Nós brasileiros, adoramos um café da manhã farto, com frutas, bolos, pães, frios, sucos etc… Será que o café da manhã na Itália é igual? Eis aqui algumas curiosidades!
Como é o café da manhã na Itália?
Para os italianos o café da manhã deve ser simples: apenas um café e algo doce.
Muito básico, certo? Mas se for um cappuccino bem feito e um cornetto crocante, o simples torna-se surpreendente.
O café e suas variações
Alguns tomam um caffè (se você pedir um café, o barista vai fazer um espresso), alguns um caffè lungo (a xícara vem um pouco mais cheia do que o espresso), outros um caffè macchiato (traduzindo ao pé da letra: café manchado – é café com uma gotinha de leite) entre outras milhares de variedades!
O meu preferido é o caffè lungo!
O cappuccino italiano é uma arte em si. É feito com café espresso, um pouco de leite quente e espuma de leite. É muito clássico!
O cornetto e suas variações
O cornetto, também uma especialidade da culinária italiana, é tão clássico quanto o café.
É uma massa bem parecida a de um croissant, mas é diferente. E o recheio é a melhor parte: Nutella pura e abundante que vai saindo para os lados com cada mordida… Tenha habilidade para saborear tudo sem se sujar… Tem também outras opções de recheios de mel ou geleia.
Caso não queira comer algo tão doce logo cedo a versão sem recheio também é delicioso! Tem também integral, vegano, com creme de nozes, etc… O meu preferido no momento (sim, isso varia de tempos em tempos) é o cornetto integrale.
Existem variações ao cornetto que também são clássicos por aqui. Esse na foto acima por exemplo é um fagottino al cioccolato que tem a massa muito parecida com o croissant e tem gotinhas de chocolate deliciosas! Tem o ventaglio (traduzindo ao pé da letra significa leque) que é uma massa folhada com açúcar e tem uma forma muito parecida com o leque.
Para alguns de vocês isso pode não parecer suficiente para o café da manhã, mas lembre-se que, para a hora do almoço em Roma, você pode comer as melhores massas do universo. É melhor começar o dia comendo um pouco menos e deixar espaço para o melhor. Eu posso afirmar: para mim cappuccino e um cornetto é suficiente!
Outros posts que podem te interessar:
- Tem vários museus grátis 1 dia do mês! Será que você está com sorte? Clique aqui
- Será que Roma Pass vale a pena? Leia aqui
- Como chegar do aeroporto para o seu hotel? Faça cotação do teu transfer aqui
- Já pensou em fazer um passeio guiado por Roma? Ele muda completamente sua experiência na cidade! Faça sua cotação aqui
- Veja promoções e aluguel de carro clicando aqui
- Compre seu chip de viagem com desconto clicando aqui
Que tipo de café é o seu preferido? Ficou alguma dúvida ou tem alguma curiosidade? Deixe seu comentário abaixo!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!
Da-me um CORNETTO!!! Hahahaha!
Sério, cornetto e café fazem uma combinação perfeita. E tenho dito!
Não é? Para brasileiros, é um pouco difícil se adaptar ao café da manhã doce logo de cara! Pelo jeito você se adaptou rapidinho!! ahah 😀 Eu demorei para me adaptar, mas hoje não vivo sem! 😉
Vou em Dezembro para Roma, estou louca de curiosidade.. Ja adorei o café da manhã tradicional deles.. Estou contando as horas!!!
Ah que bom que você gostou Francieli!!! 🙂 Ao vivo é ainda melhor haha! 😀
Eu curto um expresso de manhã cedo, bem forte e, apesar de gostar dos cornettos recheados de Nutella, prefiro algo salgado. Aqui como crumpets que é um pãozinho bem diferente, com requeijão e presunto.
Hummmm Tina! eu também gosto de tudo! Doce, salgado…. hahah beijos!