Amar Curiosidades e Lendas

Dia 14 de fevereiro é o dia de San Valentino. Quem foi San Valentino?

Quase no mundo inteiro o dia dos namorados é comemorado no dia de Sao Valentim ou San Valentino em italiano.

Quem foi Sao Valentim?

Foi um bispo que viveu entre 175 e 245d.C. e, ao contrario de que muitas pessoas pensam, o dia 14 de fevereiro é a data da sua morte. Não existem dados precisos, mas de acordo com alguns documentos ele nasceu em Interamna Nahars (atual Terni) e dedicou sua vida à propagação do cristianismo e à ajudar os oprimidos e doentes.

Depois da sua morte súbita e cruel, os fieis de San Valentino em Interamna Nahars aumentaram tanto que no dia 14 de fevereiro iniciou-se uma festa litúrgica em sua homenagem.

Essa festa se tornou rapidamente popular em outros países devido a difusão do calendário romano em toda a Europa.

No dia 15 fevereiro se comemorava, em todos os países Anglo-Saxões, a Lupercalia que era a festa da fecundação. O Papa mudou então a data da festa pagã de Lupercalia para o dia 14 de fevereiro, que se fundiu, como o tempo, à festa de San Valentino.

No inicio do século XIX a data começa a ficar mais comercial com a fabricação e comercialização de cartões com mensagens de amor na Inglaterra, e com o sucesso, iniciaram a preparar saquinhos perfumados para vender com esses cartões em Londres, Paris, Nova York e depois nos EUA. Assim nasceu o dia de San Valentino!

Lendas:

Existem diversas lendas sobre San Valentino em muitos países.

Uma delas diz que imperador Claudio, por não ter voluntários suficientes para fazer parte do seu exercito para aumentar o império romano, proibiu casamentos. O motivo de não ter voluntários era justamente porque os homens não queriam deixar suas mulheres e filhos. San Valentino então, celebrava casamentos às escondidas até ser descoberto, mantido em prisão e depois foi executado durante a noite para não despertar furia dos seus fieis.

Outra lenda diz que um centurião se apaixonou por Serapia, mas não podiam se casar pois ele era pagão e ela de uma família cristã. San Valentin então batizou e celebrou o casamento deles para que pudessem viver o seu amor.

Mais uma lenda diz que San Valentin deu uma rosa de seu jardim a um casal que estavam brigando. Disse para que eles fizessem as pazes, orando e segurando juntos essa rosa. Depois de um tempo o casal pediu para que o bispo celebrasse o casamento deles, assim outros casais passaram a pedir a mesma benção ao bispo.

Hoje:

Hoje em dia Terni comemora o dia do seu padroeiro, San Valentino, com feirinha e missas na Basílica de San Valentino.

Fonte: http://www.amando.it/http://www.sanvalentinoterni.it/

Voce sabia sobre San Valentin? Conhece alguma outra lenda que fala sobre San Valentin? Deixe nos comentários!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com.

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário