Dia 14 de fevereiro é o dia de San Valentino. Quem foi San Valentino?

Quase no mundo inteiro o dia dos namorados é comemorado no dia de Sao Valentim ou San Valentino em italiano.

Quem foi Sao Valentim?

Foi um bispo que viveu entre 175 e 245d.C. e, ao contrario de que muitas pessoas pensam, o dia 14 de fevereiro é a data da sua morte. Não existem dados precisos, mas de acordo com alguns documentos ele nasceu em Interamna Nahars (atual Terni) e dedicou sua vida à propagação do cristianismo e à ajudar os oprimidos e doentes.

Depois da sua morte súbita e cruel, os fieis de San Valentino em Interamna Nahars aumentaram tanto que no dia 14 de fevereiro iniciou-se uma festa litúrgica em sua homenagem.

Essa festa se tornou rapidamente popular em outros países devido a difusão do calendário romano em toda a Europa.

No dia 15 fevereiro se comemorava, em todos os países Anglo-Saxões, a Lupercalia que era a festa da fecundação. O Papa mudou então a data da festa pagã de Lupercalia para o dia 14 de fevereiro, que se fundiu, como o tempo, à festa de San Valentino.

No inicio do século XIX a data começa a ficar mais comercial com a fabricação e comercialização de cartões com mensagens de amor na Inglaterra, e com o sucesso, iniciaram a preparar saquinhos perfumados para vender com esses cartões em Londres, Paris, Nova York e depois nos EUA. Assim nasceu o dia de San Valentino!

Lendas:

Existem diversas lendas sobre San Valentino em muitos países.

Uma delas diz que imperador Claudio, por não ter voluntários suficientes para fazer parte do seu exercito para aumentar o império romano, proibiu casamentos. O motivo de não ter voluntários era justamente porque os homens não queriam deixar suas mulheres e filhos. San Valentino então, celebrava casamentos às escondidas até ser descoberto, mantido em prisão e depois foi executado durante a noite para não despertar furia dos seus fieis.

Outra lenda diz que um centurião se apaixonou por Serapia, mas não podiam se casar pois ele era pagão e ela de uma família cristã. San Valentin então batizou e celebrou o casamento deles para que pudessem viver o seu amor.

Mais uma lenda diz que San Valentin deu uma rosa de seu jardim a um casal que estavam brigando. Disse para que eles fizessem as pazes, orando e segurando juntos essa rosa. Depois de um tempo o casal pediu para que o bispo celebrasse o casamento deles, assim outros casais passaram a pedir a mesma benção ao bispo.

Hoje:

Hoje em dia Terni comemora o dia do seu padroeiro, San Valentino, com feirinha e missas na Basílica de San Valentino.

Fonte: http://www.amando.it/http://www.sanvalentinoterni.it/

Voce sabia sobre San Valentin? Conhece alguma outra lenda que fala sobre San Valentin? Deixe nos comentários!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com.

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

Deixe um comentário