Se você já colocou um check em todos os itens da sua listinha dos principais lugares para visitar em Roma ou gostaria de ver algo que não é tão turístico assim, aqui estão 9 programas não muito turísticas para fazer e complementar mais ainda a sua experiência na cidade eterna.
1. Visitar o Quartiere Coppedè
É o bairro mágico de Roma com edíficios de contos de fada. Como assim? Conheça um pouco mais sobre o Quartiere Coppedè aqui
2. Um passeio na Villa Pamphili
A Villa Pamphili é meu parque preferido em Roma. Uma grande área verde com áreas para caminhar, deitar na grama, jogar bola, passear com o cachorro, correr, tudo longe de turistas. Conheça um pouco mais sobre a Villa Pamphili
3. Visitar o Museu MaXXI
Bem pouco conhecido por turistas e um pouco afastado do centro da cidade, o museu MaXXI é referência em arte contemporânea na Itália. Para saber mais informações veja esse post.
4. Passeio pela Villa Torlonia
A Villa Torlonia é um parque relativamente pequeno com vários museus, com destaque (na minha opinião) na Casinha das Corujas – olha que coisa mais fofa! Veja outros segredos que a Villa Torlonia guarda nesse post
5. Fazer um tour para ver a Arte Urbana
O M.u.R.o – Museo di Urban Art di Roma é um projeto de museu aberto que pretende transformar algumas partes de Roma em um percurso de arte que é mais próxima da população. O percurso começa perto da estação do metrô Porta Furba e se extende por cerca de 2 km.
6. Visitar o Cemitério Protestante
Visitar cemitério? Sim! Nesse cemitério estão enterrados vários artistas, poetas, filósofos. Ele fica pertinho da Piramide de Roma (Sabia que tem uma Pirâmide em Roma? Leia aqui). Além disso, por não ser um cemitério católico os túmulos as vezes podem ser bem peculiares. Pode ser muito interessante! Saiba um pouco mais sobre este cemitério nesse post.
7. Bater perna no Mercado da Porta Portese
Aberto todos os domingos desde manhã até depois do almoço, o Mercado da Porta Portese é um lugar que é no mínimo interessante de se ver e fica pertinho do bairro de Trastevere (leia mais sobre Trastevere aqui). São artigos de todos os tipos, preços e tamanhos que estão espalhados em barraquinhas que se estendem por quilômetros. Confira o que mais pode ser encontrado nesse mercado
8. Caminhar por São Lourenço
Caminhe nas ruas de São Lourenço (San Lorenzo), o bairro de estudantes. O bairro tem uma atmosfera bem alternativa, cheio de bares e lugares baratos para comer (sempre que vou me impressiono com a diferença de preço). Estudantes italianos e estrangeiros preenchem as ruas e praças principalmente durante a noite. É um respiro em meio aos lugares turísticos pelo centro.
9. Pedalar na Appia Antica
“Todos os caminhos levam à Roma”. Uma das estradas mais antigas do Império Romano, a Appia Antica carrega milênios de história mas apesar disso está fora do roteiro de muitos turistas. Conheça um pouco mais sobre a Appia Antica aqui.
O que mais pode te interessar aqui no blog:
- Programando sua viagem para Roma? Veja aqui descontos, dicas, conselhos!
- Procurando hotéis em Roma? Veja aqui
Você já pensou em colocar esses programas no seu roteiro? O que você acha que deveria ter também nessa lista? Escreva nos comentários!
Ótimas dicas, adoroooooo principalmente o Quartiere Coppedê, Cemitério Protestante e a feira de Porta Portese
Que bom que gostou Walkiria! 🙂