O Carnaval em Roma

O Carnaval em Roma, em princípios não é muito diferente do carnaval que a gente conhece: é um tempo de festa, espetáculo, teatro, subversão da ordem social e poder esquecer a miséria e diferença de classes.

Uma frase de Goethe ilustra bem essa ideia “O Carnaval de Roma não é precisamente uma festa que se oferece ao povo, mas uma festa que o povo oferece a si mesmo”.

Um pouco da história

O carnaval de Roma era uma dos maiores e mais antigos carnavais da Europa tendo 8 dias de duração. Era celebrado no Monte Testaccio, onde dizem que foi onde Roma nasceu. Em 1466 o Papa Paulo II transferiu o carnaval para a Via Lata, onde aconteceu até o século 19.

Apesar da festa ter uma premissa espontânea, a festa do carnaval era uma celebração que acontecia com uma ordem específica. Começava com o “desfile” de autoridades e máscaras ao longo da Via Lata. Ali era possível ver teatros improvisados e máscaras tradicionais e inspiradas na vida cotidiana.

Nos próximos dias acontecia o evento mais esperado que era a Corrida dos Berbere (Corsa dei Berberi) – Berbere é uma raça de cavalo norte-africana. Essa corrida começava na Piazza del Popolo (leia mais sobre essa praça clicando aqui)até a Piazza Venezia, e é por isso que hoje essa rua é chama de Via del Corso.

Posteriormente, mais um evento foi adicionado ao carnaval que era a “tradizione dei moccoletti“. Moccoletti era tipo de um jogo com velas que as pessoas tinham que apagar uma vela uma das outras, mas sem deixar que a sua própria se apagasse. Esse evento marcava o fim do carnaval e início da quaresma.

Pouco a pouco essa tradição foi desaparecendo, até que em 1882 a corrida de cavalos foi abolida de vez.

Carnaval  hoje

O Carnaval em Roma hoje em dia infelizmente não dura oito dias. Teve uma programação com diversos eventos, muitos deles para crianças.

Na tarde de sábado teve um desfile que resgatou um pouco dessas tradições carnavalescas: a realeza, as máscaras, os cavalos, além da saída da Piazza del Popolo (leia mais sobre essa praça clicando aqui) como se fazia antigamente.

Veja abaixo algumas fotos para ver como foi o desfile! Claro que tinha muito mais coisas, e todas são muito interessantes porque são bem diferentes… mas é impossível tirar foto de tudo! :/

Outros posts que podem te interessar

Gostou? Você já esteve em outros carnavais na Itália? Conte nos comentários abaixo!

Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados

Deixe um comentário