O que ver em Roma?

Monumento a Vittorio Emmanuele II (Vittoriano)

O Monumento a Vittorio Emmanuele II (Vittoriano), no coração de Roma impressiona a todos que passam por ele.

Uma cidade encantadora e objeto de desejo de turistas de todo o mundo… Um lugar único, de diversas facetas, criada pela mistura do barroco, republicano, imperial, renascentista, medieval e papalina. Nossa quanta cultura, não é mesmo? Essa é Roma – a cidade eterna.

A capital italiana mistura o tempo estático de história, com a marcante construção de melhorias mais modernas. O patrimônio arqueológico desse lugar é incrível e mescla edifícios históricos com arte de uma forma que você só encontra nessa cidade. Roma abriga dezenas de monumentos que são grandes referências arquitetônicas.

A seguir você vai encontrar informações sobre o Monumento a Vittorio Emmanuele II (Vittoriano). Confira!

Conheça um pouco da história

Conhecido como II Vittoriano ou ainda Altare della Patria, o Monumento a Vittorio Emmanuele II foi construído em memória ao primeiro rei da Itália unificada. Ele está situado entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino e foi projetado por Giuseppe Sacconi no ano de 1885. Foi inaugurado 26 anos depois e somente foi completado em 1935.

Monumento a Vittorio Emmanuele II – um verdadeiro elefante branco!

Que história é essa de elefante branco? Pois é. Esse famoso monumento em Roma é popularmente chamado por esse apelido devido toda a construção ter sido feita de puro mármore branco de Botticino, possui 135 metros de largura e 70 metros de altura. Se forem incluídos as vitórias aladas e as quadrigas, a altura passa de 80 metros.

Os romanos ainda chamam o Monumento a Vittorio Emmanuele II de “bolo de casamento” ou de “máquina de escrever”. Se você olhar bem até que parece mesmo haha

A vista panorâmica do Vittoriano

É simplesmente linda!

O Vittoriano é um dos monumentos de Roma que mais recebe turistas. Em 2007 um terraço panorâmico foi aberto e tem atraído muitas pessoas que também desejam vislumbrar a cidade eterna em 360°. Lá no alto tem também um bar que proporciona uma bela vista para a Via dei Fori Imperiali.

O Monumento a Vittorio Emmanuele II conta com uma magnífica escadaria, colunas coríntias, duas estátuas da deusa Vitória em quadrigas e uma enorme estátua equestre de Vittorio Emmanuele II. Se você preferir pode subir até o terraço pelo elevador de vidro também. Ver Roma do alto lhe dá a sensação de ter o mundo aos seus pés. Aproveite e leve um binóculos panorâmico. É muita emoção!

Museus no Monumento a Vittorio Emmanuele II

Na estrutura do monumento você vai encontrar três museus:

  1. Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana – com acesso pela Piazza D’Ara Coeli. 
  2. Complesso del Vittoriano – entrada pela Via dei Fiori Imperiali.
  3. Museo Sacrario delle Bandiere delle Forze Armate – acesso também pela Via dei Fori Imperiali.
A controvérsia…

O Monumento a Vittorio Emmanuele II é considerado controverso e exagerado desde sua fundação. Para a sua construção parte do Monte Capitolino precisou ser destruído, uma das sete colinas que deram origem a Roma. O local era o lugar onde restavam vários vestígios da idade média.

O branco do mármore do monumento entra em contraste com os edifícios marrons que cercam a capital italiana fazendo com que ele chame bastante a atenção de quem passa por ali.

Logo, controvérsias à parte, o que vale à pena mesmo é o destaque do Monumento a Vittorio Emmanuele II (Vittoriano) e a excelente vista que você tem lá de cima. É uma sensação única!

Inclua esse local em seu guia de passeio pela cidade eterna. Você não vai se arrepender!

Horário de abertura

Verão: 9:30 – 17:30 (última entrada às 17:00)
Inverno: 9:30 – 16:30 (última entrada às 16:00)

Quanto?

Grátis

Onde fica?

 Pertinho para ver

Gostou? Já conhecia o Monumento a Vittorio Emmanuele II (Vittoriano)? Comente!

Um abraço.

Bom passeio!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com

Ingrid
Ingrid vive na Itália desde 2004 e em Roma desde 2006. O blog nasceu da vontade de compartilhar um pouco do amor pela cidade e a experiência com seus amigos.

Deixe um comentário