Curiosidades e Lendas Restaurantes

Uma refeição italiana: 4 pratos e 4 bebidas!

Mamma mia!!! Os italianos comem 4 pratos e tomam 4 bebidas em uma refeição?

SIM!

Essa é uma refeição italiana completa servida na casa de locais e também nos restaurantes. Quando você for a um restaurante irá ver o menu separado em várias etapas que cito logo abaixo.

Enquanto você escolhe o que comer, o garçom pergunta qual vinho quer tomar e também se prefere água com gás ou sem gás. E nada de sucos!

Nessa terra onde apreciar o sabor de cada ingrediente é muito importante, a comida é servida em etapas.

Vamos entender melhor:

1. Antipasto

É a entrada.

Normalmente você pode escolher entre a famosa bruschetta (pronuncia “brusquêta”), ou tábua de frios, bolinhos fritos, queijos ou salada.

2. Primo piatto


É o primeiro prato. Normalmente é servido massa ou risoto, ou uma sopa no inverno

3. Secondo piatto

O segundo prato é a carne ou peixe.

Você terá a opção de pedir um contorno, que é um acompanhamento, e normalmente é batata ao forno, frita ou uma verdura da estação. Poucos restaurantes servem o segundo prato com o acompanhamento.

4. Dolce  



É a sobremesa!

Caffè

O café italiano é bem forte e concentrado em uma pequena dose. Não se assuste quando você ver o café, é a metade de um espresso brasileiro, às vezes até menos. Então não pense “que mão de vaca! Por que colocou só isso?”. Se quiser um espresso como o do Brasil, peça um caffè lungo. Caso goste do café bem fraquinho peça um café americano.

DICA: Os italianos nunca pedem cappuccino depois das refeições. Eles consideram uma bebida de café da manhã!  🙂

Digestivo


Os italianos bebem algum licor depois das refeições para ajudar a digerir. Pode ser um limoncello, uma grappa ou um amaro.

Resumindo a refeição italiana

  • 1. Entrada, 2. Primeiro prato, 3. Segundo prato, 4. Sobremesa
  • 1. Vinho, 2. Água, 3. Café, 4. Digestivo

Muitas vezes os italianos realmente comem e bebem tudo isso! No dia a dia talvez pulem a entrada, a sobremesa e o digestivo, mas um primeiro, um segundo e um café depois do almoço é quase uma regra.

Você sabia disso? Se já comeu em um autêntico restaurante italiano, me conta como foi? Deixe um comentário abaixo!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

 

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário