Uma refeição italiana: 4 pratos e 4 bebidas!

Mamma mia!!! Os italianos comem 4 pratos e tomam 4 bebidas em uma refeição?

SIM!

Essa é uma refeição italiana completa servida na casa de locais e também nos restaurantes. Quando você for a um restaurante irá ver o menu separado em várias etapas que cito logo abaixo.

Enquanto você escolhe o que comer, o garçom pergunta qual vinho quer tomar e também se prefere água com gás ou sem gás. E nada de sucos!

Nessa terra onde apreciar o sabor de cada ingrediente é muito importante, a comida é servida em etapas.

Vamos entender melhor:

1. Antipasto

É a entrada.

Normalmente você pode escolher entre a famosa bruschetta (pronuncia “brusquêta”), ou tábua de frios, bolinhos fritos, queijos ou salada.

2. Primo piatto


É o primeiro prato. Normalmente é servido massa ou risoto, ou uma sopa no inverno

3. Secondo piatto

O segundo prato é a carne ou peixe.

Você terá a opção de pedir um contorno, que é um acompanhamento, e normalmente é batata ao forno, frita ou uma verdura da estação. Poucos restaurantes servem o segundo prato com o acompanhamento.

4. Dolce  



É a sobremesa!

Caffè

O café italiano é bem forte e concentrado em uma pequena dose. Não se assuste quando você ver o café, é a metade de um espresso brasileiro, às vezes até menos. Então não pense “que mão de vaca! Por que colocou só isso?”. Se quiser um espresso como o do Brasil, peça um caffè lungo. Caso goste do café bem fraquinho peça um café americano.

DICA: Os italianos nunca pedem cappuccino depois das refeições. Eles consideram uma bebida de café da manhã!  🙂

Digestivo


Os italianos bebem algum licor depois das refeições para ajudar a digerir. Pode ser um limoncello, uma grappa ou um amaro.

Resumindo a refeição italiana

  • 1. Entrada, 2. Primeiro prato, 3. Segundo prato, 4. Sobremesa
  • 1. Vinho, 2. Água, 3. Café, 4. Digestivo

Muitas vezes os italianos realmente comem e bebem tudo isso! No dia a dia talvez pulem a entrada, a sobremesa e o digestivo, mas um primeiro, um segundo e um café depois do almoço é quase uma regra.

Você sabia disso? Se já comeu em um autêntico restaurante italiano, me conta como foi? Deixe um comentário abaixo!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

 

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

Deixe um comentário