Ferragosto, feriado nacional na Itália

Dia 15 de agosto é Ferragosto, feriado nacional na Itália. Mas por quê?
 
 

Um pouco da história

O termo Ferragosto vem do latim Feriae Augusti , que significa “férias de Augusto”. O imperador, que dá origem ao nome do mês de agosto, institucionalizou a festa que já existia nos séculos anteriores. As férias de Augusto era um período de repouso do trabalho do campo para comemorar o final da colheita. Ao final da colheita, os trabalhadores do campo cumprimentavam os donos das terras pela safra, e com isso recebiam algo em troca.

Em todo o império haviam festas, jogos, corridas de cavalo e de outros animais de tração que eram usados no campo.

Antigamente, essa festa era celebrada dia 1 de agosto. Mas os dias de festa duravam muito mais, até chegar a um mês de celebração.

No século VII essa festa foi associada a igreja católica, celebrando a Assunção de Maria, dia 15 de agosto. A assunção, reconhecida só em 1950, estabelece que Maria foi aceita no céu de corpo e alma depois de sua vida na terra.

 

Como é Roma durante Ferragosto?

A cidade fica muito mais vazia. Passar a semana desse feriado fora de sua própria cidade é tradição para os italianos. Normalmente eles vão para a praia, lagos ou montanhas, para fugir do calor do verão. Se você estiver na Itália neste período, pode reparar que a cidades grandes, longe do mar, estarão muito mais vazias.

Esse hábito nasceu na época do fascismo, com o trem popular de Ferragosto. No período entre 13 e 15 de agosto, esse trem tinha as tarifas especiais para os bilhetes que levavam à cidade ou outros pontos turísticos. O objetivo era que as classes menos privilegiadas tivessem oportunidade de conhecer outros lugares do país. Até hoje é possível encontrar descontos nessa época do ano.

 

O que fazer no feriado de Ferragosto em Roma?

Como outros feriados nacionais na Itália, muitos serviços fecham (correios, bancos e até o transporte público diminui). Além disso, Ferragosto é no meio de agosto, o mês de férias. O que quer dizer que você vai ver muito chiuso per ferie (“fechado para as férias”) em várias lojas, restaurantes e bares durante o mês de Agosto. Eles costumam fechar de uma semana a um mês.

Se você quer ir contra a maré vir para Roma durante o Ferragosto, você irá encontrar diversas coisas para fazer, principalmente se você gosta de programa cultural. Ao contrário dos outros feriados, as atrações culturais como museus e monumentos, ficam abertos – exceto se Ferragosto cai na segunda-feira quando os museus costumam estar fechados.

Há procissões dedicada à Virgem Maria e as igrejas tem celebrações especiais para a festa a Assunção.

Ferragosto no cinema

Um filme que se passa em ferragosto é o clássico Il Sorpasso (1962) de Dino Risi. O filme começa com um passeio de carro em Roma. A cidade está vazia e todas as lojas estão fechadas, quase impossível de se imaginar!

https://www.youtube.com/watch?v=dLZSL_U_8Tg

Outro filme ambientado em ferragosto de Roma é Pranzo di ferragosto (2008) de Gianni Di Gregorio. O filme retrata um almoço entre amigos mais velhos, que foram deixados em casa enquanto enquanto a família passa o dia fora.

 

Deixe um comentário