Eventos Rezar

Festa da Virgem Maria em Trastevere – Festa de’ Noantri

Festa de’ Noantri, ou festa di noi altri….  não da pra entender muito bem, né? Noantri é o dialeto romano que quer dizer noi altri que, por sua vez, traduzido ao pé da letra, significa nós outros.

Ainda não está muito claro… Calma, calma vou explicar o que isso tem a ver com a Virgem Maria.

Festa de' Noantri

O que é Festa de’ Noantri?

A expressão festa de’ Noantri é o oposto de “voi altri che abitate in altri quartieri” ou seja, vocês outros que moram em outros bairros.

Essa festa acontece desde 1535 quando, depois de uma forte tempestade alguns pescadores acharam a estatua da Virgem Maria entalhada em cedro. Por esse motivo ela é chamada de “Madonna Fiumarola”. Difícil de traduzir fiumarola, mas fiume significa rio e a expressão romana significa vinda do rio.

A Virgem Maria foi doada aos carmelitas da igreja de San Crisogono em Trastevere, ganhando então o nome de Nossa Senhora do Carmo. Assim ela se tornou a Santa Protetora dos Trasteverinos (trasteverinos são os moradores do bairro de Trastevere).

Essa festa  que homenageia a Virgem Maria no bairro de Trastevere e se tornou uma das festas mais conhecidas do povo romano.

Leia aqui 10 razões para amar Trastevere

Um pouco da história

A Virgem Maria ficou, até 1890 em uma capela construída pelo cardinal Scipione Borghese. A capela foi demolida para dar espaço para a construção da Avenida do Rei que hoje se chama Avenida de Trastevere ou Viale Trastevere. Ela então foi transferida para a igreja de San Giovanni dei Genovesi onde ficou por algumas décadas e foi transferida para a igreja de Sant’Agata em Trastevere.


Clique aqui para ver sugestões de onde ficar em Trastevere ou aqui para alugar um apartamento direto comigo 🙂

Procissões

São 3 procissões: duas delas passam pelas ruas do bairro e outra pelo rio Tibre. Sai da ponte de Castelo Sant’Angelo e chega à ponte Cestio e é levada até a igreja de Santa Maria in Trastevere.

Quando

A estátua deixa a igreja de Sant’Agata somente uma vez por ano: No primeiro sábado depois do dia 16 de junho, a festa da Beata Virgem de Monte Carmelo. Veja a programação atualizada aqui.

Fonte: www.festadinoantri.com

Gostou de saber mais sobre a festa de Trastevere? Comente abaixo!

Obrigada pela leitura e até a próxima!


Já reservou seu tour em Roma? Abaixo algumas opções:


Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário