Eu adoro comida de rua porque gosto da informalidade da coisa. De pegar a comida e continuar o passeio, de poder sentar na beira do rio, sentar numa praça e ver gente, em um degrauzinho, na grama ou em qualquer lugar bem tranquilo para comer.
O cibo di strada ou o street food é uma coisa comum em toda a Itália. Cada região (às vezes cada cidade) tem a sua comida típica.
Lembre-se também que essas podem ser uma ótima opção para aquela refeição rápida! Por exemplo: um lanchinho ou entre um tour e outro nos distraímos tanto que quando nos damos conta… ops são 3 ou 4 horas da tarde! Melhor algo rápido e não tão pesado para não acabar com o apetite do jantar! Eu sou assim, e você?
Veja nesse post as comidas de rua que são típicas daqui e prepare um lugarzinho no estômago para experimentar cada uma delas!
Porchetta
Aqui no blog somos super fãs da do panino con porchetta. Posso dizer que eu experimentei algunss no centro (que sinceramente eu não lembro o nome – o que quer dizer que não foi memorável assim). Já em Trastevere, no Mammò, no forno Renella, no Pizzarius… Todos são bons, acho que é difícil ser ruim… mas concordo com a Ingrid, o melhor ainda continua sendo a porchetta do Aristocampo. Veja o porquê clicando aqui!
Supplì
Um bolinho frito de arroz com ragu parecido com a arancina com recheio de queijo. Experimentei uns sabores no Festival de Supplì do Eataly e no Mami. O melhor até agora foi em um lugar pequeno, bem mais tradicional: O Supplî Pizzeria Blb em Trastevere. Leia mais sobre supplì clicando aqui
Pizza bianca
Parecida com a focaccia, dizem que a pizza bianca é a verdadeira comida romana e não o supplì porque está mais no cotidiano das pessoas, pode ser comprado no forno (padaria) e as crianças também levam de lanche para a escola.
É como uma massa de pizza mesmo, tem gente que come sem nada mas também pode ser recheada e fica como um sanduíche (inclusive pode ser recheada com mortadela!) mas com a casquinha bem crocante. A massa da pizza do Forno Campo de’ Fiori é levinha e crocante.
Filleti di baccalà
O filé de bacalhau é uma das comidas de rua tradicionais romana.
Li em vários sites que é delicioso inclusive em blogs de pessoas que moram aqui e que provaram em vários lugares. Tive que experimentar, é claro. O Dar Filletaro é tradicional e praticamente unânime na opinião de que é o melhor lugar para comer o tal do fillete di baccalà, então queria ver como era.
Minha opinião: Um filé de bacalhau frito, sem mais nem menos. Achei salgado no preço e no sabor. Apesar de ser bacalhau e bacalhau ser salgado, achei a massa também bem salgada. O ideal seria ter um limão para jogar em cima e uma cervejinha para acompanhar hehe
Tem que experimentar para ver o que acha!
Outros posts que podem te interessar:
- Tem vários museus grátis 1 dia do mês! Será que você está com sorte? Clique aqui
- Será que Roma Pass vale a pena? Leia aqui
- Como chegar do aeroporto para o seu hotel? Faça cotação do teu transfer aqui
- Já pensou em fazer um passeio guiado por Roma? Ele muda completamente sua experiência na cidade! Faça sua cotação aqui
- Veja promoções e aluguel de carro clicando aqui
- Compre seu chip de viagem com desconto clicando aqui
Você já experimentou essas comidas? Qual você gostou mais? O que você gostaria de experimentar? Tem mais alguma comida para acrescentar? Escreva nos comentários!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!