A Lenda de Rômulo e Remo

Boa parte da história das origens de povos ou civilizações são baseadas em mitos ou lendas. A lenda de Rômulo e Remo é a mais famosa e torna a história da origem de Roma fascinante.

a lenda de Romulo e Remo - EmRoma.com

A lenda de Rômulo e Remo – e tudo começou assim…

Rômulo e Remo eram filhos de Reia Sílvia que afirmava ter sido violentada pelo deus Marte. Seu tio Amúlio havia tirado Numitor, o pai de Sílvia, do trono de uma cidade denominada Alba Longa.

Amúlio tinha como objetivo confinar Reia Sílvia à castidade para que seu irmão não reivindicasse o trono que ele havia usurpado. Com o nascimento dos gêmeos Romulo e Remo ele temia o que poderia acontecer depois. Ele prendeu Reia em um calabouço e solicita que as crianças sejam jogadas no rio Tibre.

a lenda de Romulo e Remo - EmRoma.com

Foto: Gustavo Fiorentino (Instagram: @gustavofiorentino)

A loba e os bebês

A correnteza das águas levaram a cesta com os bebês até as margens do rio e eles foram salvos por uma loba. Então ela os amamentou e cuidou deles até que foram encontrados por um pastor, que com sua mulher, os criou.

A descoberta de suas origens

Remo, já na fase adulta, se desentende com pastores vizinhos que o tomaram e levaram até a presença do rei Amúlio que resolveu aprisioná-lo. Fáustulo resolve contar para Rômulo quais foram as circunstâncias de seu nascimento. A partir de então ele foi até o palácio e conseguiu libertar Remo. Ele aproveita e mata Amúlio a fim de restituir o trono ao avô Numitor.

A desavença entre os irmãos

Rômulo e Remo resolvem fundar uma cidade no local onde haviam sido encontrados. Rômulo desejava colocar o nome de Roma e edificá-la sobre o Palatino – (Saiba mais sobre tours em lingua portuguesa no Palatino, Forum Romano e Coliseu) porém Remo queria nomeá-la de Remora e construí-la no Aventino. E desse momento em diante passou a ter entre os dois irmãos gêmeos uma discussão e disputa acirrada.

A grande tragédia e o nascimento de Roma

Para que pudessem decidir qual dos nomes colocar na nova cidade, ficou estabelecido que seria de acordo com o desejo dos deuses, inclusive para determinar quem iria reinar. No entanto, como resultado dessa divergência Rômulo matou Remo e se tornou o primeiro rei de Roma, que foi fundada em 753 a.C..

Ao sul do Aventino, Remo foi sepultado e hoje o local é conhecido como Remoria. Existe até uma festa celebrada no mês de maio chamada de Remúria em homenagem ao falecido. Já Rômulo reinou por 38 anos e morre em 716 a.C. em virtude de uma grande tempestade provocada pelo deus Marte. Rômulo então é tragado para o firmamento e passou a ser o deus romano Quirino.

Quanta emoção há nessa lenda de Rômulo e Remo, não é mesmo?

Reserve seu hotel pelo booking

Logo, quando você viajar para Roma irá encontrar várias imagens de uma loba amamentando duas crianças, isso para remeter à lenda de Rômulo e Remo. Gostou? Essa história é mesmo fascinante!

Até a próxima!

Bom passeio!

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

3 comentários

  • Não vou para Roma, mas amei a história!
    Estou no 6° ano e a professora nos pediu que fizéssemos uma pesquisa sobre esses irmãos, procurei em vários sites, mas esse foi o melhor, as suas explicações são de fácil entendimento!
    Parabéns, o seu blog é super organizado, os temas abordados são muito bons!

    Um beijão 😘 😊

Deixe um comentário