgraça de ser vista nua. Graças a isso, Santa Agnes é a protetora da castidade e das virgens contra o estupro.
A fachada da Igreja de Sant’Agnese foi restaurada em 1652, por uma solicitação do papa Inocêncio X, com um desenho criado por Borromini; o processo de construção foi concluído somente em 1670.

PiazzaNavona1

Todas as melhorias na Piazza realizadas pelo papa Inocêncio tem uma justificativa: foi um gesto em homenagem à família Pamphili. Não era incomum que os papas fizessem reformas em determinada área da cidade para honrar suas famílias; o papa Urbano VIII já tinha feito o mesmo na colina Quirinal para a glória da família Barberini.
A escolha da Piazza Navona para receber estas reformas ocorreu por que o palácio da família ficava em frente à praça. Hoje em dia, o Palazzo Pamphili é a sede da Embaixada Brasileira na Itália.

Procurando uma hospedagem pertinho da Piazza Navona? Ache aqui as melhores opções

A Piazza Navona não é apenas um local interessante para visitantes interessados em cultura e história, mas também fica em uma área de Roma muito movimentada repleta de cafés, restaurantes e bares.

Pertinho das atrações

Pertinho para comer

Gostaram? Se quiserem saber mais, deixe um comentário logo abaixo!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário