O Mercado de Testaccio é um lugar que merece a visita. Sou suspeita para falar porque adoro um mercado não importa do que seja, mas se você aprecia os produtos locais ou gostaria de comer em um lugar não turístico, esse é um bom lugar já que o público é majoritariamente italiano.
Esse mercado fica em um prédio contemporâneo que foi construído para abrigar o antigo mercado Testaccio que ficava na praça há uns anos atrás. A nova versão do mercado que funciona desde 2012 tem um prédio meio peculiar. Tem gente que acha a arquitetura fantástica… Bom, gosto é gosto né… Mas é definitivamente original, é todo coberto mas aberto de todos os lados. O mercado é muito iluminado por causa do teto transparente, apesar do dia estar super chuvoso, não tinha nenhuma luz acesa. Me fez pensar que é também muito ecológico visto que o mercado só funciona de dia.
Tem estandes de todos os tipos: desde de frutas e verduras que parecem de comercial, de roupa, de sapatos, de roupas, de bolsas, artigos de decoração, de cacarecos, carne, peixe, padaria… e comida! Várias!
Comida
Para comer, nada de refeições completas com vários pratos. Tem barraquinhas do que eles chamam de Cibo di Strada, a comida de rua. Você vai encontrar arancina, supplì, pizza, piadina, sanduíches de todos os tipos. Uma coisa interessante é que você pode tomar um vinho ou um prosecco que pode ser de garrafinha ou de “torneira” tipo chopp acompanhando um sanduba mesmo.
Onde e o que comer?
Com tantas opções, fica meio difícil de escolher. Mas assim que avistei uma banquinha com um monte de plaquinhas de avaliações, entrevistas com fotos do senhor que estava lá dentro trabalhando, o único lugar com fila e só italianos na fila, pensei: “é esse mesmo!”
E não é que estava certa? O lugar se chama Mordi e Vai, preço justo e delicioso. Ainda foi dessa vez que tive coragem de experimentar a tripa que é tão tradicional de Roma, mas o panino con Alesso e o Picchiapò que provei estão super aprovados.
Curiosidade
Embaixo do mercado de Testaccio tem uma área arqueológica dos tempos que primeiro Império Romano saía em expedições e voltava carregados de anfora (que são aqueles vasos altos de cerâmica com duas alças) – que é hoje o símbolo histório da região. Em ocasiões especiais essa área fica aberta ao público para visita.
Quem sabe você não dá sorte quando vier para Roma? É um programa para não perder!
Guia
Recomendo vivamente contratar uma guia privativa em língua portuguesa para seus passeios (custa menos do que você imagina!).
Horário de Abertura
Segunda à sábado das 7h às 15h30
Onde fica
Pertinho pra ver:
- Cemitério não católico – 700 metros (8 minutos a pé)
- Pirâmide Cestio – 900 metros (11 minutos a pé)
- Mercado de Porta Portese – 1000 metros (13 minutos a pé)
- Buraco da fechadura – 1100 metros (15 minutos a pé)
- Giardino degli Aranci – 1400 metros (19 minutos a pé)
- Bocca della Verità – 1600 metros (20 minutos a pé)
- Circo Massimo – 1700 metros (22 minutos a pé)
- Mercado do Circo Massimo – 1900 metros (24 minutos a pé)
- Ilha Tiberina – 1900 metros (24 minutos a pé)
- Teatro Marcello – 2200 metros (27 minutos a pé)
- Fórum Romano – 2300 metros (29 minutos a pé)
- Basílica de Santa Maria in Aracoeli – 2300 metros (30 minutos a pé)
- Museus Capitolinos – 2300 metros (30 minutos a pé)
Pertinho pra comer:
Em breve!
Pertinho pra ficar:
Em breve!
Outros posts que podem te interessar:
- Tem vários museus grátis 1 dia do mês! Será que você está com sorte? Clique aqui
- Será que Roma Pass vale a pena? Leia aqui
- Como chegar do aeroporto para o seu hotel? Faça cotação do teu transfer aqui
- Já pensou em fazer um passeio guiado por Roma? Ele muda completamente sua experiência na cidade! Faça sua cotação aqui
- Veja promoções e aluguel de carro clicando aqui
- Compre seu chip de viagem com desconto clicando aqui
Você já tinha ouvido falar do Mercado de Testaccio? O que você achou? Quer mais dicas como esta? Escreva nos comentários abaixo!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!