Quando você vem para a Itália, é impossível não visitar pelo menos uma igreja. Até mesmo as pessoas menos religiosas vão visitar porque é um lugar de muita história, arte e beleza. Porém cada lugar que visitamos tem um nome diferente: catedral, duomo, basílica… Você sabe qual a diferença entre elas?
Basílica
A palavra Basílica deriva do grego basiléus que significa rei, soberano.
Na época antiga da Roma pagana, basílica indicava um edifício público importante onde eram desenvolvidas várias atividades públicas como o mercado coberto ou atividades judiciárias. A basílica era um edíficio de planta retangular: era uma sala com colunas internas, organizadas também em forma retangular, fomando “corredores” que acompanhavam as laterais. A basílica podia ter uma ou duas entradas que ficavam dos lados maiores do retângulo.
Com a passagem para a época cristiana (século IV depois de Cristo) a basílica começou a ser usada para fins religiosos. Para isso, ela teve algumas modificações: a planta continua retangular, mas um dos lados menores recebe um vão em semi círculo. Esse semi círculo se torna na “cabeça” do lugar e a entrada principal muda para o seu oposto. Ou seja, agora fica em um lado menor do retângulo. As colunas continuam, mas não acompanham todo o retângulo. Como são as igrejas que conhecemos hoje as colunas serão colocadas em duas filas principais, da entrada à “cabeça” da estrutura, de modo que dividem o espaço interno em 3 áreas – o meio e as duas laterais. A construção normalmente apresenta a cabeça virada pro lado leste, onde o altar é colocado. Dessa forma as pessoas olham para o leste, onde o sol nasce porque Cristo é a divindade para os cristãos, ou seja o sol místico da justiça.
Várias igrejas importantes do período medival são basílicas porque recuperaram os edifícios basilicais romanos, que já estavam bastante difundidos.
Dessa forma, a basílica que nasceu na Roma pagana foi adotada na Roma cristã. Elas são basicamente uma tipologia arquitetônica, somo são os templos, os estádios, os teatros, etc.
Basílicas papais
As basílicas papais representam os maiores poderes eclesiásticos. Elas possuem uma porta santa e um altar papal. As portas santas são abertas somente em anos santos, como foi o ano do Jubileu (leia mais sobre este evento clicando aqui), e o altar papal é onde só o papa e alguns membros mais importantes podem celebrar uma missa.
Existem 6 Basílicas Papais e 4 delas estão em Roma:
- Basílica de São João de Latrão (leia mais sobre essa basílica clicando aqui)
- Basílica de São Pedro (leia mais sobre essa basílica clicando aqui)
- Basílica de São Paulo Extramuros
- Basílica de Santa Maria Maior.
As outras duas estão em Assis, na região da Umbria:
- Basilica de São Francisco
- Basilica de Santa Maria dos Anjos
Catedral
A palavra Catedral vem do latin cattedra (que por sua vez deriva do grego kathedra) que significa cadeira. Na igreja é uma cadeira de prestígio, ocupada pelo bispo. A forma da cadeira em si varia muito dependendo da época.
A cadeira normalmente se encontra no fundo da igreja, na cabeça, dessa forma olhando em direção ao ocidente, para os fieis.
O bispo é o chefe da comunidade cristã e possui 3 poderes: o ministério, o ensino, e o juízo. O Juízo se estendem à diocese, que é a sede administrativa da igreja. O bispo então, é quem guia e protege a comunidade.
A catedral nesse sentido é uma igreja especial porque hospeda o bispo, fazendo com que seja o centro de uma diocese.
Duomo
A palavra duomo vem do latin: domus e significa casa. Pode ser qualquer casa, mas no contexto religioso passou a ser a casa de Deus. A diferença é que a palavra catedral se refere mais à dimensão eclesiástica do edifcio em si e a palavra duomo se refere à dimensão espiritual.
A cúpula foi uma novidade arquitetônica na Antiguidade tardia. Os edifícios que apresentavam esse elemento eram de alto prestígio e sugeria ao conceito de centralização do poder. Então, as construções com cúpula se transformaram em edifícios com ainda mais prestígio do que a basílica, e essas foram chamadas de “duomo” – por isso que em algumas línguas a palavra “duomo” indica a cúpula.
O duomo, com o sem cúpula, é a igreja mais importante da cidade e pode ser ou não a catedral.
Para concluir
A catedral ou o duomo são igrejas de alto poder eclesiástico enquanto a basílica é uma tipologia arquitetônica.
Há casos que o duomo, ou seja, a igreja mais importante da cidade não é a catedral, onde tem a cadeira do bispo e há cidades na Itália que tem mais de um duomo.
Existem casos de basílicas que não são catedrais assim como existem outros casos em que a catedral não tem uma planta basilical. Há também casos que as duas palavras se fundem, quando a catedral apresenta uma planta basilical, como é o caso da Basílica de São João de Latrão (leia mais sobre esta basílica clicando aqui) aqui em Roma.
Outros posts que podem te interessar:
- Tem vários museus grátis 1 dia do mês! Será que você está com sorte? Clique aqui
- Será que Roma Pass vale a pena? Leia aqui
- Como chegar do aeroporto para o seu hotel? Faça cotação do teu transfer aqui
- Já pensou em fazer um passeio guiado por Roma? Ele muda completamente sua experiência na cidade! Faça sua cotação aqui
- Veja promoções e aluguel de carro clicando aqui
- Compre seu chip de viagem com desconto clicando aqui
Fonte: Marco Meschini, wikipedia
Gostou? Você sabia disso? Conte nos comentários!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!