Hotel Caveoso – Dormindo em uma gruta que existe há 8000 anos!

Se está procurando um lugar para dormir em Matera, super recomendo o Hotel Caveoso. Quem imaginaria dormir em uma gruta que existe há 8000 anos? Vocês não devem estar entendendo nada, né? Mas calma vou explicar direitinho aqui.

Matera na Basilicata

Bom, antes de mais nada vamos nos localizar. Esse lugar, diferente de qualquer coisa que você já deve ter visto fica na Itália, na região da Basilicata, quase na divisa com a região da Puglia (o salto da bota), em uma cidade lindíssima chamada Matera.

Como já disse nesse post que conta mais sobre a cidade, Matera é uma das cidades mais impressionantes que eu já visitei. Mas leia lá para saber um pouco mais da história e até para entender um pouco mais a história do próprio hotel.

Quem me acompanha no instagram (@emroma), deve ter visto toda a viagem em tempo real. Estive na Puglia e era impossível não passar por Matera. A empolgação era tanta que decidi chegar cedo na cidade. O sol batia entre as pedras e as casas e o visual era impressionante.

Um pouco da história do Hotel Caveoso

Vou resumir bastante a história para que você fique curioso e vá descobrir mais se hospedando lá. hihihi…

Como você deve ter lido neste post, as grutas eram usadas como casas e, em 1952 foram abandonadas pelas precárias condições de higiene e sanitárias. Graças à uma lei especial, foram construídas novas casas populares na chamada città nuova (cidade nova). As famílias que viviam nas grutas foram transferidas. Poucas pessoas continuaram a viver nas pedras. Somente em 1993, quando a cidade se tornou Patrimônio Mundial da Unesco, que a cidade começou a se transformar e voltar à vida.

Algumas dessas grutas foram completamente reformadas e se transformaram no Hotel Caveoso. As obras duraram aproximadamente 3 anos e essas grutas são agora os quartos e a recepção desse hotel maravilhoso em que me hospedei por 2 dias.

A coisa mais impressionante é saber que desde o período paleolítico essa cidade foi sempre habitada, sendo então considerada a terceira cidade mais antiga do mundo! Quantas histórias se passam nessas gruta em que eu dormi!

Hotel Caveoso hoje

Quartos

O Hotel Caveoso hoje é uma mistura de moderno com o rústico da caverna. A decoração é completamente harmoniosa e elegante criando uma atmosfera aconchegante e porque não, super romântica.

Existem quartos em grutas e quartos “normais” no andar superior. Eu queria viver a experiência de dormir em uma gruta. Quem escolhe os quartos “normais” tem o privilégio de ter a vista para as igrejas rupestres (conto mais no post sobre Matera) e de ter uma varanda somente para você. Sabendo disso, basta escolher!

Wifi

O wifi funciona em todo o hotel. Dentro do meu quarto e da recepção, onde também é servido o café da manhã, funcionou muito bem.

Café da manhã

O café da manhã estava incluído na diária. Eles servem o famoso pão de matera, a pizza de matera, doces, frios, yogurt e sucos de fruta. Eles também fazem o seu chá ou café na hora.

Área externa

Os quartos não estão dentro de um prédio. Como são cavernas originais, os quartos são separados e é necessário atravessar um pátio muito fofo com cadeiras e mesas que com certeza são muito usados nos dias e nas noites de calor. Logo me imaginei sentada ali tomando um solzinho da manhã e comendo um paõzinho de Matera com café hihihi… Como estive no inverno, não deu para aproveitar.

Localização

O Hotel Caveoso fica na praça principal dos Sassi di Matera, em Piazza san Pietro Caveoso. Foi bem nessa região da cidade que foram gravados vários filmes como Paixão de Cristo, Ben Hur e a Mulher Maravilha.

O hotel fica na parte mais linda da cidade na minha opinião. Ali do ladinho tem as igrejas cavadas na rocha, a vista para o canyon, alguns bares e restaurantes super deliciosos e da para fazer absolutamente tudo a pé. O único dia que não saí a pé foi o dia que fui fazer um tour em uma espécie de tuc tuc e vieram me pegar na porta do hotel. Aliás, aconselho uma estadia de pelo menos 2 dias. Faça tours guiados para saber um pelo menos um resumo do resumo da história (são 8000 anos!!!!) e simplesmente ame essa cidade!

De noite fui à um restaurante de comida típica e um pub super exótico a somente 5 minutos a pé do hotel. Tudo muito delicioso e com ótimo atendimento. Os lugares foram recomendados por Francesco, o proprietário do hotel. Tem várias opções ali perto para escolher.

Segurança

Toda a cidade antiga é super segura. Quem viu meu stories do Instagram (@em_roma), me viu andando sozinha de noite encontrando somente gatinhos (animais mesmo hihihih) e poucas pessoas pelas ruelas lindíssimas.

Hóspedes Ilustres

Em 2016 foram hóspedes do hotel a equipe de filmagem de Beh-Hur.

Gostou? Faça a sua reserva e veja que legal que será essa experiência!


Viagem apoiada – Todas as viagens apoiadas são identificadas como tal. Reservo o direito de liberdade editorial, portanto relato a minha real experiência (tanto no blog e nas mídias sociais), seja ela positiva ou negativa.


2 comentários

Deixe um comentário