Aqui em Roma posso fazer uma das coisas que mais gosto na vida: andar. Em São Paulo, além de ser meio perigoso andar sozinha à noite (em alguns lugares até mesmo de dia), há muitas ladeiras!
Quando o Terreno Ajuda
Sim, eu sei que um exerciciozinho faz bem, e uma rua íngreme ajuda a fortalecer as coxas, eu sei disso. Mas aqui em Roma a maior parte do terreno é plana. Isso me permite caminhar quilômetros e quilômetros por dia, e sem dor na perna, sem cansaço. Algumas ruas do Centro Histórico são de paralelepípedo, mas as demais são asfaltadas.
Vantagens da Caminhada
E a vantagem maior é poder fazer quase tudo à pé. Ou seja, só tenho a ganhar: economizo com transporte público, faço exercícios, admiro a paisagem, sinto o sol/vento no rosto, vejo pessoas diferentes, aumento minhas opções de cafeterias e confeitarias, e muitas outras coisas.
Além disso, é possível caminhar beirando o Rio Tibre, que torna qualquer passeio mais agradável. Você tem a opção de caminhar na calçada, olhando o rio lá embaixo, ou literalmente ao lado dele! Para quem gosta de correr, há até uma ciclovia, que serve de pista aos atletas.
Os Pedestres
O legal daqui de Roma é que, apesar da grande quantidade de carros e motos, há muitos pedestres.
Crianças, jovens, adultos, idosos – muitos idosos. Logo em minha primeira semana, pude presenciar um encontro de senhoras no Largo di Torre Argentina. Eram bem velhinhas, mas todas muito bem cuidadas e com um ar saudável.
Foi bem bonitinho vê-las se cumprimentando, todas felizes. E isso é algo que me inspira muito: ver idosos caminhando, tomando um cafezinho, curtindo a vida mesmo. Quero chegar nessa idade assim!
E você, também curte uma caminhada? Conte para nós!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com.