Eu adoro carros. Apesar de não sentir muito prazer ao dirigir em São Paulo (por motivos óbvios), gosto de olhar, apreciar o design de um carro bonito, suas tecnologias e seus diferenciais.
Tipos de Carros
Aqui em Roma, principalmente no centro histórico, há diversos tipos de carros: os pequeninos, que normalmente ficam estacionados na rua, e passam por vielas que a gente nem acredita (Smart Fortwo, Fiat 500, Mini Cooper); os hatch e sedan comuns; os carros mais luxuosos (Audi, BMW, Mercedes Benz, Lexus). Esses últimos normalmente são guiados por motoristas, que transportam turistas pela cidade.

Em Roma há carros de todos os tipos e tamanhos
Ao contrário de São Paulo, os motoristas daqui normalmente respeitam os pedestres e, apesar de em alguns momentos essa relação parecer caótica, no final tudo dá certo.
O Trânsito
Não andei de carro (só de táxi, por 5 minutos, então nem conta) nem dirigi nenhuma vez aqui em Roma, mas só de caminhar por aí você consegue ver como o trânsito funciona. Na Piazza Venezia, é uma coisa de louco ver os motoristas se entendendo numa via sem semáforo em que carros cruzam para todos os lados.

Piazza Venezia
Um serviço bastante comum por aqui é o car sharing (carro compartilhado). A empresa que mais me chamou a atenção foi a Car2Go. É como um aluguel de carro, mas você não precisa retirar/devolvê-lo em um local específico (o importante é estar dentro da área de cobertura).

Detalhe do carro estacionado
Outra coisa interessante que vi foram os semáforos para pedestres. É o mesmo procedimento do semáforo do Brasil, com a diferença de que, se os pedestres de ambos os lados pressionam o botão, o semáforo para carros fecha mais rápido (tão prático).
Para finalizar, uma outra curiosidade. Os italianos xingam e buzinam demais, no trânsito. Basta alguém demorar para andar, se distrair ou fazer uma besteira que o motorista de trás já enfia a mão na buzina e grita, xingando.
E eu achava que era estressada dirigindo!
E você, já teve alguma experiencia no trânsito de Roma? Conte pra gente!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com