Dicas Úteis

Quando visitar Roma? Veja qual o melhor período para você

Alguns de nós tem a possibilidade de escolher quando viajar. Outros podem partir somente durante as férias escolares ou de trabalho. E então, quando visitar Roma? Qual seria o melhor período para você?

 

Essa é sempre uma das primeiras perguntas que me fazem, afinal em base a alguns fatores podemos escolher as roupas ideais, os programas ideais, a duração da estadia e até mesmo que pratos comer.
Na verdade essa é uma pergunta muito pessoal, né? Analise as perguntas abaixo e logo descobrira qual é o período ideal para a sua viagem!

Quando visitar Roma: frio ou calor?

 

Para quem gosta de frio

Se o frio te atrai, ideal seria vir para Roma a partir de novembro, considerando que o período de frio mais rigoroso é da metade de dezembro ao final de fevereiro.
A cidade não fica muito cheia e o preço da hospedagem é bem mais em conta.
Se você estiver aqui em dezembro, é uma oportunidade para ir nos eventos de Natal.
Para quem gosta de calor
Para os fãs do calor, bom mesmo é visitar Roma da metade de julho até o final de agosto!
Esse é o meu período favorito pois a cidade fica mais vazia e consequentemente não tem trânsito. As filas em museus e monumentos são muito menores e a noite oferece muita opção de passeios ao ar livre.
Apesar de ser alta temporada no resto dos lugares, em Roma não é, e o preço da estadia também diminui.
Se você estiver aqui em agosto pode aproveitar a programação especial de verão. Veja mais nesse post os lados positivos e negativos de vir à Roma no verão
Temperaturas amenas
As temperaturas amenas são durante a primavera ou outono.
A primavera vai de abril a junho, quando os jardins e parques estão floridos ótimo para passear e fazer piquenique. É o período da alta temporada aqui em Roma.
O outono vai de setembro a dezembro. A cidade fica em tons alaranjado pois os prédios já tem essa cor, mas as folhas das árvores também ganhem esse tom. O azul do céu parece mais intenso e a luz dos dias de outono é a minha preferida! O por do sol durante o outono é ainda mais bonito.

 Quando chove?

Com essa mudança do clima mundial fica difícil de dizer!
Desculpe a minha sinceridade, mas melhor mesmo é contar com a sorte! A previsão do tempo por aqui não costuma acertar, portanto não contem com isso. Mas não se preocupe, apesar de Roma ser considerada um museu a céu aberto, opções de programas não faltarão.

Fazer compras?

O período de Saldi, ou seja, de promoções, que duram aproximadamente 6 semanas em Roma,  iniciam no começo de janeiro  para artigos de inverno e as promoções de verão vão do início de julho como conto aqui neste post.
Se essa é a sua opção, faça uma mala mais vazia ou use o truque da mala menor dentro de uma mala maior para carregar as suas comprinhas!
Gostaram das minhas dicas? Você se lembrou de algo que pode influenciar na escolha da data da sua viagem? Espero que tenha te ajudado na sua decisão de quando visitar Roma. Deixe o seu comentário aqui abaixo e Buon Viaggio!  

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

 

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário