Pegar taxi em Roma – O que saber

Quem nunca precisou usar um taxi durante uma viagem? Se você vier para Roma pode ser que você precise também.

Gosto sempre de relatar a minha experiência pessoal por aqui. Eu evito usar taxi nas minhas viagens. Gosto muito de andar a pé e ver as coisas com calma. Mas às vezes é necessário, como no momento em que o cansaço bate ou se é muito tarde para voltar sozinha para o lugar onde estou hospedada.

Aqui em Roma, uso taxi poucas vezes, só em caso de extrema necessidade. Caminho muito ou uso o ônibus e tram.

A minha maior desconfiança com os taxistas sempre foi se eles pegassem caminhos mais longos ou se colocassem o taxímetro para cobrar a mais… Mas isso é complicado de entender quando a gente não conhece a cidade.

Em Roma as façanhas para tirar proveito do turista estão ficando mais “sofisticadas”:

Truque da nota trocada

Eu não tinha ouvido falar, mas me parece que essa “moda” já pegou em várias grandes cidades do mundo.

Veja se ouviram falar:
Você pega um taxi e no final da corrida o valor total é de 15 euros. Você entrega uma nota de 50 euros, se prepara para descer do taxi e pede o troco. Quando percebe, você deu uma nota de 10 euros!!! Nossa, você pede mil desculpas e dá mais 5 euros e pensa, “que estranho…” mas sai do taxi e continua o seu dia.

Atenção, você pode ter sido enganado(a)!

Os taxistas tem uma técnica muito rápida para trocar a nota e te confundir. Me parece que isso está se tornando muito comum por aqui. Infelizmente alguns hóspedes (sim, eu trabalho com hospedagem) desconfiaram e vieram me contar. Os taxistas aproveitam do cansaço do pessoal no final de um dia ou de uma viagem ou com a distração do cliente encantado com as belezas da cidade e… tcharan! Quando você percebe, é tarde demais!

Dica:

Ande sempre com dinheiro trocado para não correr esse risco. Caso você não tenha, diga o valor em alta voz: cinquanta euro (pronuncia: tchinquanta euro) e fique de olho, não se distraia!

Pergunte antes sempre!

Se você pegar um taxi na rua, pergunte antes quanto irá custar.
Para ter uma ideia, se locomover dentro do centro histórico custará no máximo 15 euros

Quanto custa do/para o aeroporto?

O preço dos taxis do/para o centro histórico (mais precisamente dentro do muros aurelianos) é fixo, incluindo as bagagens! Portanto anotem:

  • de / para o aeroporto de Fiumicino: 48 euros
  • de / para o aeroporto de Ciampino: 30 euros

Caso você não se lembre do preço, olhe para a porta do taxi!

Para ter uma viagem tranquila é só estar bem informado! Se você leu esse post, pode se previnir e ter uma estadia tranquila e desfrutar tudo o que Roma oferece!

Você já foi vitima de um golpe parecido? Tem alguma história para compartilhar? Achou a dica útil? Sabe de alguém que esta vindo para Roma? Compartilhe! Comente abaixo! Fico feliz de poder ajudar!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

Deixe um comentário