Boa parte da história das origens de povos ou civilizações são baseadas em mitos ou lendas. A lenda de Rômulo e Remo é a mais famosa e torna a história da origem de Roma fascinante.
A lenda de Rômulo e Remo – e tudo começou assim…
Rômulo e Remo eram filhos de Reia Sílvia que afirmava ter sido violentada pelo deus Marte. Seu tio Amúlio havia tirado Numitor, o pai de Sílvia, do trono de uma cidade denominada Alba Longa.
Amúlio tinha como objetivo confinar Reia Sílvia à castidade para que seu irmão não reivindicasse o trono que ele havia usurpado. Com o nascimento dos gêmeos Romulo e Remo ele temia o que poderia acontecer depois. Ele prendeu Reia em um calabouço e solicita que as crianças sejam jogadas no rio Tibre.
A loba e os bebês
A correnteza das águas levaram a cesta com os bebês até as margens do rio e eles foram salvos por uma loba. Então ela os amamentou e cuidou deles até que foram encontrados por um pastor, que com sua mulher, os criou.
A descoberta de suas origens
Remo, já na fase adulta, se desentende com pastores vizinhos que o tomaram e levaram até a presença do rei Amúlio que resolveu aprisioná-lo. Fáustulo resolve contar para Rômulo quais foram as circunstâncias de seu nascimento. A partir de então ele foi até o palácio e conseguiu libertar Remo. Ele aproveita e mata Amúlio a fim de restituir o trono ao avô Numitor.
A desavença entre os irmãos
Rômulo e Remo resolvem fundar uma cidade no local onde haviam sido encontrados. Rômulo desejava colocar o nome de Roma e edificá-la sobre o Palatino (leia mais sobre o Palatino clicando aqui), porém Remo queria nomeá-la de Remora e construí-la no Aventino. E desse momento em diante passou a ter entre os dois irmãos gêmeos uma discussão e disputa acirrada.
A grande tragédia e o nascimento de Roma
Para que pudessem decidir qual dos nomes colocar na nova cidade, ficou estabelecido que seria de acordo com o desejo dos deuses, inclusive para determinar quem iria reinar. No entanto, como resultado dessa divergência Rômulo matou Remo e se tornou o primeiro rei de Roma, que foi fundada em 753 a.C..
Ao sul do Aventino, Remo foi sepultado e hoje o local é conhecido como Remoria. Existe até uma festa celebrada no mês de maio chamada de Remúria em homenagem ao falecido. Já Rômulo reinou por 38 anos e morre em 716 a.C. em virtude de uma grande tempestade provocada pelo deus Marte. Rômulo então é tragado para o firmamento e passou a ser o deus romano Quirino.
Quanta emoção há nessa lenda de Rômulo e Remo, não é mesmo?
Reserve seu hotel pelo booking
Logo, quando você viajar para Roma irá encontrar várias imagens de uma loba amamentando duas crianças, isso para remeter à lenda de Rômulo e Remo.
Outros posts que podem te interessar:
- Tem vários museus grátis 1 dia do mês! Será que você está com sorte? Clique aqui
- Será que Roma Pass vale a pena? Leia aqui
- Como chegar do aeroporto para o seu hotel? Faça cotação do teu transfer aqui
- Já pensou em fazer um passeio guiado por Roma? Ele muda completamente sua experiência na cidade! Faça sua cotação aqui
- Veja promoções e aluguel de carro clicando aqui
- Compre seu chip de viagem com desconto clicando aqui
Gostou? Você já conhecia a lenda de Rômulo e Remo? Conte nos comentários abaixo!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!
Até a próxima!
Bom passeio!
Não vou para Roma, mas amei a história!
Estou no 6° ano e a professora nos pediu que fizéssemos uma pesquisa sobre esses irmãos, procurei em vários sites, mas esse foi o melhor, as suas explicações são de fácil entendimento!
Parabéns, o seu blog é super organizado, os temas abordados são muito bons!
Um beijão 😘 😊
Ai que bom Giulia!!!! 🙂
Fico feliz! :*
eu também sou do 6° e a professora fez todos da sala fazermos um trabalho sobre esses irmãos