Museu Nacional Etrusco de Villa Giulia

O Museu Nacional Etrusco é um museu muito importante, mas pouco visitado. Se você vai ficar mais tempo e Roma e tem curiosidade sobre esse período, pode ser um ótimo programa! Vamos conferir?

Um pouco sobre a Villa Giulia

Museu Nacional Etrusco em Roma

A Villa Giulia é um exemplar de vila renascentista do século 16 e foi residência do Papa Giulio III. Comparada a outras residências e palácios dessa época é bastante modesta mas não deixa de ter as mesmas caracerísticas: jardim junto ao palácio, fontes com ninfas e esculturas.

Museu Nacional Etrusco em Roma

Museu Nacional Etrusco em Roma

Museu Nacional Etrusco em Roma

A villa foi projetada e construída por artistas da época: o pintor, arquiteto e crítico de arte Giorgio Vasari, o arquiteto Jacopo Barozzi da Vignola e escultor e arquiteto Bartolomeo Ammannati. Uma das coisas marcantes de villa é a fonte baixa que é o primeiro “teatro de água” de Roma.

Depois do percurso do museu, você sai em um jardim lateral e é tomado por um perfume maravilhoso de flores que faz esquecer o dia chuvoso.

Museu Nacional Etrusco em Roma

O Museu Nacional Etrusco

A proposta de museu surge somente no final do século 19 e hoje é um dos museus mais representativos da história etrusca. O material exposto vem das escavações feitas na área que era Etrúria e que hoje em dia corresponde as regiões de Lazio, Umbria e Toscana.

Museu Nacional Etrusco em Roma

material recolhido nas necrópoles

O museu é muito bem organizado e didático. O maior destaque das escavações da civilização Etrusca é a arte funerária então a maior parte do museu é dedicado a isso, com artefatos, sarcófagos, objetos diversos e até a reconstrução de tumbas.

O percurso do museu é longo e é muita informação para absorver. Então vá sem pressa, no seu tempo.

Museu Nacional Etrusco em Roma

Museu Nacional Etrusco em Roma

Talvez pela localização ou pelo seu nome, o Museu Nacional Etrusco, não desperta muita a curiosidade dos turistas. Estava cheio de famílias que escolheram ter uma verdadeira aula de história como programa de domingo.

Guia

Recomendo vivamente contratar uma guia privativa em língua portuguesa para seus passeios (custa menos do que você imagina!).

Horário de Abertura

Terça à domingo das 8h30 às 19h30 (bilheteria fecha às 18h30)
Fechado: segundas-feiras (exceto festivos), 1º janeiro, 1º de maio, 25 de dezembro

Ingressos

Grátis no primeiro domingo do mês

Onde fica

Pertinho pra ver:

Pertinho pra comer:

Em breve!

Pertinho pra ficar:

Veja minha experiência no Hotel de Russie clicando aqui

Outros posts que podem te interessar:

Fonte: Villa Giulia

Você sabia da existência da Villa Giulia? Me conte nos comentários!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!

Deixe um comentário