Uma Pirâmide Em Roma! Você sabia que tem uma pirâmide em Roma?

Quando você pensa em Roma, o que vem à sua mente? Provavelmente, locais como o Coliseu (leia mais clicando aqui), a Fontana di Trevi (leia mais clicando aqui) ou o Panteão (leia mais clicando aqui). Talvez já tenha lido algo sobre os vários obeliscos egipcios de Roma. Mas… com certeza, você não pensaria em encontrar uma pirâmide em Roma, certo?

Isso porque pirâmides são um elemento da cultura egípcia. Elas são túmulos, construídos para proteger e conservar os corpos mumificados e os bens materiais dos faraós e nobres. Os egípcios antigos acreditavam que, ao construir uma pirâmide e enterrar uma pessoa com todas as suas riquezas, ela poderia manter seus bens na vida após a morte.

Apesar das pirâmides serem originárias do Egito, em Roma você poderá ver e visitar a Pirâmide Cestia, ou Pirâmide de Caio Cestio. Foi construída entre os anos 18 e 12 a.C. por Caio Cestio que foi um nobre e político romano que era um dos membros do”septemviri epulones” (em português, Sete Opulões), um colégio sacerdotal que era encarregado de organizar banquetes em homenagem aos deuses. Ao morrer, Cestio deixou um testamento exigindo que seus herdeiros construíssem uma pirâmide para seu corpo e seriam deserdados caso eles se recusassem ou não conseguissem.

Adivinhem só o que aconteceu? Claro, os herdeiros de Caio Cestio conseguiram cumprir o seu último desejo em 330 dias. A pirâmide foi construída com “calcestruzzo” (material parecido com concreto armado), que já era utilizado por sírios, gregos e claro, por egípcios e usaram mármore branco para o revestimento.

O resultado final foi um monumento que tem cerca de  37 metros de altura e 90m² de base. Ao longo dos anos a Pirâmide Cestia foi saqueada algumas vezes, o que deixou marcas no seu interior, mas não se sabe ao certo se algo de valioso foi encontrado nela.

Piramide em Roma

Outras pirâmides em Roma

Embora a Pirâmide Cestia seja a mais famosa, ela não foi a única em Roma. Depois que o Egito se tornou uma província de Roma, no ano de 30 a.C., os romanos passaram a apreciar a cultura da terra dos faraós. Com isso, alguns romanos tentaram reconstruir a arquitetura egípcia, que resultou na construção de pelo menos mais uma pirâmide.

A Meta Romoli (conhecida também como “Pirâmide Vaticana”, ou “Pirâmide de Borgo”) foi demolida em 1499. Ela estava localizada entre o Castelo Santo Angelo e o início da Via Conciliazione. Essa pirâmide aparece em várias pinturas e afrescos, bem como na porta de bronze da Basílica de São Pedro (leia mais sobre esta basílica clicando aqui).

As informações sobre outras pirâmides são um pouco confusas. Alguns afirmam que, no local onde hoje fica a Piazza del Popolo (leia mais sobre esta praça clicando aqui), havia uma pirâmide chamada de Meta Remi. Outros afirmam que a Meta Remi é, na verdade, a Pirâmide Cestia. Alguns estudos afirmam ainda que já existiram essas duas pirâmides em Roma.

Se você se interessou pelo assunto, aproveite e visite a Pirâmide Cestia e veja de perto a história deste tempo antigo e fascinante!

Guia

Recomendo vivamente contratar uma guia privativa em língua portuguesa para seus passeios (custa menos do que você imagina!). 

Horário de Abertura

Aberta somente aos sábados e tem apenas uma visita guiada que inicia às 11h00.
Reserva obrigatória.

Ingressos

Em breve!

Onde fica

A Pirâmide Cestia está localizada em frente à estação Piramide, na Linha B.

Pertinho pra ver:

Pertinho pra comer:

Em breve!

Pertinho pra ficar:

Em breve!

Outros posts que podem te interessar:

Você sabe de outras cidades na Itália que também tem pirâmide? Me conte!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!

Deixe um comentário