A Basílica de São Pedro (Basilica di San Pietro), no estado do Vaticano, é a maior e mais importante igreja do mundo e é o maior símbolo da igreja católica.
No local onde fica a atual Basílica havia uma igreja construída pelo imperador romano Constantino no século III d.C. Essa igreja tinha a forma de uma cruz com mais de 100 metros de comprimento. Porém, quando chegou o final do século XV, ela estava em péssimas condições de preservação; por esse motivo, o papa Nicolas V decidiu reformá-la ou reconstruí-la. A igreja construída pelo imperador Constantino é, portanto, chamada de “Velha Basílica de São Pedro”.
O prédio atual começou a ser construído em 18 de Abril de 1506, e foi concebido para ser a maior igreja do mundo, tornando o papa Julio II e a cidade de Roma famosos.
Para escolher como seria a nova construção, o papa criou uma competição, na qual vários arquitetos tiveram de mostrar suas ideias para o design. O plano escolhido acabou sendo o de Donato Bramante, o arquiteto que desenvolveu o estilo da Alta Renascença. A ideia dele era uma Basílica no formato de uma cruz grega, o que é muito complicado e cheio de detalhes.
Porém, a Basílica não ficou pronta logo. Na verdade, ela levou 120 anos para ser completada. 21 papas e 8 arquitetos passaram pelos planos de construção, incluindo os gênios Bernini, Michelângelo e Raffaello. O resultado final foi uma obra bem mais simples do que o projeto original de Bramante, mas mesmo assim grandioso.
Tesouros escondidos
Um exemplo é a famosa obra-prima da escultura La Pietà, ou “Piedade”, de Michelângelo.
Além disso, muitos papas foram enterrados em tumbas sob a Basílica de São Pedro, inclusive o próprio São Pedro.
Embora não exista nenhuma referência ao apóstolo Pedro viajando a Roma na Bíblia, alguns relatos de outros cristãos romanos do século I d.C., fazem referência a ele. Uma tumba realmente foi encontrada sob o altar da Basílica, mas não tem como confirmar que os ossos realmente sejam seus. Há também uma estátua de São Pedro que é conhecida por ter os pés gastos pelos beijos de fieis – imagina quantas bocas já passaram por ali!
Curiosidades
- Porta sancta: Cada uma das quatro Basílicas Papais de Roma tem uma porta santa. Elas só podem ser abertas em anos de Jubileu, quando se diz que os peregrinos que cruzarem as portas recebem o perdão divino. Essa porta santa fica normalmente trancada por dentro.
- A Basílica de São Pedro não pode ser considerada uma catedral, pois não tem um bispo. Embora o papa (que é o Bispo de Roma) geralmente utilize a Basílica para suas celebrações, devido a questões de localização, a catedral que ele rege é a Catedral de São João de Latrão (leia mais sobre essa igreja clicando aqui).
- Embora não pareça, a Basílica de São Pedro está conectada ao Palácio do Vaticano através de uma passarela. Essa passarela não interfere na construção da Basílica, mas permite ter uma noção melhor de sua complexidade.
- Com seus 218 metros de comprimento, a Basílica tem 23 mil m² e pode suportar mais de 60 mil pessoas.
- Todos os dias é possível ver a troca da Guarda Suíça. Ela é responsável pela segurança do Papa e do Vaticano desde 1506 e tem um traje bem curioso que foi desenhado por Michelângelo.
Dicas
- O horário com menos filas é na parte da tarde, principalmente nos dias de missa (todos os domingos) ou de audiência do Papa (todas as quartas- feiras).
- Lembre-se de algumas regrinhas para não ficar do lado de fora depois de uma fila gigantesca:
Como indicado nas placas, na Basílica é proibido: camisetas curtas, camisetas regatas, shorts ou saias com o comprimento acima do joelho, usando bonés ou chapéus.
Também não é permitido entrar com: objetos cortantes, com tripés, carrinhos de bebê e animais. Caso você tiver um canivete de bolso ou uma garrafinha de água por exemplo e não quiser que eles joguem fora, deixa com alguém que não vai entrar. Nem adianta dar uma de espertão, tem detector de metal e as bolsas e mochilas passam pelo raio-x.
Não pode fumar, usar o telefone celular nem comer dentro da Basílica.
Guia
Recomendo vivamente contratar uma guia privativa em língua portuguesa para seus passeios (custa menos do que você imagina!).
Horário de abertura
- 1º de outubro a 31 de março: 7h00 às 18h30
- 1º de abril a 30 de setembro: 7h00 às 19h00
Ingresso
Grátis.
O acesso à Basílica de São Pedro é permitido a todos, sem necessidade de comprar um ingresso.
Onde fica
Pertinho pra ver:
- Castelo Sant’Angelo – 700 metros (9 minutos a pé)
- Museus do Vaticano – 1000 metros (12 minutos a pé)
- Piazza Cavour – 1200 metros (15 minutos a pé)
- Piazza Navona – 1400 metros (17 minutos a pé)
- Palazzo Altemps – 1400 metros (18 minutos a pé)
- Gianicolo – 1500 metros (21 minutos a pé)
- Campo dei Fiori – 1500 (19 minutos a pé)
- Basílica de Sant’Agostino – 1500 metros (19 minutos a pé)
- Basílica de Sant’Andrea della Valle – 1600 metros (20 minutos a pé)
- Trastevere (Piazza Trilussa) – 1600 metros (20 minutos a pé)
- Pantheon – 1800 metros (22 minutos a pé)
- Igreja de San Luigi dei Francesi – 1800 metros (23 minutos a pé)
- Piazza del Popolo – 2100 metros (26 minutos a pé)
- Basílica de Santa Maria del Popolo – 2100 metros (26 minutos a pé)
Pertinho pra comer:
Em breve!
Pertinho pra ficar:
Veja minha experiência no Hotel de Russie clicando aqui
Outros posts que podem te interessar:
- Tem vários museus grátis 1 dia do mês! Será que você está com sorte? Clique aqui
- Será que Roma Pass vale a pena? Leia aqui
- Como chegar do aeroporto para o seu hotel? Faça cotação do teu transfer aqui
- Já pensou em fazer um passeio guiado por Roma? Ele muda completamente sua experiência na cidade! Faça sua cotação aqui
- Veja promoções e aluguel de carro clicando aqui
- Compre seu chip de viagem com desconto clicando aqui
Você já visitou a Basílica São Pedro? Comente!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!
Os restos mortais de Sao Pedro foram enterrados fora do circo, na colina do Vaticano , a menos de 150 metros do local da sua morte. O seu tumulo foi inicialmente marcado apenas com uma pedra vermelha, simbolo do seu nome. Um santuario foi construido neste local alguns anos mais tarde. Quase trezentos anos depois, a
A Basílica é linda demais!
Vale a pena ir mais à tarde, pois as filas são menores. (só que a lojinha e o museu do tesouro fecham às 18h)
Isso mesmo! Todos acabam tendo a genial ideia de ir de manhã (entre 9-10) e é bem nesse horário que as filas estão imensas! O ideal é chegar bem cedo mesmo tipo as 7:00, horário de abertura 😉 ou no final da tarde como você.