Roma é tão incrível que sempre tem alguma coisa para ser descoberta. Essas duas passagens semi-secretas ficam no centro da cidade. Mesmo que seja muito perto de lugares muito visitados são acabam passando despercebidas pela maioria das pessoas.
Quer descobrir quais são elas?
Passeto del Biscione
Uma das passagens semi-secretas fica escondida a poucos metros do Campo de’ Fiori (leia mais sobre esta praça clicando aqui) e liga a Piazza del Biscione com a Via di Grottapinta. Quem passa por ali não imagina que essa simples passagem de uma rua à outra tem mais de 2 mil anos de história.
Foi parte do Teatro de Pompeu (cerca de 55 a.C.) que na época foi capaz de receber até 30 mil pessoas. A estrutura pode ser reconhecida pelo formato semi circular da Via di Grottapinta. Durante a idade média foi usado como base para outros edifícios, assim como a maioria das antigas construções. A moradia da família Orsini foi fundamentada justamente ali junto com mais mais duas igrejas: Santa Barbara dei Librai e San Salvatore in Arvo, que depois recebeu o nome atual de Santa Maria in Grottapinta.
Sobre a igreja
A igreja de Santa Maria in Grottapinta era um anexo do palácio dos Orsini. Ela foi construída no lugar que foi um dos corredores do antigo teatro e decorado com afrescos. A igreja possuía uma pintura que representava a Madonna della Divina Provvidenza di Scipione Pulzone da Gaeta que então foi colocada na galeria Passeto del Biscione. O corredor que pode ser visitado hoje e que no tempo da Roma Antiga ligava a arena do Teatro de Pompei com o exterior.
Dizem as histórias que em 9 de julho de 1795 os olhos dessa Santa se mexeram como se ela estivesse acordada. Eles abriam e fechavam e ficavam observando as pessoas que ali estavam. – Na verdade parece mais um filme de terror, né?
Depois que ela parou e finalmente fechou os olhos dizem que a pele da imagem ficou mais corada do que era antes. Esses dias foram um período de milagre não só em Roma.
Uma curiosidade
O ditado romano que diz “procurar Maria por Roma” está relacionado com essa passagem escondida, que entre tantas ruas é bem difícil de achar.
Onde fica
Fonte: Glocalize yourself
Via dell’Arco dei Banchi
Outra dessas passagens semi-secretas em Roma é o Arco dei Banchi. Essa passagem com estrelinhas no céu tem uma história muito mais recente do que o Passeto del Biscione. Ela tem quase 600 anos (o que para o Brasil é muita história aqui no velho continente não é nada!).
Hoje em dia é uma passagem pequenininha entre a via Banco di Santo Spirito e a Via Vittorio Emmanuele. Apesar de ser quase inalterada não tem a mesma grandeza da época.
O nome “banchi” é porque era uma região comercial com vários negócios, banqueiros, escrivãos e comerciantes. Essa área tinha muito movimento principalmente de peregrinos. O caminho que levava (e ainda leva) à Ponte de Santo Ângelo que era a única passagem que ligava a cidade de Roma ao Vaticano. Nessa época a Basílica de São Pedro era um centro político, moral além de religioso.
No século 16 embaixo do arco tinha uma escultura da Virgem Maria que foi substituída por uma pintura à óleo também representando a Santa.
Uma curiosidade
Na entrada dessa passagem do lado esquerdo tem uma pedra com o nome da rua. Essa pedra tem uma marca que marca o nível de água da cheia do Rio Tibre em 1277 e é o registro mais antigo dessa cheia.
Fonte: ProLoco Roma
Onde fica
Outros posts que podem te interessar:
- Tem vários museus grátis 1 dia do mês! Será que você está com sorte? Clique aqui
- Será que Roma Pass vale a pena? Leia aqui
- Como chegar do aeroporto para o seu hotel? Faça cotação do teu transfer aqui
- Já pensou em fazer um passeio guiado por Roma? Ele muda completamente sua experiência na cidade! Faça sua cotação aqui
- Veja promoções e aluguel de carro clicando aqui
- Compre seu chip de viagem com desconto clicando aqui
Você conhecia esses lugares? Gostou? Conhece mais alguma coisa secreta em Roma? Conte nos comentários!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!
Não conhecia esses dois lugares, dica anotadas para quando eu voltar a Roma!
Oi Leidiane! Que bom! 🙂 Fico feliz! Beijo
Nossa! Não estou dizendo que Roma é interminável? Não conheci nada disso ainda! Está na hora de voltar!
Oi Isabella!!!
Sim! Pois concordo com você! hehehe 😀