Monumento a Vittorio Emmanuele II (Vittoriano)

O Monumento a Vittorio Emmanuele II (Vittoriano), no coração de Roma impressiona a todos que passam por ele.

Uma cidade encantadora e objeto de desejo de turistas de todo o mundo… Um lugar único, de diversas facetas, criada pela mistura do barroco, republicano, imperial, renascentista, medieval e papalina. Nossa quanta cultura, não é mesmo? Essa é Roma – a cidade eterna.

A capital italiana mistura o tempo estático de história, com a marcante construção de melhorias mais modernas. O patrimônio arqueológico desse lugar é incrível e mescla edifícios históricos com arte de uma forma que você só encontra nessa cidade. Roma abriga dezenas de monumentos que são grandes referências arquitetônicas.

A seguir você vai encontrar informações sobre o Monumento a Vittorio Emmanuele II (Vittoriano). Confira!

Conheça um pouco da história

Conhecido como II Vittoriano ou ainda Altare della Patria, o Monumento a Vittorio Emmanuele II foi construído em memória ao primeiro rei da Itália unificada. Ele está situado entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino e foi projetado por Giuseppe Sacconi no ano de 1885. Foi inaugurado 26 anos depois e somente foi completado em 1935.

Monumento a Vittorio Emmanuele II – um verdadeiro elefante branco!

Que história é essa de elefante branco? Pois é. Esse famoso monumento em Roma é popularmente chamado por esse apelido devido toda a construção ter sido feita de puro mármore branco de Botticino, possui 135 metros de largura e 70 metros de altura. Se forem incluídos as vitórias aladas e as quadrigas, a altura passa de 80 metros.

Os romanos ainda chamam o Monumento a Vittorio Emmanuele II de “bolo de casamento” ou de “máquina de escrever”. Se você olhar bem até que parece mesmo haha

A vista panorâmica do Vittoriano

É simplesmente linda!

O Vittoriano é um dos monumentos de Roma que mais recebe turistas. Em 2007 um terraço panorâmico foi aberto e tem atraído muitas pessoas que também desejam vislumbrar a cidade eterna em 360°. Lá no alto tem também um bar que proporciona uma bela vista para a Via dei Fori Imperiali.

O Monumento a Vittorio Emmanuele II conta com uma magnífica escadaria, colunas coríntias, duas estátuas da deusa Vitória em quadrigas e uma enorme estátua equestre de Vittorio Emmanuele II. Se você preferir pode subir até o terraço pelo elevador de vidro também. Ver Roma do alto lhe dá a sensação de ter o mundo aos seus pés. Aproveite e leve um binóculos panorâmico. É muita emoção!

Museus no Monumento a Vittorio Emmanuele II

Na estrutura do monumento você vai encontrar três museus:

  1. Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana – com acesso pela Piazza D’Ara Coeli. 
  2. Complesso del Vittoriano – entrada pela Via dei Fiori Imperiali.
  3. Museo Sacrario delle Bandiere delle Forze Armate – acesso também pela Via dei Fori Imperiali.
A controvérsia…

O Monumento a Vittorio Emmanuele II é considerado controverso e exagerado desde sua fundação. Para a sua construção parte do Monte Capitolino precisou ser destruído, uma das sete colinas que deram origem a Roma. O local era o lugar onde restavam vários vestígios da idade média.

O branco do mármore do monumento entra em contraste com os edifícios marrons que cercam a capital italiana fazendo com que ele chame bastante a atenção de quem passa por ali.

Logo, controvérsias à parte, o que vale à pena mesmo é o destaque do Monumento a Vittorio Emmanuele II (Vittoriano) e a excelente vista que você tem lá de cima. É uma sensação única!

Inclua esse local em seu guia de passeio pela cidade eterna. Você não vai se arrepender!

Horário de abertura

Verão: 9:30 – 17:30 (última entrada às 17:00)
Inverno: 9:30 – 16:30 (última entrada às 16:00)

Quanto?

Grátis

Onde fica?

 Pertinho para ver

Gostou? Já conhecia o Monumento a Vittorio Emmanuele II (Vittoriano)? Comente!

Um abraço.

Bom passeio!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.
Vindo para Roma?

Antes de mais nada,  quais são as coisas primordiais antes de sair de viagem? Contratar um seguro obrigatório para entrar nos países da Europa. O seguro obrigatório, não só cobre suas despesas médicas cobrindo qualquer imprevisto como também assegura a sua bagagem, cobre urgências odontológicas e reembolsa por atraso e cancelamento de vôo. Quer ter 5% de desconto no seu seguro obrigatório? Use o cupom EMROMA5

O segundo passo é reservar o teu hotel. Aqui você encontra diversas opções de hotéis em Roma e aqui no blog tem alguns apartamentos que eu recebo hóspedes! A maioria deles é muito central, Veja descrições e fotos aqui!

 

Deixe um comentário