Cada dia é um novo aprendizado, aqui em Roma. Alguns pequenos detalhes nós só conseguimos perceber ou entender passando um tempo no local.
Brasileiros tem suas manias, costumes, tradições. Por ser um país onde diversas culturas se encontram, cada cidade tem suas peculiaridades. E quando essas peculiaridades resolvem viajar até Roma, a coisa fica bem interessante.
A Pizza (sempre ela)
Brasileiro ama pizza, seja massa fina, massa pan, borda recheada, sem borda, pizza doce, brotinho, gigante, mini pizza, entre outras. Alguns paulistas (deixei bem claro que são só alguns), curtem incrementar a pizza com seus caprichos. Um bem conhecido é o ketchup. Eu particularmente não curto ketchup na pizza, mas sei que muita gente gosta.
Outro tempero (esse muito utilizado) é o azeite. Seja qual for o sabor da pizza, dá-lhe azeite! Também tem gente que curte um Tabasco (euzinha, por exemplo, curto colocar na Pizza Hut) para apimentar um pouco.
Aqui em Roma isso não é bem visto. Seria como se a pessoa não estivesse gostando do sabor da pizza, e utilizasse o tempero para mascarar o sabor. É ofensivo! E convenhamos que colocar ketchup nessas maravilhas é um pecado!
O Café
Eu amo café. Quando cheguei aqui e tomei meu primeiro café, nossa! Foi ótimo! Mas percebi uma leve diferença em relação ao tamanho da dose de café. Em São Paulo, quando peço um espresso, recebo uma xícara de café bem cheia, até (mais de a metade da xícara cheia).
Aqui, um espresso é bem curto. Foram poucos os lugares em São Paulo onde pedi um espresso e veio só um golinho de café (acho que no Outback). Em geral, o espresso de lá equivale a um “lungo” aqui em Roma.
Depois do primeiro, aprendi a lição, e agora só peço lungo.
O Cornetto
Cornetto é um nome muito conhecido no Brasil. Quem não conhece aquele famoso sorvete de casquinha da Kibon? (“Dá-me un Cornetto/Molto crocante/E piu cremoso/É da Gelato…”) Quem leu isso e ouviu a voz do cara cantando acabou de entregar a idade.
Porém, aqui na Itália existe um outro tipo. Se você entrar em uma cafeteria e pedir por um cornetto, o atendente vai te dar algo parecido com um croissant (recheado ou não). Pois é. Cornetto é o nome dado a uma especialidade da confeitaria italiana, presente no café da manhã de grande parte da população aqui de Roma.
É uma delícia. Sério. Vale a pena experimentar os diferentes recheios, e até mesmo sem recheio. A massa não é pesada, e é super saborosa!
Podem colocar na listinha de “coisas a fazer em Roma”. Parada obrigatória no café!
Saiba mais sobre o café da manhã italiano clicando aqui
A Coxinha
Não, não tem coxinha aqui em Roma. Porém, não se assuste se vir um salgado idêntico àquela coxinha que você tanto curte. É o arancino.
Trata-se de um salgado feito de arroz, recheado com diversos sabores (variam de acordo com o local onde você comprar), e frito, claro!
Não lembra nada a nossa coxinha, mas é muito gostoso! Um outro salgado similar ao arancino é o supplì. Também é feito com arroz, mas um pouco diferente em relação ao recheio e ao formato (parece mais um bolinho frito do que uma coxinha).
Saiba mais sobre arancino e supplì clicando aqui.
Outros posts que podem te interessar:
- Tem vários museus grátis 1 dia do mês! Será que você está com sorte? Clique aqui
- Será que Roma Pass vale a pena? Leia aqui
- Como chegar do aeroporto para o seu hotel? Faça cotação do teu transfer aqui
- Já pensou em fazer um passeio guiado por Roma? Ele muda completamente sua experiência na cidade! Faça sua cotação aqui
- Veja promoções e aluguel de carro clicando aqui
- Compre seu chip de viagem com desconto clicando aqui
Sabe de alguma outra coisa que aqui em Roma é diferente do Brasil? Conte pra gente!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!
Gostei das dicas , estou montando uma pizzaria aqui na região e isso irá me ajudar muito.
Olha que bom Juliano! Fico feliz por ajudar! 🙂