Castello di Petrata em Assis – Um hotel maravilhoso!

Na minha viagem à Assis, decidi ter uma experiência diferente, em um hotel fora do centro histórico e bem silencioso para relaxar depois de um dia cheio explorando a região. Fui recebida por Giuseppina e Giovanni Landrini, o diretor de Castello di Petrata.

Foto: Castello di Petrata

Foto: Castello di Petrata

O hotel me surpreendeu em todos os aspectos. Vou descrever abaixo a minha experiência e como ele superou todas as minhas expectativas.

Um pouco da história do Castello di Petrata

Essa é uma construção do período Medieval e foi construída por volta de 1340 para ser uma residência. Ele fica no caminho em que São Francisco usava para ir à cidadezinha de Gubio.

Foto: Castello di Petrata

No final do século VX ela foi reforçada e virou uma fortaleza. Depois serviu de residência para algumas famílias até ser finalmente comprado em 1996 por Romualdo Landrini e Giuseppina Orbi, ele engenheiro e ela arquiteta.

Eles restauraram todo o prédio durante longos 5 anos. Claro, apaixonados pela engenharia e arquitetura, fizeram questão de preservar as características, os espaços e os materiais usados na construção original. Uma prova disso é que dentro do quarto que fiquei tem “janelinhas” como essa abaixo que serviam para observar a parte externa e para se defender dos inimigos.

Foto: Castello di Petrata

Toda aquela colina estava abandonada depois de alguns anos de abandono. O acesso era difícil e mal dava para observar a linda paisagem devida à vegetação que cobria o terreno. A família continua investindo em melhoramentos e hoje o castelo é esse hotel maravilhoso com uma área externa de tirar o fôlego tanto pela paisagem quanto por tudo que o hotel oferece.

Castello di Petrata - Onde se hospedar em Assis

O Castello di Petrata hoje

Quartos

São 20 quartos subdivididos em 3 categorias: classic, junior suite e suite. Cada quarto tem uma decoração exclusiva com características e dimensões diferentes. As paredes são de pedra e o teto de madeira, características muito apreciadas pelos italianos por serem elegantes e aconchegantes.Os móveis são antigos e são usados tecidos finos tanto na decoração como nas roupas de cama. Os quartos tem vistas diferentes para os jardins, piscina, quadra de tênis, para o restaurante externo, para o por do sol e para o nascer do sol.

No meu quarto, que era categoria junior suite, tinha uma cama de casal que pode ser dividida em duas de solteiro, uma mesa com duas poltronas, uma escrivaninha, TV, chá, café e bule elétrico, armário e uma pequena varanda. Da janela eu tinha a vista para o nascer do sol e os jardins do hotel.

Todos os dias da minha estadia foram ensolarados e ver o nascer do sol entre as colinas fez toda a diferença para começar o dia inspirada e feliz! Sim, adoro nascer e por do sol! Se você já leu meus posts já deve saber!

O banheiro era grande, com uma ampla janela com a mesma vista do quarto, banheira, um bom secador de cabelos, toalhas branquinhas, shampoo, sabonete, touca e um kit de unhas.

A área interna

Vi que tem sala de jogos com mesa de bilhar, uma sala de estar, um bar e uma capela no térreo, mas não deu para aproveitar devido o cansaço do final do dia. No térreo está também o restaurante e a gruta onde é servido o café da manhã.

Foto: Castello di Petrata

Wifi

Claro que o wifi é importante hoje em dia. Ele é gratuito e funciona muito bem em toda a área interna do castelo até um raio de 5 a 10 metros do castelo. No meu quarto e no restaurante funcionou perfeitamente bem.

Restaurante

A escolha de um hotel fazenda com um restaurante é muito importante. Isso torna a estadia mais confortável pois você não precisa se preocupar em sair para jantar. Esse foi um dos motivos por eu ter escolhido Castelo di Petrata para a minha estadia.

Foto: Castello di Petrata

Cheguei no hotel de noite, depois de um dia todo caminhando e de uma reunião em Assis. Já estava cansada. Queria apenas comer, tomar um banho quentinho e dormir. A minha surpresa ao chegar no restaurante foi a decoração requintada à luz de velas, atendentes simpáticos, uma taça de champagne de boas vindas, pratos típicos da umbria e vinhos regionais!

Abaixo alguns dos pratos que tive o prazer de experimentar. Dá água na boca somente de lembrar!

Ali descobri que os ingredientes usados para a preparação da comida são colhidos e produzidos na fazenda do hotel! As verduras, os temperos, as frutas o azeite de oliva, os embutidos que são servidos no restaurante são frescos frescos! Até as trufas são colhidas na fazenda!

Quem não estiver hospedado no hotel também pode almoçar ou jantar, mas precisa reservar com antecedência!

Café da manhã

O café da manhã é servido em uma gruta! Essa gruta faz parte do térreo do castelo e as tortas, frios, sucos, cereais, iogurtes, frutas, ovos mexidos, frios são servidos sobre as pedras em sistema de buffet! Um café da manhã que atende todas as exigências.

A senhora que nos atende no café da manhã é a pessoa mais doce do mundo! Ela nos recebe com um grande sorriso e com um buongiorno cheio de alegria! Ela faz o seu café, cappuccino ou chá na hora, do jeitinho que você quer! Este café da manhã foi perfeito para começar bem os meus 3 dias de estadia por lá!

A área externa

O Castello di Petrata fica em meio as colinas umbras. A volta do castelo é toda gramada e arborizada. São distribuídas cadeiras para tomar sol, mesas onde são servidos café da manhã, almoço e jantar durante o verão. Imagina isso! Eu estive lá no inverno e acho que voltar no verão seria uma desculpa perfeita para aproveitar o café da manhã sob o sol e o jantar sob a luz do luar. Nossa que romântico! hehehe

Foto: Castello di Petrata

A vista que se tem para os vales são lindas. De lá se vê alguns outros castelos e a cidade de Assis.

Já imaginou desfrutar dessa vista dentro de uma Jacuzzi ou de uma piscina colocada dentro de uma pedra natural? Pois é, dos jardins do Castello di Petrata é possível.

Foto: Castello di Petrata

Tem também uma quadra de tênis e uma sala de restaurante toda de vidro de onde se tem a vista para os jardins.

Spa

Eu não poderia ter ido embora usufruir do spa. Foram 2 horas entre sauna seca, sauna úmida, jacuzzi, sala relax com chá e frutas e um corredor duchas que se alternam entre água quente e fria conforme você vai caminhando. Tudo em num ambiente super aconchegante e decorado com muito cuidado.

Foto: Castello di Petrata

Localização

Ele fica ha apenas 5 km do centro da cidade de Assis e o acesso é muito fácil de carro. Liguei o GPS que me levou diretamente ao hotel. No primeiro dia demorei 10 minutos a mais pois errei o caminho. O GPS do próprio celular logo achou um caminho alternativo então garanto que é de fácil acesso. Em dia de clima agradável, moradores da região aproveitam para caminhar ou andar de bicicleta pelos vales com uma parada para o café da manhã no hotel! Não é demais?

Gostou de Castello di Petrata? Reserve sua estadia aqui!


Viagem apoiada – Todas as viagens apoiadas são identificadas como tal. Reservo o direito de liberdade editorial, portanto relato a minha real experiência (tanto no blog e nas mídias sociais), seja ela positiva ou negativa.


4 comentários

Deixe um comentário