Curiosidades e Lendas

A Lenda de Rômulo e Remo

Boa parte da história das origens de povos ou civilizações são baseadas em mitos ou lendas. Roma não poderia ser diferente.

A origem de Roma é uma história fascinante.

A lenda de Rômulo e Remo – e tudo começou assim…

Rômulo e Remo eram filhos de Reia Sílvia que afirmava ter sido violentada pelo deus Marte. Seu tio Amúlio havia tirado o pai de Sílvia, Numitor, do trono de uma cidade denominada Alba Longa.

Amúlio tinha como objetivo confinar Reia Sílvia à castidade para que seu irmão não reivindicasse o trono que ele havia usurpado. Com o nascimento dos gêmeos Romulo e Remo ele temia o que poderia acontecer depois, prendeu Reia em um calabouço e solicita que as crianças sejam jogadas no rio Tibre.

Foto: Gustavo Fiorentino (Instagram: @gustavofiorentino)

Foto: Gustavo Fiorentino (Instagram: @gustavofiorentino)

A loba e os bebês

A correnteza das águas levaram a cesta com os bebês até as margens do rio e eles foram salvos por uma loba. Então ela os amamentou e cuidou deles até que foram encontrados por um pastor, que com sua mulher, os criou.

A descoberta de suas origens

Remo, já na fase adulta, se desentende com pastores vizinhos que o tomaram e levaram até a presença do rei Amúlio que resolveu aprisioná-lo. Fáustulo resolve contar para Rômulo quais foram as circunstâncias de seu nascimento. A partir de então ele foi até o palácio e conseguiu libertar Remo. Ele aproveita e mata Amúlio a fim de restituir o trono ao avô Numitor.

A desavença entre os irmãos

Rômulo e Remo resolvem fundar uma cidade no local onde haviam sido encontrados. Rômulo desejava colocar o nome de Roma e edificá-la sobre o Palatino, porém Remo queria nomeá-la de Remora e construí-la no Aventino. E desse momento em diante passou a ter entre os dois irmãos gêmeos uma discussão e disputa acirrada.

Já reservou seu hotel em Roma? Procure as melhores ofertas clicando aqui! Você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a crescer! Obrigada! 🙂

A grande tragédia e o nascimento de Roma

Para que pudessem decidir qual dos nomes colocar na nova cidade, ficou estabelecido que seria de acordo com o desejo dos deuses, inclusive para determinar quem iria reinar. No entanto, como resultado dessa divergência Rômulo matou Remo e se tornou o primeiro rei de Roma, que foi fundada em 753 a.C..

Ao sul do Aventino, Remo foi sepultado e hoje o local é conhecido como Remoria. Existe até uma festa celebrada no mês de maio chamada de Remúria em homenagem ao falecido. Já Rômulo reinou por 38 anos e morre em 716 a.C. em virtude de uma grande tempestade provocada pelo deus Marte. Rômulo então é tragado para o firmamento e passou a ser o deus romano Quirino.

Quanta emoção há nessa lenda de Rômulo e Remo, não é mesmo?

Logo, quando você viajar para Roma irá encontrar várias imagens de uma loba amamentando duas crianças, isso para remeter à lenda de Rômulo e Remo. Gostou? Essa história é mesmo fascinante!

Um forte abraço.

Bom passeio!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com


Já reservou seu tour em Roma? Veja abaixo algumas opções

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

3 comentários

  • Não vou para Roma, mas amei a história!
    Estou no 6° ano e a professora nos pediu que fizéssemos uma pesquisa sobre esses irmãos, procurei em vários sites, mas esse foi o melhor, as suas explicações são de fácil entendimento!
    Parabéns, o seu blog é super organizado, os temas abordados são muito bons!

    Um beijão 😘 😊

Deixe um comentário