Qual a diferença entre Trattoria, Osteria e Ristoranti?

Hummm… só de pensar em ir para a Itália já dá vontade de comer?

A culinária italiana é realmente muito variada e rica, e ao começar a procurar um lugar para comer você percebe que os estabelecimentos recebem o nome de Trattoria, Osteria e Ristorante. Aí você fica confuso e escolhe o que está mais perto para ficar mais fácil, ou ainda vai pelo nome Ristorante achando que é qualquer restaurante – e acaba muitas vezes pagando mais do que esperava. Afinal, a palavra é tão parecida que deve ser a mesma coisa, não é mesmo? Mas não é bem assim. Quer saber qual a diferença entre eles?

Pois é, então vamos descobrir um pouco a respeito disso!

Trattoria

Trattoria 1

A Trattoria é tipo de restaurante mais casual e simples. As verdadeiras trattorias são de propriedade de uma família e tem poucos empregados pois eles mesmos cozinham e servem. Eles servem comida típica do local e lembram a comida da nonna (vovó) feita em casa.

As trattorias são as preferidas pelos italianos pela característica de preparação de pratos regionais e de boa qualidade. O preço normalmente é mais acessível justamente pela simplicidade do local e do atendimento mas é o local mais atrativo para quem quer gastar pouco e comer muito bem.

Osteria, hostaria ou ostaria

Osteria 1

Osteria, Hosteria ou Ostaria, antigamente era um estabelecimento onde se servia vinho e um acompanhamento que exaltava o sabor do vinho. Hoje em dia Osteria e Trattoria são muito parecidos e servem o mesmo tipo de comida e bebida.

A diferença entre entre as escritas é que hostaria vem do latim, portanto é um modo antigo da escrita, mas ainda existem restaurantes que mantém o nome. Ostaria é uma variante que vem de diversos dialetos de toda a Italia, com exceção da região da Toscana.

Ristorante

Ristorante

O Ristorante equivale à formula que você conhece como sendo restaurante. Nele há variedade de cardápio e bebidas, variando em opções. Ele conta com uma equipe mais qualificada e profissional. Normalmente o preço é superior ao que você encontra em Trattorias e Osterias.

Viu a diferença?

Mesmo em cidades de outros países que não seja a Itália, você pode encontrar esses nomes de origem italiana em lugares que servem refeições.

Portanto, agora que você já sabe qual é a diferença entre Trattoria, Osteria e Ristoranti fica muito mais fácil para você escolher em que tipo de lugar saborear uma comida mais simples ou requintada, além de que o preço que também deve ser levado em conta.

Resta mais alguma dúvida? Registre nos comentários que responderei prontamente!

Até mais!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

Deixe um comentário